Relações economicas de Sorocaba e o continente asiático

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Economia

Documento 1

Devido ao seu atrativo de mercado foi criado entre as cidades de Sorocaba e Campinas um anel rodoviário. Este anel viário que ligava duas importantes cidades industriais do estado, fez com que indústrias orientais, como Toyota, Hyundai, Ajinomoto, Honda, Sumitomo, Huawei e CJ, se instalassem na região, fazendo com que este circuito entre as cidades ficasse conhecido como corredor asiático, mostrando a importância que o mesmo tem diante da economia local. Pensando nisto, este trabalho visa abordar as relações econômicas de Sorocaba e região com estas grandes fábricas asiáticas e a importância que estas relações têm no mercado local. Palavras chave: Sorocaba, continente asiático, relações econômicas, indústrias multinacionais. ABSTRACT Sorocaba’s region is importante because it’s strong industrial pole, causing the city to be considered one of the best cities to live in Brasil.

Garcia, 2012) De acordo com o IBGE a cidade possui 450. km², com uma população de 586. habitantes e seu bioma natural é a Mata Atlântida. A cidade possuía em 2010, segundo o IBGE, um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,798, valor superior a média do estado de São Paulo que era de 0,783 e acima também do IDH brasileiro que era equivalente a 0,727. Figura 1 – Localização Geográfica de Sorocaba (Garcia, 2012) De acordo com Garcia (2012) o munícipio é o oitavo maior do Estado de São Paulo, em número de habitantes, ficando atrás da capital, São Paulo, e também das cidades de Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Osasco, Santo André e São José dos Campos. Indústria 55. Serviços 54. Tabela 3 – Pessoas em cada setor de Sorocaba em 2013.

Fonte: IBGE, Cadastro Central de Empresas 2014. Segundo o IBGE a cidade de Sorocaba possui um gigantesco polo industrial, e a produção desse polo chega a mais de 120 países. Este eixo de ligação ficou conhecido como o “corredor asiático” e representa o segundo maior parque industrial, sendo responsável por 11,2% do Valor de Transformação Industrial (VTI) nacional em 2010. Neste corredor asiático são encontradas algumas grandes empresas como Toyota, Hyundai, Ajinomoto, Honda, Sumitomo, Huawei e CJ. Segundo Cappa (2017) uma das empresas mais significantes da região foi a Toyota. A nova unidade de Sorocaba chegou a investir R$1,6 bilhão na cidade. Além disto ela também atraiu as empresas Toyota Boshoku (que trabalha com os bancos, os painéis das portas e os estofamentos da Toyota); a TT Steel (trabalha com chapas para os veículos) e a Kanjico (trabalha com peças automotivas).

A cidade tem seu mercado baseado na indústria, em serviços e no comércio, tendo mais de 22 mil empresas localizadas na cidade. Além de Sorocaba ser uma cidade populosa, e avançada em seu tempo, ela ainda beneficia-se em localizar-se em um dos principais polos industriais do estado de São Paulo, pois a mesma está localizada próximo de cidades como Jundiaí, Piracicaba, Sumaré, Hortolândia e também Campinas. A proximidade com Campinas fez com que Sorocaba se destaca na região, pois foi criado o corredor asiático na região, ligando as duas cidades, sendo o segundo maior polo industrial do país. Como o próprio nome faz referência, Sorocaba forma com Campinas o corredor asiático, representando toda a importância que o continente e o mercado asiático possuem na região.

A cidade e suas redondezas possuem grandes nomes da indústria oriental como, por exemplo, Toyota, Hyundai, Ajinomoto, Honda, Sumitomo, Huawei e CJ. Disponível em: <http://www. huawei. com/br> Acesso em: 14/02/2018 às 16:35. IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Estimativas da população residente com data de referência 1º de julho de 2017.   JUNIOR, Wilson Ribeiro dos Santos; PROENÇA, Anderson Dias de Almeida.

48 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download