REFLEXÃO SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

INTRODUÇÃO 05 2. CONTEXTO HISTÓRICO DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL. UMA BREVE LEITURA SOBRE PAPEL DOS GESTORES ESCOLARES EM UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA. REFLEXÃO SOBRE OS PROGRAMAS EDUCACIONAIS DE GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL. Objetivos. Surgiu para solucionar os problemas do sistema educacional, embora se perceba que ocorre uma dicotomia entre a teoria e a prática, a gestão não é verdadeiramente democrática, encontrando-se assim em um processo de construção. Palavras chave: Educação Brasileira, Desigualdade Social, Políticas Públicas, Gestão Escolar, Ensino Público. Abstract This paper presents a reflection of the possible elements of the classification of the Brazilian education management, where it goes through a process of disruption with old paradigms, mainly in relation to the administration of public schools.

Democratic Educational Management emerges as a viable management model for Brazilian education and is in the process of being implemented in our schools. The participation of the school community, the autonomy of the school, its managers and the School Council. Antes da Constituição Federal de 1988, até era possível que os gestores dos sistemas e das escolas públicas pudessem optar por desenvolver ou não um tipo de gestão que se baseasse nas relações democráticas. A gestão democrática da educação é um direito da sociedade e um dever do Poder Público. Atualmente, é mais comum ouvir falar em gestão democrática na escola do que em gestão democrática nos sistemas de ensino. Esta particularização, no entanto, parece não ter respaldo nem na Constituição Federal de 1988, que indica a gestão democrática do ensino público, na forma da lei, como um dos princípios básicos que devem nortear o ensino.

Para o desenvolvimento deste trabalho foram implementadas estratégias de investigações como: aplicação levantamento de material bibliográfico e análise desses registros documentados (programas, políticas, leis e outros). A partir da segunda eleição de Getúlio Vargas, passando pela Era JK e pelo período subsequente e mesmo durante os anos da ditadura militar, seus discursos, obrigatoriamente, traziam alguma crítica ao subdesenvolvimento e uma promessa de superá-lo. A rapidez das transformações provocou brutais desequilíbrios de ordem regional, social e cultural, dos quais resultaram problemas que se converteram em ações políticas, as quais colaboraram e xeque as estruturas do poder. Ainda que numa conjuntura ditada pelo colapso do comunismo e pelo fim da velha ordem mundial da Guerra Fria, a história futura da nação brasileira continuará sendo definida com base nesse legado de reiterada capacidade de retomada dos anseios mais justos e mais nobres, realização que será tarefa das gerações vindouras.

Tarefa para o futuro. Coleção Brasil 500 anos, São Paulo. Deve proporcionar ações em que todos participem e compartilhem e ainda garantir a formação continuada aos seus profissionais para contribuir na qualificação da prática pedagógica. O diretor da escola tem uma importância fundamental na organização e funcionamento da instituição escolar, em todos os seus aspectos: físico, sociopolítico, relacional, material, financeiro e pedagógico. Cabe aos profissionais da educação fazerem valer o seu papel de educador, dando ênfase a um ensino mais democrático, com diálogos abertos, com informações que provoquem reflexões a respeito dos fatos sociais existentes. É importante que se trabalhe sempre com o concreto, assim o educando se sentirá estimulado a criar situações como todo o processo democrático, que é um caminho que se faz ao caminhar, o que não elimina a necessidade de refletir previamente a respeito dos obstáculos e potencialidades que a realidade apresenta para a ação.

PARO, 1997, p. Dessa forma, o responsável último pela escola deixaria de ser o diretor, passando a ser o próprio conselho, em corresponsabilidade com o diretor, que dele também faz parte. Com isso, conclui-se que é desejável que o diretor tem de dar conta da qualidade de ensino em sua escola e tudo o que for condição para alcançá-la. REFLEXÃO SOBRE OS PROGRAMAS EDUCACIONAIS DE GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL. Para ingressar nesse capitulo, é válido enfatizar, o mais sumariamente o possível, a respeito do importante trabalho Projeto Político Pedagógico, ou PPP, como também é conhecido, é o fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidos pela coletividade através da reflexão das ações necessárias a construção de uma nova realidade.

É antes de tudo, um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo. Sendo assim, a participação, as resistências, os conflitos, as divergências são atos extremamente políticos e fundamentais, pois o exercício destas ações nos envolve com debates, sugestões ou opiniões, sejam elas contra ou a favor, mas são intencionais em prol da transformação. Pode-se dizer que projetar, então, é estabelecer um plano, um intento, um desígnio e com isso, a construção de um projeto significa pensar o que se quer, o que se deseja. O projeto parte da vontade de melhorar algo, alguma coisa, como uma nação. OBJETIVOS 5. Objetivo Geral Contextualizar fatores históricos, sociais e econômicos que contribuíram para o desenvolvimento da atual gestão educacional no Brasil identificando a realidade e os problemas educacionais impulsionadores do Projeto Político Pedagógico.

Na concepção de Gil (1999, p. a pesquisa, trata-se de um “o processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”. Assim, os métodos de abordagem situam-se em métodos claramente distintos, nos quais a sua contribuição está na busca de distinção de termos. Assim o método se caracteriza por uma abordagem ampla dos fenômenos da natureza e da sociedade (LAKATOS E MARCONI, 1991). Usando a pesquisa bibliográfica e documental acredita-se que foi possível atingir os objetivos e responder a problemática inicialmente proposta nesse trabalho acadêmico. Plano e instrumentos de coleta de dados. Na pesquisa bibliográfica, em um primeiro momento, conforme já visto, foram buscadas informações em pesquisas já realizadas por outros autores sobre Gestão Escolar No Brasil, usando livros, revistas, artigos publicados, Internet periódicos, jornais demais a fontes de dados encontrados e outros.

Neste contexto, em uma segunda etapa, o trabalho traz uma pesquisa que buscou informações sobre os programas de políticas públicas desenvolvidos pelo Governo Federal para minimizar os problemas de presentes na administração escolar ao longo da história. Nesta parte da pesquisa o trabalho de coleta foi mais restrito a informações extraídas de sites das secretarias federais e programas com o objetivo de encontrar informações sobre quais foram os principais programas educacionais desenvolvido. Org. Formar professores para uma nova escola. São Paulo: Pioneira, 1988. ANDRADE, Rose Maria Calaes de: A gestão da escola. Porto Alegre: Artmed, Coleção escola em ação. pdf Acesso em: 02 de dezembro de 2018. DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educação. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. Métodos e técnicas de pesquisa social.

ed. São Paulo: Atlas 1999. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. PDE. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR. Produções Didático-Pedagógicas –. Volume II. Disponível em:<http://www. G. de (2001): Escola: Espaço do Projeto Político Pedagógico. ª ed. Campinas: Papirus, 2001.

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