Redes Sociais e a divulgação de notícias falsas

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Jornalismo

Documento 1

Nome do Professor Coorientador: (quando houver) Número do volume (somente se houver mais de um) CidadeAno de depósito [FOLHA DE APROVAÇÃO] [Elemento obrigatório] [Obs: o título Folha de Aprovação não deve aparecer no início da folha. AUTOR, Nome do. Redes Sociais e a divulgação de notícias falsas. TCC (Graduação) apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Filosofia. Aprovado em: Banca Examinadora Prof. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Esta é uma revisão bibliográfica que tem como objeto de estudo os artigos científicos publicados em uma base de dados aberta, utilizada principalmente por periódicos latino-americanos.

A revisão serve para mensurar a quantidade e a qualidade de informação fiável disponível sobre as relações entre fake news e as redes sociais no escopo da comunicação social. É proposta como hipótese inicial de pesquisa que as notícias falsas contribuem com a polarização nas redes sociais. O objetivo geral é investigar o papel das notícias falsas nas redes sociais. It is proposed as an initial research hypothesis that fake news contributes to polarization on social media. The overall objective is to investigate the role of fake news on social media. The specific objectives are to highlight the most relevant conceptual basis for understanding the relationship between media and social networks; list the digital media that have the greatest negative impact on social networks; delimit the concept of ‘fake news’.

Twelve scientific articles were reviewed, with the support of semantic analysis software, from which it is concluded that the phenomenon of disinformation must be combated, since among its harmful effects are the loss of credibility in scientific and journalistic discourses. One of the solutions found for the problem of fake news is to increase the availability and dissemination of responsible information. Justificativa A pesquisa bibliográfica, orientada para investigação do fenômeno das fake news, se justifica como forma de embasar os conceitos necessários para a abordagem de um tema tão recente e pouco conhecido. As fake news impactam negativamente a imagem da comunicação social e se mostram perigosas em relação à liberdade de imprensa e à democracia, devido ao seu enorme potencial para a manipulação e polarização da opinião pública.

Além disto, a polarização ideológica se caracteriza atualmente como um risco para a manutenção do tecido social, visto que tem levado a conflitos violentos e perigosos, como alguns dos manifestados em meio ao movimento vidas negras importam, contra o racismo sistêmico, ou naqueles orientados para a organização de grupos antivacinadores, em meio a uma pandemia que apresenta consequências desconhecidas e letais. Enfim, em nome do bom jornalismo e da integridade do discurso científico, é preciso conhecer muito melhor o problema da desinformação por meio das fake news, suas causas, consequências e soluções. Problemática Qual o papel das notícias falsas nas mídias sociais? Hipótese As notícias falsas contribuem com a polarização nas redes sociais. Outrossim, faz parte das suas inclinações pessoais, que visa ampliar o entendimento sobre o potencial comunicativo que as mídias eletrônicas podem atingir por meio das redes sociais.

METODOLOGIA Conforme Marconi e Lakatos (2003) trata-se de uma investigação bibliográfica,e exploratório-descritiva, que recorre ao método monográfico de registro. La Play teria desenvolvido esse método, adequado às Ciências Sociais, como uma abordagem orientada para o entendimento de uma classe de fenômenos. Por tratar-se de ocorrência única na história da humanidade, a comparação das fake news com outros processos sociais é prejudicada, de maneira que o estudo de pontos críticos nos processos comunicativos se mostram como análise viável para produzir generalizações. Para as autoras, a abordagem monográfica permite tratar de forma abrangente as atividades de um grupo social. A busca retornou inicialmente 46 resultados, artigos que podem ser resgatados pela chave de busca “(fake news) AND (mídia eletrônica) OR (rede social)” na base Scielo.

Os títulos de resumos dos artigos foram lidos e selecionados, restando para análise 12 pesquisas, selecionadas pelos critérios de pertinência, relevância e profundidade do texto apresentado no resumo, em relação ao tema fake news, mídias eletrônicas e redes sociais. O Quadro 1 mostra a chave de busca para recuperar os documentos, fontes primárias do estudo. Quadro1- Chave de pesquisa Scielo. String utilizada para recuperação das fontes primárias na base de dados. Jornalismo Tema Fonte -Elaboração própria (2020), em consulta à base Scielo Para registrar a recorrência e associação dos termos nos resumos, recorreu-se ao software aberto de análise semântica VOSviewere, versão 1. Os textos em português dos resumos, juntamente com títulos dos artigos, foram compilados em um arquivo de texto (.

txt) e posteriormente carregados no aplicativo, que elaborou automaticamente a contagem e associação dos principais conceitos destacados pelas pesquisas, dos quais foram selecionados os mais relevantes, produzindo as associações representadas na Figura 1. Figura 1- Representação gráfica dos conceitos destacados na revisão bibliográfica Fonte -Elaboração própria (2020), por meio de software VOSviewere Após o trabalho de identificação e registro do referencial teórico e dos principais conceitos de interesse para a pesquisa, os textos foram analisados de forma crítica e interpretados. análise e interpretação das informações As redes sociais, para Rodrigo-Alsina e Cerqueira (2019), tomam conta do contexto das comunicações sociais no ambiente da pós-verdade. Quanto mais permeável uma rede social, em princípio, maior o seu potencial de desinformação.

O efeito das fake news e os fatos Fenômenos como os abordados acima, orientados pela desinformação e pela comunicação irresponsável, levaram o jornalismo a um momento de crise nunca vivenciado, conforme Marin (2020), uma vez que nunca a confiança nos veículos de comunicação em massa jamais esteve tão ameaçada. O autor, em uma releitura de Kassia Nobre, sugere como forma de resgate da credibilidade da comunicação social a criação de uma cultura de checagem da veracidade das informações, fundamentada em quatro passos básicos, a saber: “o tempo da investigação”; a “narratividade”; a “transparência” e a “correção do erro”. Em outras palavras, os autores defendem que para reconquistar a credibilidade, o jornalismo precisa investir em investigação paciente e dedicada, com uma narrativa cuidadosa, construída sobre recursos informacionais honestos e sempre emendar publicamente as falhas de comunicação.

Hernández (2020) evidencia a maneira pela qual um evento jornalístico legítimo, uma entrevista, pode se traduzir em uma narrativa enganosa que, ainda que corrigida, continua manifestando efeitos negativos sobre a audiência, fomentando o surgimento de notícias falsas, as quais podem facilmente converter-se em cascatas de retweets, candystorm, shitstorm e, finalmente, influenciar negativamente os processos que dependem de credibilidade, como eleições, o jornalismo e a própria democracia. Cabe ressaltar que, como evidencia Hernández (2020), as narrativas enganosas, tais como a desacreditação da imprensa profissional e dos cientistas, fomentam consequências negativas na credibilidade de pessoas e instituições que não podem ser reparadas. As mídias pesquisadas por Viscardi (2020), que parecem deter o maior potencial de propagação de fake news, desinformação e manipulação ideológica são marcas de empresas estadunidense gigantes, sendo que uma delas, aqui denominado WP para preservar os direitos de propriedade, permite a comunicação encriptada de ponta a ponta entre grupos de usuários, de maneira que não está sujeita a qualquer tipo de regulamentação em relação à ética comunicativa.

A segunda mídia eletrônica, TW, é caracterizado pela exigência de mensagens curtas e sem maiores explicações, representa o principal meio de comunicação entre os maiores líderes políticos da atualidade e suas bases de apoio. Massarani, Leal e Waltz (2020) investigam o engajamento nas redes sociais sobre vacinação e as interações associadas ao tema. Utilizaram para tanto a análise dos links mais comentados no período de um ano, entre 2018 e 2019, associados ao termo ‘vacina’. Não obstante, associadas ao poder de emocionar e à ganância, as fake news, retweets, mensagens em cascatas, candystorm, shitstorm, dentre outras ferramentas de comunicação, são recursos perigosos, que podem levar a uma polarização ideológica deletéria para a liberdade de expressão e para a democracia, visto que a facilidade de manipulação da opinião pública por meio da desinformação se mostra evidente.

Os autores consultados defendem também formas de reconquistar a credibilidade perdida, focadass principalmente no uso responsável das tecnologias da informação, em investigação paciente e dedicada, com uma narrativa cuidadosa, construída sobre recursos informacionais honestos e na correção incondicional das falhas de comunicação. Enfim, o fenômeno da desinformação deve ser combatido, visto que, dentre seus efeitos perniciosos, estão a perda de credibilidade dos discursos científico, jornalístico profissional e de grandes instituições de proteção à saúde. A solução mais positiva encontrada para o problema, entre as fontes consultadas, foi apontada por Galhardi, Freire, Minayo e Fagundes (2020), que recomendam o aumento na disponibilidade e na difusão de informação responsável. REFERÊNCIAS CALDAS, Camilo Onoda Luiz; CALDAS, Pedro Neris Luiz.

GALHARDI, Cláudia Pereira; FREIRE, Neyson Pinheiro; MINAYO, Maria Cecília de Souza; FAGUNDES, Maria Clara Marques. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, [S. L. v. v. p. FapUNIFESP (SciELO). doi. org/10. org/10. angr. v18n35a12. MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. doi. org/10. MASSARANI, Luisa; LEAL, Tatiane; WALTZ, Igor. O debate sobre vacinas em redes sociais: uma análise exploratória dos links com maior engajamento. Cadernos de Saúde Pública, [S. Saúde e Sociedade, [S. L. v. n. p. p. ago. FapUNIFESP (SciELO). doi. org/10. org/10. cdi. RODRIGUES, Theófilo; FERREIRA, Daniel. ESTRATÉGIAS DIGITAIS DOS POPULISMOS DE ESQUERDA E DE DIREITA: brasil e espanha em perspectiva comparada.

Trabalhos em Linguística Aplicada, [S. Trabalhos em Linguística Aplicada, [S. L. v. n. p. n. p. ago. FapUNIFESP (SciELO). doi.

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