Relatório de estagio obrigatório licenciatura em ciências biológicas

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Religião

Documento 1

edu. br Nome do Colégio: Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães Data de início:14 de março de 2022 Data final:02 de maio de 2022 Ano: 2022 Turno: noturno Turma: 2° ano B, C Professor (a) Regente: Lúcia Cristina Pereira Leal Observação: 6h Co-Participação: 6h Regência: 18h Carga horária total: 30h APRESENTAÇÃO Este relatório apresenta os resultados do desenvolvimento do período de observação, coregência e regência e suas respectivas atividades desenvolvidas durante todo o período do estágio supervisionado da disciplina Ciências Biológicas realizado noColégio Modelo Luis Eduardo Magalhães que aconteceu nas turmas 2° B e 2° C noturno, pelo discente Débora dos Santos de Almeida do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESB.

Neste relato apresento minhas experiências, pontos de vista e em anexo as atividades e materiais utilizados nas aulas. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO. INTRODUÇÃO O estágio supervisionado é uma das últimas etapas da formação de um profissional, quando nele coloca a teoria adquirida no decorrer da graduação em prática e enfrenta a realidade da profissão. No caso da licenciatura é quando a maioria dos docentes em formação tem o primeiro contato com a sala de aula e conseguem concluir esse ciclo. Ser um espaço/tempo de construção de aprendizagens significativas no processo de formação prática de professores é um dos objetivos centrais do estágio enquanto componente curricular obrigatório. Ou seja, junto com as disciplinas teóricas desenvolvidas nos cursos de formação nas Universidades, o estágio, também, apresenta-se como responsável por tal construção que possa contribuir com o fazer profissional do futuro professor.

Felício & Oliveira, 2008) Scalabrin e Molinar dizem que além de preparar o profissional para a prática esse momento de estagio serve para propiciar o domínio de conteúdo, das ferramentas que cercam esse ambiente e para ampliar o universo cultural docente, suas habilidades e atitudes perante a regência, a criação de confiança, postura e visão crítica no local de trabalho. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Como o primeiro momento de contato com a sala de aula, é possível conhecer a realidade da profissão. É no decorrer do estágio que conseguimos notar as diferenças entre as teorias pedagógicas e metodologias ensinadas na faculdade e o que acontece na vida real. “Antes de ir para a escola campo, imaginamos uma situação totalmente diferente, não tem a noção das dificuldades que os professores enfrentam todos os dias, e não sentimos a emoção deles.

Quando você é estagiário percebe isso tudo, e questiona se é essa profissão que você quer atual” (CARNEIRO & FERRARO, 2016) Estagio supervisionado obrigatório tem 3 momentos característicos: a observação, a co-participação e a regência. Na observação o estagiário fica apenas no papel de espectador, tentando entender os mecanismos da sala de aula, como agir com os alunos e como o professor mais experiência trabalha. DESCRIÇÃO DAS ETAPAS DE ESTÁGIO 3. Observação Período de observação iniciou no dia 14 de março de 2022 e finalizou em 28 de março de 2022. Os conteúdos trabalhados foram de sistema respiratório: descrevendo sua anatomia e seu funcionamento. Apontando aspectos das trocas gasosas e sua importância para a manutenção da oxigenação do corpo, abordando o mecanismo do movimento respiratório de inspiração e expiração.

Todas as aulas foram iniciadas com a professora fazendo a chamada, nas semanas de observação as aulas tinham tempo reduzido e ainda haviam alunos em processo de matrícula. Nessas situações pensei imediatamente como o profissional da educação tem que ser realmente preparado e como ir para prática faz ter certeza se é esse o caminho que devo seguir. Contudo essas interrupções logo eram desfeitas com o chamado da professora. Na turma 2° ano C as aulas aconteciam nos primeiros horários o que nos leva a entender que naturalmente os alunos estão mais agitados e não tem desculpa para serem liberados mais cedo. Já na turma no 2° B as aulas aconteciam nos últimos horários foi possível observar que os discentes pareciam mais lentos e ansiosos pelo fim da aula para irem embora depois.

Cabe destacar que os alunos do noturno em sua maioria trabalham durante o dia então o ritmo e disposição deles é geralmente menor se comparado aos alunos do diurno, cada presença deles conta muito. Regência Período de regência iniciou no dia 28 de março de 2022 e finalizou em 04 de maio de 2022. Foram abordados os conteúdos de: Sistema Digestório, Sistema Circulatório e linfático. Na primeira semana (28/03/2022) foram abordados a anatomia e fisiologia do processo digestivo, seus tipos e diferenças entre os animais (invertebrados, ruminantes e insetos). O foco principal foi no sistema digestivo humano, ocorreu a descrição dos seus componentes e processos utilizando o Datashow, notebook e como recurso visual o slide e o quadro branco como apoio para anotações.

Após a explicação foi aplicada a atividade 1, impressa no colégio contendo 5 questões objetivas tratando dos aspectos mais básicos do sistema digestório. Foi utilizado o Datashow, notebook e como recurso visual o slide e o quadro branco como apoio para anotações. Após a aula expositiva foi entregue a atividade 1 do sistema circulatório. Na quarta semana (18/04/2022) feita a aula prática sobre o sistema digestório fazendo revisão sobre os aspectos da digestão química. A prática consistiu em demonstrar o efeito do ácido clorídrico sobre a carne bovina. Foram dispostas 3 amostras: Pires 1, Pires2, Pires 3 nos quais foram adicionados respectivamente: nenhum agente corrosivo, apenas o Hl, vaselina liquida maisHl. Aqueles que conseguiram marcar todos os quadrados do bingo levaram uma lembrancinha.

Na primeira turma quase não deu tempo de os alunos completarem o bingo, o tempo foi pouco para preencher facilmente os nove espaços, já na segunda turma colocamos apenas nove nomes no quadro branco e 6 quadradinhos de bingo para cada aluno, dessa forma praticamente todos alunos ganharam o bingo. Ao decorrer da regência foram encontrados como obstáculo a falta de material de apoio no colégio como notebook, um laboratório equipado com vidrarias básicas (apesar de terem microscópios) a estrutura em si é uma sala e não um laboratório que segue as indicações de biossegurança. Em relação aos alunos, foi desafiador tentar fazê-los prender a atenção nos conteúdos e atividades, mesmo todas sendo feitas pensando no contexto de discentes que trabalham durante o dia e estudam à noite, vale destacar que diferente das turmas do diurno os alunos do noturno não levam os livros para casa então toda vez que foi preciso usar os livros foi preciso buscá-los e devolve-los a uma sala específica.

Como apoio, utilizamos as redes sociais para disponibilizar a versão escameada dos capítulos utilizados na unidade para facilitar o estudo deles. Cabe ressaltar que nas matérias de estagio minha turma teve a dificuldade de não ter um professor fixo e a atual que nos orientou nesta última etapa já chegou quando o semestre já tinha começado devido as circunstâncias da contratação. Com isso houve certo atraso no nosso calendário de atividades e o estágio teve um período curto de tempo para ser efetivado. CONSIDERAÇÕES FINAIS Visto que o estagio curricular obrigatório de Biologia é composto de 3 momentos : a observação , coparticipação e regência , é possível inferir que existe uma lógica seqüencial para o aprendizado dos docentes em formação.

A carga horária maior é concentrada na regência, o momento que se põe os conhecimentos teóricos em pratica, tanto os conhecimentos pedagógicos quanto os curriculares da biologia. Nos momentos de preparação de materiais como os slides, atividades e prova foi possível aprender sobre a importância de se pensar para qual publico a aula é direcionada e quais métodos e ferramentas podem ser mais efetivas. A formação prática de professores no estágio. Educar, Curitiba, n. p. Editora UFPR. SCALABRI, Izabel Cristina; MOLINARI Adriana Maria Corder. DA OBSERVAÇÃO A REGÊNCIA: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE EM ELETRÔNICA DIGITAL. Recife, PE. AGUIAR, paulo ; CALMON, nilcéa. Estágio de observação, coparticipação e regência na graduação: contribuições para o processo formativo.

Revista de Ensino de Geografia. Disponível em: http://www2. uesb. br/consepe/arquivos/Anexo%20da%2098. pdf. Acesso em 10 de mar.

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