REABILITAÇÃO NEUROPSICOLOGICA EM CASOS DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Tipo de documento:Monografia

Área de estudo:Geografia

Documento 1

BANCA EXAMINADORA __________________________________ PROF. XXXXXX (NOME DA UNIVERSIDADE) __________________________________ PROF. XXXXXX (NOME DA UNIVERSIDADE) __________________________________ PROF. XXXXXX (NOME DA UNIVERSIDADE) RESUMO Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa de literatura sobre a reabilitação neuropsicológica em casos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Para isso, foram selecionados artigos científicos publicados em bases de dados como PubMed, Scopus e Web of Science. Interventions can be directed both at improving specific cognitive skills, such as attention, memory, and organization, and at improving social and behavioral skills. In this way, it is possible to obtain a significant improvement in the quality of life of individuals with ADHD. However, more research is needed to evaluate the long-term effectiveness of neuropsychological rehabilitation interventions, as well as their application in different age groups and levels of severity of ADHD.

Keywords: Neuropsychological rehabilitation. Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Síntese dos resultados encontrados. Limitações dos estudos selecionados. Implicações para a prática clínica. CONCLUSÃO. Conclusões gerais da revisão integrativa de literatura. Por isso, a presente revisão integrativa de literatura tem como objetivo analisar as abordagens de reabilitação neuropsicológica utilizadas em casos de TDAH e suas implicações para a prática clínica. Nesse sentido, esta revisão integrativa de literatura se justifica pela necessidade de compilar e avaliar criticamente a produção científica atual sobre reabilitação neuropsicológica em TDAH, para subsidiar a prática clínica baseada em evidências e aperfeiçoar as estratégias terapêuticas para essa condição. Além disso, a revisão integrativa de literatura pode contribuir para o avanço do conhecimento científico sobre o TDAH e suas implicações para a saúde mental e o bem-estar dos pacientes.

OBEJETIVO O objetivo principal deste trabalho é realizar uma revisão integrativa de literatura sobre as abordagens de reabilitação neuropsicológica utilizadas em casos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com o intuito de identificar as abordagens mais eficazes para o tratamento deste transtorno e as evidências científicas disponíveis sobre sua eficácia. Além disso, o trabalho busca verificar se há diferenças de eficácia das abordagens de reabilitação neuropsicológica de acordo com o perfil do paciente, como idade, sexo, comorbidades, grau de gravidade do TDAH, entre outros. A síntese dos resultados será realizada por meio de tabelas e/ou diagramas, e serão descritas as evidências científicas sobre a eficácia das intervenções de reabilitação neuropsicológica em diferentes contextos e perfis de pacientes com TDAH.

• Discussão dos resultados: a partir da síntese dos resultados, serão discutidas as limitações e desafios encontrados nos estudos revisados, as implicações práticas dos resultados encontrados para a prática clínica e para pesquisas futuras na área de reabilitação neuropsicológica em TDAH. • Conclusões: serão apresentadas as conclusões do trabalho, destacando as principais evidências encontradas sobre a eficácia das abordagens de reabilitação neuropsicológica em TDAH e as implicações práticas para a prática clínica e pesquisas futuras. Espera-se que essa metodologia permita uma revisão sistemática e abrangente das evidências 4 DISCUSSÃO A revisão integrativa de literatura realizada sobre a reabilitação neuropsicológica em casos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) evidencia a importância de abordagens integradas e personalizadas para o tratamento do TDAH.

Os resultados indicam que a reabilitação neuropsicológica é uma opção viável para o tratamento do TDAH, com destaque para as abordagens de terapia cognitivo-comportamental (TCC) e neurofeedback. A EMT é uma técnica não invasiva que utiliza campos magnéticos para estimular áreas específicas do cérebro. Segundo uma revisão sistemática de estudos randomizados controlados realizada por Schulze-Rauschenbach e cols. a EMT pode ter efeitos positivos na redução dos sintomas do TDAH em adultos. No entanto, é importante ressaltar que a eficácia das intervenções de reabilitação neuropsicológica pode variar de acordo com o perfil do paciente, como a idade, o gênero e o grau de gravidade do TDAH. Além disso, é necessário considerar as limitações dos estudos revisados, como a falta de um grupo controle adequado em alguns estudos e a falta de acompanhamento a longo prazo dos pacientes.

A revisão integrativa de literatura realizada neste trabalho permitiu identificar diversas intervenções de reabilitação neuropsicológica disponíveis na literatura científica, sendo que a terapia cognitivo-comportamental e a terapia de habilidades sociais foram as mais estudadas e apresentaram resultados promissores. No entanto, ainda há desafios e limitações que precisam ser considerados, como a heterogeneidade dos estudos, a falta de padronização das intervenções, a variedade de medidas utilizadas para avaliar os resultados, além das limitações inerentes às revisões integrativas de literatura, como o risco de viés de seleção e a impossibilidade de realizar análises estatísticas. Assim, sugere-se que futuras pesquisas aprofundem a investigação dessas abordagens de reabilitação neuropsicológica, avaliando sua eficácia em diferentes populações e contextos clínicos, e padronizando medidas e protocolos de intervenção para garantir a comparabilidade dos resultados.

Além disso, é fundamental que os profissionais da área de saúde mental estejam capacitados para avaliar e indicar tratamentos adequados para pacientes com TDAH, considerando as características individuais e as necessidades específicas de cada paciente. Em suma, a revisão integrativa de literatura realizada neste trabalho reforça a importância da reabilitação neuropsicológica como uma abordagem eficaz e promissora para o tratamento do TDAH, ressaltando a necessidade de aprimoramento e expansão da pesquisa na área, bem como da formação dos profissionais que atuam nesse campo. Delgado & M. J. G. Delgado (Eds. Handbook of neurotransmitters and neuromodulators in behavioral neuroscience (pp. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 54(3), 164–174. Gupta, R. Kar, B. R. Attention and memory training in children with ADHD: A systematic review.

Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Recuperado em 12 de janeiro de 2022, de https://www. who. int/mental_health/evidence/atlas/atlas_2017_web_note/en/ Cortese, S. et al. org/10. Schulze-Rauschenbach, S. et al. Transcranial magnetic stimulation for the treatment of attention-deficit/hyperactivity disorder in adults: A systematic review. Journal of Psychiatric Research, 74, 1–7.

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