Relatório de conclusão de estagio em organização não escolar

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

O estágio de observação foi realizado no ano de 2020, na ESAC - Espaço Saúde e Comunicação, tendo como objetivo evidênciar a vivência eo atendimento realizado nos espaços da clínica, o cotidiano dos profissionais e das crianças atendidas, como também proprocionar ao estagiário novas concepções a respeito do processo de ensino-aprendizagem em um ambiente não escolar, da realidade vivenciada pelas crianças, seus familiares e os profissinais da clínica e a troca de experiência com os com todos os envolvido no processo, partindo da teoria para a prática. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO  O ESAC, localizado à rua Dr. Waldir Barbosa Moreira, 205 - sala 406, em Teresópolis, foi idealizado e fundado pela fonoaudióloga Juliana Guedes em 2013, após constatar que os pacientes que buscavam o atendimento fonoaudiológico também necessitavam do acompanhamento de outros profissionais na área de reabilitação.

 Ao se analisar o individuo sob uma perspectiva holística (integral), observou-se que era improvável alcançar resultados efetivos sem considerar outros aspectos envolvidos que estavam alterados e necessitavam ser trabalhados para potencialização de resultados. Percebe-se que criança é bastante comunicativa e fala muito durante as atividades proporcionadas, interagindo com a terapeuta. Na oportunidade me foi relatado que a inquietação dele, faz parte de sua estrutura corporal, pois em seu movimento não há equilíbrio, por isso tem sua cadeira adaptada para o uso durante as atividades de escrita e pintura. Segundo a terapeuta, a criança apresenta um bom desenvolvimento durante o atendimento no ESAC. Percebi durante o atendimento que cada movimento da criança era acompanhado pela terapeuta que fazia registro dos movimentos motores e corporais, da manipulação dos objetos concretos próximos dele, constatando um desempenho satisfatório apesar das dificuldades da criança.

Em outro momento observei uma atividade em que foi usado o quebra-cabeça, percebi que a criança focou sua atenção nas peças, encaixando uma a uma. Percebi que o Alan fica eufórico quando realiza uma atividade de estimulo ao corpo, sendo que no decorrer das atividades de solo, este o fica entusiasmado com a ação da terapeuta, devido a sua orientação que é bastante motivante, pelo seu jeito paciente em lidar com ele, demonstrando que ele tem um grande potencial e que pode muito mais. Sendo assim, percebe-se que os terapeutas do ESAC atuam de forma humanizada sempre procurando focar no desenvolvimento integral das crianças assistidas, ao mesmo tempo que trabalha em parceria com os familiares dando suporte para que o trabalho com as crianças seja extensivo ao lar.

Durante todo o estágio supervisionado no processo desenvolvimento das crianças, pude vivenciar todo o processo evolutivo de Alan, com base no desempenho de toda a equipe do ESAC, sendo os materiais metodologias de muita importância, pois facilita todo o processo de desenvolvimento físico e emocional de todos os envolvidos pelo atendimento da instituição. Durante o meu período de estágio foi realizada reunião com os pais das crianças atendidas, onde pude vivenciar os relatos de cada uma, como também as dificuldades que estes enfrentam no cotidiano pela falta de condições que deveriam ser ofertadas pelo poder público para melhorar a vida das crianças com deficiência e até mesmo das famílias que nem sempre tem condições financeiras de oferecer ao filho uma educação que atenda às suas necessidades, como também atendimento terapêutico necessário ao seu desenvolvimento físico e emocional.

Essa atividade me possibilitou a conclusão de que a interação da família com a instituição proporciona um ambiente harmonioso e de satisfação com toda a equipe principalmente com os terapeutas e educadores que se sentem valorizados e realizados com o reconhecimento dos pais das crianças. Tal atividade oportunizou a percepção do qual é relevante a atuação do pedagogo, quebrando o mito de que o pedagogo deve atuar somente no âmbito escolar, devendo este ser visto como um planejador e executor de várias ações que englobam o aprendizado em todos os seguimentos sociais. A instituição na qual foi realizada a observação é um local de estímulo e construção do saber, seja ele relacional, vivencial, que prepara o indivíduo a interagir como meio em que vive.

A instituição não se limita somente ao espaço físico, mas age e transforma em conjunto com a família o desenvolvimento fisico e emocional, acerca da compreensão do mundo de cada criança assistida. Venho finalizar meu relato sobre as observações realizadas, onde obtive grande aprendizado. Agradeço a todos que contribuíram com o apoio ou com a ajuda pra sua realização. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5. de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9. de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6. de 7 de dezembro de 1977, e 8. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/leis/l9394.

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