Relatório de Estágio Observatório de Língua Portuguesa

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Letras

Documento 1

O período matutino é reservado apenas ao Ensino Fundamental II, enquanto o turno vespertino é destinado ao Ensino Infantil e Ensino Fundamental I. A escola não oferta aulas para o Ensino Médio. Na entrada da instituição, encontram-se a secretaria, a sala da coordenação e a sala da diretoria. Além desses espaços, a escola também possui um laboratório de informática e um laboratório de ciências, química, física e biologia, possuindo ainda uma biblioteca. Esses laboratórios e a biblioteca estão localizados fora do prédio principal. Além disso, para transmitir o conteúdo, ela utilizava de muitos exemplos com a finalidade de expor a prática e reforçar o que havia sido visto no livro didático.

Em relação à prática da leitura, notei que foi uma constante em todas as aulas. Os alunos liam o tempo todo, desde a introdução da matéria no livro até a correção das atividades, que era feita oralmente. Isso fazia com que grande parte deles se mantivessem atentos à aula. Nas aulas de Redação, também foi possível perceber a interatividade entre a professora e os seus alunos, sendo que ela discutia temas interessantes, os quais despertava o interesse deles. No que diz respeito aos gêneros tratados, foi abordada a leitura de poesias, contos e crônicas. Tal abordagem permite com que os alunos construam um pensamento crítico acerca do que foi lido, sobretudo porque a professora incentivava a discussão. Ao fazer isso, a docente consegue pôr em prática um dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1997), o qual é o de “posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas”.

Nas aulas de Redação, os alunos escrevem variados tipos de textos, indo desde a narração até a dissertação. Essa prática se repetiu em todas as turmas observadas. PCNs, 1997, p. Considerando o que dispõe os PCN’s de Língua Portuguesa, é possível identificar que a prática de leitura adotada pela professora encontra-se em acordo com a finalidade de fazer com que os alunos reflitam acerca do que leram e, dessa maneira, construa uma forma de pensar crítica e analítica. PRODUÇÃO DE TEXTOS Durante as aulas de produção textual, observei que a professora Debora se mantinha sempre muito calma e pronta a resolver dúvidas. Tomando como exemplo a aula sobre Polissemia aplicada no 6º ano, após as explicações, foram colocadas três frases no quadro, conforme a seguir: - Tom Jobim escreveu a letra da canção Garota de Ipanema.

A letra A é a primeira do nosso alfabeto. Isso mostra que, em algumas escolas, como essa em que ocorreu este Estágio, a realidade tem mudado positivamente. Conversei com a coordenadora da instituição sobre minhas impressões sobre os alunos. Esperava encontrar salas confusas, alunos barulhentos e dispersos, mas o que observei foi bem diferente, uma vez que escola é muito rígida no sentido da disciplina. Percebi também que, mesmo no horário de intervalo, o comportamento dos alunos mantém-se de disciplina. Quanto à professora Debora, o decorrer do Estágio confirmou o que percebi desde o início: ela é comprometida com a aquilo que se dispõe a fazer, utilizando de diversas formas para que os alunos consigam assimilar a matéria. BAGNO, Marcos. Dramática da Língua Portuguesa.

São Paulo, Ed. Loyola, 2000. LIBÂNEO, José Carlos.

45 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download