Reinventando a Empresa

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Administração

Documento 1

Estudo de Caso: Reinventando a empresa 6 2. Empreendedorismo 6 2. Business Model Canvas 6 2. Segmentos de Clientes (Customer Segments) 7 2. Proposta de Valor (Value Propositions) 7 2. Questão 3 - Como educar a nossa capacidade de fazer escolhas e tomar decisões acertadas (proairésis)? 10 2. Homem, cultura e sociedade 11 2. Questão 4 - Quais os impactos positivos e negativos que um restaurante pode provocar em uma comunidade local? O que devemos fazer para evitar os impactos negativos? 11 2. Sistema de Informação Gerencial 12 3. CONCLUSÃO 16 4. Vender o Restaurante foi uma decisão acertada do antigo proprietário e o novo dono terá a oportunidade de realizar um plano de negócio moderno, observar os nichos existentes, estudar a área onde o estabelecimento está localizado para ampliar seu faturamento. Além de modificar e modernizar a estrutura, contabilizar todos os ativos junto a um escritório contábil, tornar uma empresa conectada ao mundo digital através de marketing multimídia e instalar um sistema de controle de vendas (financeiro), o novo gerente geral terá a missão de admitir e treinar novos funcionários e, principalmente, se especializar em gestão para desempenhar sua nova função social.

Empreendedorismo O empreendedorismo desempenha um papel importante na empresa por ser relevante no planejamento, na tomada de decisões quanto à missão e visão de futuro do Restaurante, levando em consideração as metas e objetivos traçados. Com isso, para o novo gestor do restaurante é importante empreender para inovar e desenvolver as estratégias de negócios na empresa como o novo bar, os pratos veganos e a parte de serviços de entretenimento, alugando mesas para jogos. Business Model Canvas O BMC (Business Model Canvas) foi o modelo de plano de negócios designado para reescrever o modelo estratégico pois foca em empreendedorismo e reúne dados sobre características, condições e necessidades do futuro empreendimento. O bom treinamento, o telefone e a internet serão aliados.

Fontes de Receita (Revenue Streams) No Restaurante, além da venda direta e indireta de alimentos e bebidas, também existirá a fonte provinda do aluguel de mesas de jogos existentes no salão do Restaurante. A precificação ficará a cargo do gerente administrativo-financeiro. Recursos Principais (Key Resources) A nova administração pretende atrair clientes através de um bom atendimento. Aconchego e respeito são palavras chave nos treinamentos e na postura de todos os colaboradores e na gerência. Questão 1 - Como motivar os funcionários (além do reconhecimento financeiro)? Como contribuir para a felicidade dos seus colaboradores? Para RIBEIRO (2010), uma gestão bem sucedida é aquela que sempre está atenta para compreender os sentimentos, as necessidades e motivações dos colaboradores, e proporcionar um clima organizacional propício a atingir resultados positivos.

Para que o relacionamento entre colaboradores e empresa seja agradável e eficaz, é necessário buscar a harmonia e o equilíbrio de interesses, evitando conflitos. Deve-se estimular a criatividade e reflexão dentro do ambiente de trabalho. As recompensas que o funcionário recebe quando realiza uma atividade são inspiradoras. Deve haver uma conexão entre empregado e empregador através de fatores que permitem aumentar a automotivação. Em uma decisão, dois aspectos principais precisam ser analisados: a razão e a emoção. Um bom profissional reconhece que usando a razão, numa escolha, detém mais eficiência e eficácia num processo já que analisará friamente e incidirá a teoria, eliminando erros e vícios. Quanto mais dados tiver em mãos para fazer uma análise, melhor.

Homem, cultura e sociedade 2. Questão 4 - Quais os impactos positivos e negativos que um restaurante pode provocar em uma comunidade local? O que devemos fazer para evitar os impactos negativos? O grande número de restaurantes e outros estabelecimentos, que vendem alimentos e bebidas, apresenta pontos positivos para os consumidores como a variedade de opções e a rapidez de atendimento. Um bom SIG aumenta a vida da empresa, anula erros de contagem, transmite fidedignidade à contabilidade e aos órgãos do governo. Figura 2 - Sistema de Informação Gerencial Fonte: O autor No Restaurante haverá a implementação de um software ERP (Enterprise Resource Planning) que é um sistema de informação que integra todos os dados e processos da instituição. O caixa, a contabilidade, os recursos humanos, a cozinha, o marketing, as vendas e as compras farão parte de um único sistema de informações gerenciais, que darão total apoio à gestão.

Após a implantação do software ficou especificado um conjunto de componentes inter-relacionados através da entrada de dados, do processamento, do armazenamento e da distribuição das informações gerenciais. Fonte: O autor Desta forma, assim ficam estruturados os ciclos informacionais dentro do SIG no Restaurante: Figura 4 - Sistema de Informações Gerenciais de Vendas Figura 5 - Sistema de Informações Gerenciais do setor Financeiro-Contábil Figura 6 - Sistema de Informações Gerenciais do setor de Compras Figura 7 - Sistema de Informações Gerenciais do setor de Vendas por aplicativo Figura 8 - Sistema de Informações Gerencias do setor de Serviços 3. REFERÊNCIAS CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Ética, política e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2016. DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. Ribeiro, Rego N. Como as percepções de virtuosidade organizacional explicam o empenhamento e os comportamentos de cidadania organizacional.

Anais do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Braga: Universidade do Minho, 2010. SOUZA, Luís Gustavo Guedes.

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