RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Tecnologia

Documento 1

INTRODUÇÃO 5 1. Objetivo 5 1. Empresa 5 2. PRINCIPAIS ATIVIDADES 6 2. Verificação Disjuntor CCM 7 2. Atividade 6 22 3. RESULTADOS ALCANÇADOS 24 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 25 REFERÊNCIAS 26 RESUMO O presente relatório tem o objetivo de mostrar algumas das atividades exercidas durante o período de 2 anos e 8 meses na função de Eletricista Junior junto a empresa SJC Bioenergia, como forma de comprovação da documentação, para assim, conseguir dispensa da carga horária de estágio obrigatório supervisionado do curso Técnico em Eletrotécnica. Durante este período na função de Eletricista Junior, foram colocados em prática diversos conhecimentos técnicos aprendidos ao longo do curso, como: à interpretação de diagramas elétricos, avaliação de projetos elétricos de instalações e na forma pratica, instalações e manutenções de sistemas prediais, manutenção industrial como fechamento de motores, medições com megohmetro, montagem de comandos elétricos, parametrização de inversores de frequência e soft starts, de forma a prever danos maiores e custos adicionais para a empresa com paradas inesperadas, afim de realizar uma manutenção eficiente com total planejamento e segurança.

PALAVRAS-CHAVE Atividades, Técnico, Eletricista, Curso, Instalação. Figura 01: Logo empresa SJC Bioenergia. Fonte: Facebook/SJC Bioenergia. Sua missão é transformar a cana-de-açúcar e grãos em fonte sustentável de energia e alimento, promovendo o desenvolvimento dos funcionários, clientes, instituições e gerando lucro para os acionistas. A visão é processar 11 milhões de toneladas equivalentes de cana-de-açúcar nas unidades da SJC Bioenergia até 2021, com rentabilidade, alta eficiência, baixo custo e produtos de maior valor agregado. Entre os valores da empresa, estão: a ética visando atuar com responsabilidade social, econômica e ambiental; credibilidade afim de promover confiança em seus relacionamentos externos e internos; segurança para respeitar a vida; sinergia para somar esforços, criar interdependência e conhecimentos e só então, superar desafios; senso de propriedade com o intuito de garantir excelência e qualidade do trabalho, além de zelar pelo patrimônio da empresa, tendo compromisso atrelado ao resultado, buscando assim, atingir suas metas estabelecidas.

Para os circuitos com distribuição de 500 A até 1600 A os dijuntores com proteção eletrônica do tipo LSI permitem melhor otimização dos circuitos de proteção e maior precisão de operações através das seguintes proteções: a) Contra sobrecarga (“L” = retardo de Longa duração); b) Contra curto-circuito de curta duração (“S” = retardo de curta duração); permitindo ação seletiva em caso de correntes de curto-circuito; c) Contra curto-circuito instantânea (“I” = Instantâneo). • Especificações Disjuntor WEG DWA 800 H 500A: • Tensão de isolação nominal(Ui): 500V; • Tensão de operação nominal(Ue): 690V; • Tensão de impulso nominal suportável(Uimp): 8KV; • Capacidade de interrupção máxima de curto-circuito(Icu): 60Hz 440V 65KVA; • Capacidade de interrupção de curto-circuito em serviço(Ics): 75% Icu; • Temperatura de referência(T): 45°C.

• Proteção térmica ajustável: A curva de proteção térmica permite ajuste do elemento térmico de 350A(Min), 425A(Med) e 500A(Max). • Proteção magnética ajustável por fase: Ajustes de 2500A(Min), 3750A(Med) e 5000A(Max). Antes de ser iniciada a devida manutenção corretiva no equipamento elétrico foram feitos os seguintes procedimentos de segurança: a) Abertura de ordem de serviço; b) Abertura da ASE (Autorização de Serviço Especifico) juntamente com a coordenação; c) Inspeções das ferramentas a serem utilizadas na atividade; d) Verificação dos EPI`s de acordo com a NR – 06; e) Comunicação com a casa de força para abrir cubículo 13. Manutenção em Sistemas de Iluminação Para se definir adequadamente um sitema luminotécnico, deve-se ter bastante conhecimento, afim de adequar a luminação de acordo com o ambiente que será empregada.

Por isso, essa tarefa que requer bastante estudo, desde os tipos de lâmpadas que serão utilizadas, a melhor posição para instalação, bem como o conhecimento sobre os fatores que vão colaborar para uma redução da eficiência deste sistema. Para isso, existem diversas normas que regem a respeito de luminotecnica e sistemas de iluminação, uma delas é a ABNT NBR 5413 (Iluminância de Interiores). Esta norma, trata-se dos valores recomendados para iluminância em interiores, abrangendo diversos setores, sejam elas esporte, comercio, indústria entre outros. É de suma importancia para uma otimização da qualidade de um trabalho que a iluminação esteja adequada, pois torna-se fator preponderante para segurança e qualidade, tanto da vida dos usuários, como da mão de obra, em fase de execução.

Foram realizado testes com o multímetro no circuito, e os cabos não estavam dando continuidade entre si e nem cabo para terra, sendo assim, a parte do circuito para trás não estava danificado. Feito limpeza no refletor e em seguida retirado reator danificado (Figura 05), substituído condutor danificado (Figura 06) por um cabo flexível 1,5mm e colocado a lâmpada mista 250W. Reenergizado circuito e acompanhado corrente elétrica, sem nenhuma oscilação. Figura 05: Constado curto Figura 06: Condutores aquecidos Fonte: O autor, 2018. Fonte: O autor, 2018. • Principais Características: a) Potência: 112,5 à 20. kVA; b) Alta Tensão: 15; 24,2 ou 36,2 kV; c) Baixa Tensão: 4160/2402; 440/254; 380/220; 220/127 V ou conforme especificações do cliente; d) Normas: ABNT- NBR10295/ IEC60076-11. • Especificações técnicas do transformador WEG: a) Entrada 3~ 13. KV 167,3A 60Hz; b) Saída 3~ 440V 5249A 60Hz; c) 4000 KVA; d) Classe F 155 °C.

Antes de retirar o transformador do ccm, junto com o técnico de segurança, foi avaliado as condições climáticas e feito isolamento da área, sendo necessário o uso do guindaste para a remoção do transformador do ccm, seguindo a norma de segurança de acordo com a NR11- Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. Colocado o trafo em cima do caminhão munck com o auxílio do guindaste, colocado lona por cima do trafo afim de evitar poeira e chuva, e feito a devida amarração, conforme Figuras 07 a 10. Figura 07: Dano por infiltração Figura 08: Içamento pela abertura do telhado Fonte: O autor, 2018. Fonte: O autor, 2018. Figura 09: Colocação no caminhão Figura 10: Local do trafo retirado Fonte: O autor, 2018. Fonte: O autor, 2018.

Procedimentos de segurança antes de iniciar a devida manutenção: a) Abertura de ordem de serviço; b) Abertura da ASE (Autorização de Serviço Especifico) juntamente com a coordenação, sendo necessário liberação para trabalho em altura – NR 35; c) Inspeções das ferramentas a serem utilizadas na atividade; d) Verificação dos EPI`s de acordo com a NR – 06; e) Bloqueio do acionamento que ocorrera a intervenção; f) Teste de energia zero. Atividade 4 Foi identificado problema que estava na caixa de ligação do motor, cabos aquecendo e derretendo a isolação. Com a câmera termográfica foi conferido a temperatura em ambas as fases, na fase S estava marcando próximo a 220° C. Depois de aberta a caixa de ligação, foi constatado que o borner de fechamento estava com seus parafusos de aperto frouxos, o que possivelmente ocasionou o aquecimento.

Com o aquecimento o borner ficou bastante danificado e não havia outro para substituição, foi decidido fazer o fechamento com parafuso e porca. Figura 14: Fechamento do motor. Fonte: O autor, 2018. Fonte: O autor, 2018. Programação com Simocod Pro V Simocod Pro V é um sistema de gerenciamento de motores flexível e modular, para motores de baixa tensão e velocidade constante. É a conexão inteligente entre os mais altos níveis de sistemas de controle e a combinação de partida, agregando recursos práticos e avançados ao planejamento, comissionamento e operação do processo. Por mais eficiente que o Simocode seja, ele não consegue entender o fator de serviço do motor automático, então quando configuramos ele, no parâmetro de corrente já vai com o cálculo do FS, que dependendo do motor varia entre 1.

e 1. Ou seja: 16A x 1. Esse é o valor que vai ser colocado no parâmetro de corrente no Simocode. Depois de configurado foi acompanhado a corrente via software e com o alicate amperímetro. Depois foi aberto o inversor para saber qual a GSD (descrição) da placa de rede, já que a automação precisa fazer toda a lógica no supervisório. A placa de rede era uma DPV0. Fechado o inversor e fixado ele na coluna. Foi colocado alimentação 440V nos borners R, S, T do cartão de potência e os da saída para o motor U, V, W. Na CC9, cartão de controle, sendo ela a placa responsável por controlar todas as tarefas foi conectado seus cabos de entradas digitais básicas, entradas analógicas, saídas a rele e saídas analógicas.

Neste âmbito, a experiência adquirida ao longo desse tempo na empresa, possibilitou, não só uma manutenção eficiente, bem como contribuiu para o enriquecimento dos estudos e a compreensão quanto às causas que geraram os defeitos nos diversos equipamentos elétricos. Ainda com o valor agregado ao conhecimento adquirido em sala, questões como qualidade do serviço executado, métodos de manutenção, ferramental, cuidados na manipulação de produtos e demais instruções a serem utilizadas na manutenção com um todo. Tendo em vista que uma manutenção feita de maneira incorreta resultara em prejuízos, perca de clientes entre outros fatores que não agregam valores e muito menos credibilidade a empresa, junto ao mercado. CONSIDERAÇÕES FINAIS Sendo assim, agradeço primeiramente ao Senai e a SJC Bioenegia pela oportunidade que ambas me ofereceram, tanto quanto em questão de conhecimento quanto pela confiança e por juntas implantarem o programa de Aprendizagem Industrial.

O que contribuiu e muito para a minha formação, a possibilidade do enriquecimento profissional, além do auxilio de remuneração, incentivo ao jovem aprendiz e, agregando valores na área de Eletroeletrônica. Acesso em: 27/06/2018. Geração, Transmissão e Distribuição de Energia WEG. Disponivel em: <http://old. weg. net/br/Produtos-e-Servicos/Geracao-Transmissao-e-Distribuicao-de-Energia/Transformadores/Transformadores-a-Seco> Acesso em: 27/06/2018. com. br/automation/br/pt/dispositivos-baixa-tensao/reles/reles-de-sobrecarga/simocode-pro/documents/01. pdf> Acesso em: 27/06/2018. SJC Bioenergia. Disponível em: <http://www. br/legislacao/nr/nr10. htm>. Acesso em: 27/06/2018. Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. Norma regulamentadora - NR 11.

105 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download