Redes sociais, consumo e capital social

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Comunicações

Documento 1

SUMÁRIO: Introdução; 1. Redes Sociais; 2. Consumo; 3. Capital Social; Disposições finais; Referências. INTRODUÇÃO Atualmente a internet domina a vida das pessoas, dessa forma devemos analisar quais são os benefícios trazidos para as relações comerciais, e como o bom uso das redes sociais pode influenciar na melhora dos comércios brasileiros em uma época de crise. Os atores são o primeiro elemento da rede social, representados pelos nós (ou nodos). Trata-se das pessoas envolvidas na rede que se analisa. Como partes do sistema, os atores atuam de forma a moldar as estruturas sociais, através da interação e da constituição de laços sociais [. Por causa do distanciamento entre os envolvidos na interação social, principal característica da comunicação mediada por computador, os atores não são imediatamente discerníveis.

Raquel Recuero, pag. As redes sociais podem ser definidas como sites ou aplicativos para compartilhamento de informações, existem sites de relacionamento como o Tinder, profissionais como o Linkedin, considerado o maior site corporativo do mundo, o Whatsaap e Messenger para troca de mensagens e também as redes de entretenimento como o Youtube. O Facebook foi criado em 2004 por Mark Zuckerberg e é atualmente a rede social mais popular do mundo, por ser uma página bem completa, que você pode utilizar para comunicação, entretenimento, fazer negócios etc, o que chama atenção para quem gosta de coisas versáteis, resolvendo vários assuntos em um mesmo lugar. A versão do facebook para celular/tablet não tem a possibilidade de enviar mensagens, dessa forma é obrigatório o uso do Messenger para se mandar mensagens.

O que é diferencial nos sites de redes sociais é que eles são capazes de construir e facilitar a emergência de tipos de capital social que não são facilmente acessíveis aos atores sociais no espaço offline. Por exemplo, no Orkut um determinado ator pode ter rapidamente 300 ou 400 amigos. Assim cita Raquel Recuero: “o capital social cognitivo. Muitas das informações que são difundidas nas redes sociais da Internet possuem um apelo informacional maior. É o caso, por exemplo, de notícias e vídeos”. De modo a confirmar que as redes sociais são também usadas para repassar informações importantes. Porém, como ponto negativo, muitas informações falsas se propagam pelas redes após terem milhares ou até milhões de compartilhamentos, pois em como todo lugar existem pessoas de má fé fazendo coisas prejudiciais, e muitos usuários não procuram a veracidade da história e ajudam a divulgar as falsas notícias.

Há poucos estudos com essa perspectiva, e, menos ainda, enfocando a realidade brasileira. Compreender como esses grupos são expressos na Internet é um ponto importante para se entender também como a comunicação mediada pelo computador está modificando a sociabilidade contemporânea. Não se trata de um lugar comum, afinal de contas, o uso da Internet tem crescido de forma constante no mundo inteiro, e, de uma forma especial, esse uso para a comunicação. Raquel Recuero, pag. Seguindo esse raciocínio temos esse gráfico abaixo mostrando o número (anteriormente inimaginável) de pessoas que acessam as redes sociais diariamente, levando em consideração quantas tem os aplicativos das redes baixados em seu aparelho celular, o que significa que elas têm contas nessas redes e utilizam sempre que for necessário ou possível.

Com as propagandas pagas, é possível você selecionar qual é o seu público alvo, por exemplo, uma empresa que vende maquiagem, pode selecionar seu público alvo como mulheres entre 15 e 35 anos, dessa forma, pessoas que se encaixam nesse perfil, vão receber a propaganda em sua rede social. O Facebook também oferece produtos em sua timeline de acordo com suas pesquisas no Google e em outros sites, assim te induzido a comprar aquele produto antes pesquisado pois você verá ele toda hora. Além de mostrar as novidades que estão entrando no mercado, e nos mantendo atualizados sobre tudo. O livro cita que antes do facebook, logo, antes do orkut, o MySpace era uma rede social muito popular, porém que caiu em desuso (como o Orkut) mesmo sendo uma rede social forte na época e com diversos benefícios.

O MySpace era o site de rede social mais popular dos Estados Unidos, tendo sido recentemente superado (em número de visitantes) pelo Facebook no início de 2008. As blogueiras e os youtubers também tem papeis essenciais no consumismo causado pelas redes sociais, pois muitas amizades são formadas através de um ídolo em comum, sendo assim, se o famoso está usando uma pulseira em uma foto, aquele que comprar a pulseira primeiro vai ser o centro das atenções ou até invejado por estar mais “próximo” do galã. O estudo das características dos memes mostra que há valores que são criados e difundidos nas redes sociais na Internet, valores esses que são associados ao capital social. Alguns desses valores são fundamentalmente importantes para a difusão de informações, tais como a autoridade, a popularidade e a influência, que são atribuídos aos nós.

Raquel Recuero, pag. As pessoas compram coisas supérfluas para preencher o vazio que está dentro de si mesmas, usando coisas que os famosos usam elas absorvem um pouco da personalidade daquela pessoa e acham que aquilo a completa, mas só até surgir um novo objeto, o que acontece frequentemente, deixando a pessoa sempre insatisfeita com aquilo que tem. As redes sociais no momento estão unidas com as empresas fornecedoras de produtos diretamente, o que reflete de forma positiva no e-commerce. E-commerce traduzido para o português quer dizer comércio eletrônico, que nada mais é do que lojas virtuais, que atualmente também estão presentes no Facebook, podendo os produtos serem comprados diretamente pela página e sanar dúvidas diretamente como vendedor pelo Messenger, o que atrai muitos clientes devido a praticidade.

Como o número de pessoas atingidas por uma publicação nas redes sociais é muito grande, algumas empresas distribuem cupons de desconto para se promoverem, inclusive empresas de peso como McDonalds e Burguer King, que usam cupons como forma de fidelizar seus clientes o que geralmente funciona por ser muito atrativo ao consumidor. Esses cupons são tão atrativos, mas é necessário cautela pois as vezes podem ser falsos, como aconteceu recentemente, milhares de pessoas receberam a seguinte mensagem “Burguer King está dando cupom de 50 reais” que na verdade era só uma tentativa de hackers para subtrair dados e conseguir aumentar o número de visualizações em outras páginas. O Twitter também é uma rede muito utilizada como forma de interação com programas de televisão e reality shows, onde a emissora cria uma hashtag para todos que estão assistindo utilizarem.

O capital social é um dos elementos estudados por diversos autores como um indicativo da conexão entre pares de indivíduos em uma rede social. O conceito de capital social, entretanto, é variado e não há uma concordância, entre os estudiosos, sobre qual vertente deve ser seguida. O que se concorda é que o conceito refere-se a um valor constituído a partir das interações entre os atores sociais. Raquel Recuero, pag. Mas de acordo com a Sociologia o capital social diz respeito ao poder de socialização do ser humano, onde um colabora com o outro havendo uma cooperação, não necessariamente positiva pois é plausível de críticas ou discordância, mas de um aspecto que mostre que as pessoas estão socializando sobre aquilo, pode ser dito, como um “assunto do momento”.

Podemos, assim, perceber que a construção de capital social não é inteiramente emergente, mas também uma consequência da apropriação social das ferramentas de comunicação na Internet. Essa apropriação é capaz de gerar tipos de capital social de primeiro nível, o mais básico e mais voltado aos indivíduos, o que é típico das redes de filiação. Já o capital social de segundo nível, mais característico de redes emergentes, demanda maior investimento e maior contato entre os atores sociais. Por conta disso, nem sempre é encontrado nos sites de redes sociais. Raquel Recuero, pag. É dever obrigatório de quem quer ter sucesso nos negócios possuir pelo menos uma rede social para a divulgação do seu trabalho, pois esse é o negócio do momento, por mais que não se tenha previsões exatas de quanto tempo isso vai durar, mas só resta aproveitar enquanto elas estão no topo da modernidade.

O segredo é não deixá-las caírem no desuso, pois isso abre uma lacuna para novas redes surgirem, dificultando assim que as pessoas voltem a utilizar a rede de antigamente em vez da rede atual, que foi exatamente o que aconteceu com o Orkut quando todos os usuários migraram para o Facebook. REFERÊNCIAS: Recuero, Raquel. Redes sociais na internet / Raquel Recuero. – Porto Alegre: Sulina, 2009. A história das redes sociais: como tudo começou. Acesso disponível em: < https://www. tecmundo. com. br/redes-sociais/33036-a-historia-das-redes-sociais-como-tudo-comecou. Centro Terapêutico Araçoiaba. Acesso disponível em: <http://ctaracoiaba. com. br/contato> Acesso em 22 jan. Poder de influência das redes sociais no consumo registra crescimento. br/o-que-e-e-commerce/> Acesso em 23 jan.

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