RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Estágio Curricular Obrigatório II Estágio no Ensino Médio e/ou Educação Profissional I 150 h

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:História

Documento 1

Análise da bncc- etapa do ensino médio - área de ciências humanas e sociais aplicadas 6 2. Análise da proposta pedagógica da escola um pouco mais 10 2. Entrevista com o professor regente 12 2. Análise dos materiais de apoio 14 2. Observação das aulas de história 14 2. Além disto, também foram realizadas as seguintes atividades na escola-campo: apresentação à escola; análise da proposta pedagógica da instituição; entrevista com o professor regente; e análise dos materiais de apoio disponíveis na escola. Em adendo, houve uma parte do trabalho que consistiu na observação das aulas de História nas turmas referentes a esta atividade do programa; seguida por mais diversas análises, a saber: apresentação do plano de unidade para o professor regente; regências nas turmas da 3a série EM; Para finalizar, foi apresentado o projeto sobre as NTICs para o professor regente, bom como as discussões realizadas com o professor à respeito deste projeto, e participação no conselho de classe, como também demais atividades previstas para esta etapa do estágio.

DESENVOLVIMENTO Nesta parte do relatório serão apresentadas as atividades realizadas no decorrer do estágio. As atividades de estágio foram realizadas seguindo as orientações disponibilizadas por meio do Manual de estágio e vídeo aula. ESTUDO DE ARTIGOS Primeiramente, os artigos usados para esta análise foram: “ O ensino de História e suas Novas Tecnologias: da reflexão à ação pedagógica”, e Logo que o ensino de História é segundo Moura “um processo dinâmico e não estático” na qual por meio disto permite ao professor desta disciplina usar diversas ferramentas tecnológicas, tais como: computador; vídeos; filmes; imagens, etc. visando ao pleno desenvolvimento de pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (BRASIL,1988), quer dizer, apesar de constar na legislação não é concretizado na realidade, pois nem todos os brasileiros tem acesso a uma educação de qualidade e os que tem o ensino continua tradicionalista, de média qualidade e sem muito acesso as novas tecnologias.

Outrossim, os autores mencionam um aspecto negativo bem explicito mas pouco compreendido em que citam Levy “ exclusão social devido ao uso excessivo dos meios tecnológicos” em que o mesmo denomina Cybercultura, isto é, os alunos preferem se socializar por meio de aparelhos tecnológicos ao invés de pessoalmente, em que o mesmo sobre este termo se refere as mudanças que isto leva nas “3 categorias de conhecimento mencionadas no artigo: oral, escrita e digital” em que as duas primeiras vem sofrendo alterações em decorrência da terceira. Como também, os autores relatam a necessidade de uma melhora na infra-estrutura das escolas, como também profissionais capacitados para uso de tais ferramentas em beneficio de uma melhora na educação e um número suficiente de aparelhos tecnológicos para suprir a demanda de alunos nas escolas de educação básica.

Com isto, os autores descrevem alguns grandes desafios de se incluir a tecnologia na disciplina de História está relacionado ao número de alunos em sala de aula; falta de interesse dos alunos por estas aulas; além de poucos equipamentos disponíveis para as docências. Conclui-se que apesar da facilidade teórica na introdução das novas tecnologias da informação na disciplina de História, há muita dificuldade em sua prática, pois as escolas continuam utilizando métodos tradicionalistas, e pouca inclusão digital, mas que isto deve mudar de tal forma que tenha determinado controle diante desta disciplina de tal forma a despertar o interesse dos alunos por esta com foco na compreensão, assimilação e melhoramento dos estudantes em sala. Ou seja, os seres humanos têm uma necessidade vital da convivência coletiva (BNCC - MINISTERIO DA EDUCAÇÃO, p.

Por último, tem-se a categoria Politica e Trabalho, em que a politica pode ser entendida como a ação e inserção do indivíduo na sociedade e o senso da cidadania e coletividade, enquanto que o trabalho diz respeito à formas de produzir riqueza, dominas e transformar a natureza, comportando diversas dimensões: filosófica, sociológica ou histórica, pois “A vida em sociedade pressupõe ações individuais e coletivas que são mediadas pela política e pelo trabalho” (BNCC - MINISTERIO DA EDUCAÇÃO, p. Cada categoria pode ser desmembrada em outras subcategorias utilizando ainda as especificidades de cada região brasileira, levando em consideração o local geográfico, sua história e cultura local. Desta forma, para que o aprendizado essencial para esta área seja garantido, deve-se ensinar os jovens a provocarem sua consciência para descobrirem a transitoriedade do conhecimento, para o pensamento crítico e a busca constante pela ética (BNCC - MINISTERIO DA EDUCAÇÃO) Visando auxiliar este aprendizado, em acréscimo às competências gerais da Educação Básica, existem competências especificas a serem desenvolvidas nos estudantes de Ensino Médio dentro da área de Ciência Humanas e Sociais Aplicadas, que estão apresentadas na figura a seguir e devem guiar e servir de fundação para o método de ensino do professor.

Figura 1 – Competências especifica segundo a BNCC para a área em questão Fonte: Retirado de BNCC – Ministério da Educação (p. Por fim, a avaliação proposta no documento para a disciplina de História é: (. diagnóstica continua, baseada na participação e desempenho dos alunos nas atividades propostas pelo professor com peso avaliativo, em que os estudantes serão avaliados por meio de – provas, trabalhos, apresentações, debates, seminários, pesquisas, entrevistas de sondagem, relatos orais e escritos, além da participação nas aulas (Elaborado pelo autor). ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 1‐ Nome completo do professor entrevistado: Miriam Weesler 2‐ Curso de graduação e ano que concluiu: R= História (Licenciatura) pela UNIVALI. Concluiu em 2017. ‐ Possui curso de especialização? Área do curso de especialização. ‐ Rotina de trabalho nas aulas de História no Ensino Médio: Trabalha com mapas, imagens, vídeos (filmes/ desenhos), músicas, livros didáticos, computador, internet, história em quadrinhos? Como? R= A rotina de trabalho do professor nas aulas de História no Ensino Médio foi em trabalhar com mapas constados nos livros didáticos; imagens representadas com uso de data-show; repasse e correção de atividades no livro didático para os alunos como também análise de textos impressos levados pelo docente para as aulas, além de debates de temas com os alunos durante as aulas.

‐ Em sua opinião quais as diferenças existentes entre o ensino de História no Ensino Fundamental e no Ensino Médio? Quais as diferenças em relação à seleção e abordagem dos conteúdos? R= As diferenças existentes entre o Ensino Fundamental e Médio que considero até esta etapa do estágio são:1- conteúdos; 2- metodologias e 3- livro didáticos. ‐ A escola realiza atividades que contemplam a Lei 11645/08 – sobre a História e cultura africana, afro‐brasileira e dos povos indígenas? Que tipo de atividades referentes a essa temática desenvolve com os alunos? Essas atividades ocorrem apenas em um momento do ano ou em diferentes momentos? Quais seriam?   R= A escola realiza sim atividades que contemplam a Lei 11645/08, em que desenvolve para isto: debates e gincanas relacionadas aos temas na qual isto ocorre uma vez ao ano conforme o calendário festivo.

análise dos materiais de apoio A lei 11. de 2008 orienta que o professor de História e demais docentes da escola apresentam em sala de aula somente o que está escrito nos materiais disponibilizados aos professores pelo governo, que são confeccionados pelo Ministério da Educação (JUSBRASIL, 2010). Quão próxima/ distante essa interação está daquilo que você considera ideal para a experiência escolar bem sucedida? R= Bem como os alunos e professor interagiram respeitosamente, apesar de discordarem em alguns pontos e momentos durante os debates das aulas, mas sem nenhuma troca de vocabulário ofensivo, em que considero isso próximo de uma experiência escolar bem sucedida. ‐ Descreva a avaliação da aprendizagem dos alunos. Quais as atividades propostas pelo professor para avaliar a aprendizagem do(s) tema(s) trabalhado(s)? R= Assim como os alunos foram avaliados por meio suas participações nas discussões durante as aulas como também na realização de exercicios de fixação propostos pelo docente no livro didático.

‐ Qual o papel do livro didático na aula? Comente. R= Tal como o papel do livro didático nas aulas fora de auxiliador da fixação dos conteúdos propostos e recurso necessário para a execução de exercícios. Quais as atividades propostas pelo professor para avaliar a aprendizagem do(s) tema(s) trabalhado(s)? R= Como também os alunos foram avaliados por meio de exposição de trabalhos e textos de revisão sobre os temas durante as aulas de Histórias. ‐ Qual o papel do livro didático na aula? Comente. R= Ademais, o LD desenvolveu o papel de material de apoio para pesquisas relacionadas aos conteúdos. ‐ Que outros materiais/ recursos são utilizados na aula? R= Também foram utilizados mapas e objetos relacionados aos temas das aulas.

‐ Os materiais utilizados promovem o desenvolvimento da criticidade dos alunos? Como? De que forma? R= Tal qual os objetos promoveram sim o desenvolvimento da criticidade dos estudantes, de tal forma que os alunos fizeram perguntas a respeito da relação entre conteúdos e objetos apresentados pelo docente, na qual pude perceber que isto despertou um pouco de interesse nos estudantes para os conteúdos apresentados durante tais aulas. R= Contribuiu para que os alunos compreendessem melhor os temas das aulas para melhor debate-los em sala. ‐ Que outros materiais/ recursos são utilizados na aula? R= Ademais os outros materiais utilizados em sala foram: textos e imagens referentes aos temas. ‐ Os materiais utilizados promovem o desenvolvimento da criticidade dos alunos? Como? De que forma? R= Por fim, tudo contribuiu para uma melhora no desenvolvimento da criticidade dos estudantes, ao passo que puderam promover a criticidade dos alunos por meio de questionamentos e debates entre os mesmos juntamente com o docente sobre os conteúdos propostos.

PLANO DE UNIDADE PLANO DE UNIDADE Nome da Escola: Centro de Educação Elcana Ltda - EPP Nome do Professor regente: Miriam Weesler Nome do Aluno estagiário: Guilherme Vitorio Machado Série/Ano: 1a série EM                                 Número de aulas: 6        Datas das aulas: 14/10/2019;15/10/2019 e 16/10/2019                Aulas geminadas: ( x ) Sim  (   ) Não Competência: 5- Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, respeitando os Direitos Humanos. Habilidades: (EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc. Isto ocorre pois teria que verificar a disponibilidade de horário para locação do aparelho para as determinadas datas das regências com antecedência e não somente nos dias das mesmas.

Logo após, citou a ausência do livro didático nas regências, sendo este material importante na execução das aulas, mas que de modo geral o plano de unidade estava bom. Com base nisto, corrigi o plano seguindo as orientações ditas pelo docente. RELATO DA REGÊNCIA 1) Série/ano em que realizou a regência: 1a série EM 2) Datas das aulas ministradas: 14/10/2019;15/10/2019 e 16/10/2019. Tema desenvolvido: Segunda Guerra Mundial 4) Os alunos possuíam conhecimentos prévios sobre o tema? R= Sim 5) Os alunos demonstraram interesse pelo tema? Como ocorreu a participação dos alunos nas aulas? R= No inicio não, de tal forma que não prestaram muita atenção nas duas primeiras aulas somente nas outras que obtiveram um pouco de interesse, na qual fizeram algumas perguntas a respeito do tema.

Justificativa Este projeto busca incentivar os alunos a compreender melhor o tema proposto por meio do uso da tecnologia, ao mesmo tempo que terão que estudar mais profundamente o conteúdo para criar a peça teatral relacionada a Revolução Francesa. Para a realização deste trabalho será necessário que os alunos troquem informações sobre o tema para que entendam melhor o conteúdo e elaborem bem o trabalho. Assim sendo, por meio deste trabalho, os alunos poderão compreender melhor este conteúdo, como também o docente poderá aprender melhor como usar esta ferramenta para melhorar as aulas de História e despertar o interesse dos estudantes. Ferramentas utilizadas: A ferramenta escolhida para a realização deste projeto fora o Facebook, devido ao fato de a maioria dos alunos terem mais acesso e facilidade com esta em seu cotidiano.

Metodologia: O professor irá explicar o conteúdo proposto sobre a Revolução Francesa. participação em conselho de classe A participação no conselho de classe ocorrera durante o período matutino conforme data mencionada na ficha de acompanhamento, em que houve a participação de 2 pedagogos da escola; todos os 10 docentes referentes a etapa do Ensino Médio, como também a presença da diretora da instituição. Além disto, os assuntos abordados na seguinte reunião pela diretoria e equipe pedagógica foram: avaliação geral dos alunos e professores; comportamentos dos estudantes e andamento de projetos relacionados a escola. Com isso, alguns professores mencionaram o comportamento ruim de alguns alunos de forma critica, mas que tinham potencial para melhorarem em algumas disciplinas como por exemplo: Matemática e Biologia, mas que deveriam dedicar-se para alcançar um melhor rendimento nas aulas de modo geral.

Ademais, observei que durante a reunião estavam presentes presidentes das turmas do Ensino Médio, representando os alunos, em que os mesmos no contexto geral avaliaram os professores de todas as disciplinas estudadas. Por fim, a reunião fora bem sucedida com todos os objetivos propostos alcançados. Acesso em 18 out. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a base. Disponível em: <http://basenacionalcomum. mec.

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