Radioterapia Radioproteção

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Órgãos responsáveis pela fiscalização e monitoramento de todo território nacional em unidades hospitalares e clinicas, o regulamento do uso permitido da radiação do aparelho. Rever e discutir a importância do técnico e tecnólogo da radiologia, na área da saúde e suas precauções que terem que ser tomadas para se proteger das radiações ionizante. São Paulo 2016 Centro Universitário Senac Tiradentes Graduação Tecnologia em Radiologia Felipe Carvalho Negrão Mario Olanda Figueiredo Nilson dos Santos Patrícia Bosque Verônica Araújo Pereira de Almeida Projeto Integrador III: Radioproteção e suas especialidades Trabalho de conclusão de semestre São Paulo 2016 Sumário INTRODUÇÃO 4 OBJETIVO 5 DISCUSSÃO 5 METODOLOGIA. PROTEÇÃO RADIOLOGICA 6 1. CNEN E ANVISA 6 1. Exposição crônica do público 15 4.

Bandas de dose efetiva 15 5. CUIDADOS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA 17 5. DISTÂNCIAS 17 6. Detectores de Radiação. A diferença entre esses tipos de radiações são suas partículas eletromagnéticas, pois cada uma se interagem em um método de profundidade (penetração) com o material. Assim produzindo uma ionização direta com corpo. Existe uma partícula que não interagem com o corpo diretamente que são os fótons (não possuem carga e têm massa de repouso nula), que são usadas mais nos raios-x “Por exemplo, um nêutron, com uma determinada quantidade de energia, interage com o núcleo de um átomo do meio por onde passa, transferindo toda ou parte de sua energia. ” 3 O fator mais importante é que a radiação precisa ter cuidados especiais para manuseá-la de forma que não prejudique as pessoas próximas a região, assim necessitando de uma proteção radiológica.

OBJETIVO O objetivo do grupo é averiguar as causas e metodologias sobre proteção radiológica, não só para o paciente mas para todos ao redor inclusive todos os funcionários da área da saúde que possuem um certo contato com a radiação ionizante. Possibilitando uma interação com a matéria e modifica-la pela sua quantidade de energia, ionizante (alto nível de energia) ou não-ionizante (baixa nível de energia). Proteção Radiológica é o estudo que abranja a proteção do organismo contra a radiação ionizante. Para isso ela analisa diversos efeitos quantitativos que a radiação pode fazer com o corpo, necessitando de regulamentações, unidades especializadas e métodos de medições para que tanto o profissional quanto a população que será submetida a radiação ionizante.

Os primeiros órgãos internacionais responsáveis pela proteção radiológica é “ICRP’’ (International Commission on Radiological Protection) e o “ICRU’’ (International Commission Units and Measurements), regulamentaram normal de proteção radiológicas e cuidam de grandezas e unidades internacionais. As regulamentações consistem recomendações de proteção radiológica em todas as unidades de todos os países. d Por período (diagnóstico + tratamento). e Valor médio numa área de 1 cm2 da parte mais irradiada. Portaria 453/98 A portaria 453 é o regulamento técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológicas em radiodiagnósticos médicos e odontológicos e propõe o uso dos raios-x diagnósticos em todo território nacional. Usar a radiação indevidamente pode causar riscos, não só para o técnico, mas para o estabelecimento hospitalar e pessoas perto da região.

Devidamente a Anvisa, preocupada com a proteção radiológica em cidades e municípios. Portaria 453-98). Art. º A inobservância dos requisitos deste Regulamento constitui infração de natureza sanitária nos termos da Lei 6. de 25 de agosto de 1977, ou outro instrumento legal que venha a substituí-la, sujeitando o infrator ao processo e penalidades previstas, sem prejuízo das responsabilidades civil e penal cabíveis. Portaria 453-98). MARTA NOBREGA MARTINEZ [. ’’ (Portaria 453-98). Princípios de proteção Radiológica. O objetivo da proteção radiológica é a prevenção ou diminuição dos efeitos somáticos ou redução da deterioração genéticas dos indivíduos. Doses de radiação natural ou ionizante são utilizadas nos tratamentos médicos, não consideradas nas doses de acumulo. Limitações da dose individual.

As metas de proteção radiológica e manter os limites de dose anual, para indivíduo ocupacional expostos (IOE) e de indivíduos públicos. Essa porcentagem está nas diretrizes da CNEN. Existe outra meta da proteção radiológica e de limitar a probabilidade de ocorrência de efeitos estocásticos, a limitação e baseada no princípio de detrimento, deve ser igual a radiação uniforme de corpo inteiro. Dose para IOE. Dose equivalente, cristalino 50 mSv. Dose equivalente, extremidades (mãos, pés e pele) 150 mSv. Justificativa: As mesmas dos IOE sendo a quantidade de dose menor. Visitante ou acompanhante, mSv Dose efetiva ou de corpo inteiro, 5 mSv. Justificativa: Por período de acompanhar o paciente entre o diagnostico até o tratamento se houver necessidade. As grandezas básicas não são medidas diretamente, sendo assim não permite um controle efetivo aos danos possíveis pela radiação.

Por esse motivo temos problemas ao interpretar as medições de radiação em termos de dose equivalente ou em tecidos em dose efetiva. Recomenda-se esse limite secundário para uma comparação com as quantidades de medidas primária. Esse limite secundário e para irradiação interna e externa sendo a externa equivalente a 20 mSv por ano. Em relação a interna são os valores anuais por absorção de material radioativo via inalação ou ingestão, isso pode ter limites derivados onde a instituição pode atribuir os limites adequados e limite e chamado de limite autorizado. Livro Radioproteção e Dosimetria: Fundamentos (Instituto De Radioproteção e Dosimetria Comissão Nacional de Energia Nuclear) Tabela de comprimento de relaxação de algumas matérias: Livro Radioproteção e Dosimetria: Fundamentos (Instituto De Radioproteção e Dosimetria Comissão Nacional de Energia Nuclear) Tabela 3.

São utilizados os materiais de baixo número atômico para Nêutrons rápidos como, cádmio e o índio. Também se usa matemática para o projeto de blindagem. Blindagens para partículas carregadas A colisão das partículas carregadas com as partículas dos átomos das blindagens a velocidade entra em equilíbrio com as partículas do meio. Alcance da partícula (range) é o espaço que a partícula percorre desde a entrada na matéria até sua parada. c) Área Livre: Área que não seja classificada como área controlada ou supervisionada. As áreas controladas devem ter controle restrito, estar sinalizadas com o símbolo internacional das radiações ionizantes, os funcionários devem usar seus equipamentos de proteção individual (EPI´S).

Pela norma da CNEM, uma área radiologia para ser controlada deve ter no máximo 3/10 do limite de exposição. As áreas supervisionadas devem possuir monitores, para controlar o nível de acesso maior de 1mSv/ano. Já as áreas livres devem ter o nível mínimo de 1mSv/ano. EXPOSIÇÃO BANDA Livro Radioproteção e Dosimetria: Fundamentos (Instituto De Radioproteção e Dosimetria Comissão Nacional de Energia Nuclear) Figura 4. Bandas de Dose Efetiva Individual, em mSv, que podem ser utilizadas em situações de operação normal ou de emergência. CUIDADOS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA   5. TEMPOS   São três as formas de se controlar a radiação externa, sendo elas: o tempo, a distância e a blindagem (barreira). A quantidade de dose de radiação que uma pessoa em uma área exposta recebe, é diretamente ligada ao tempo em que ela permanece na área, isto pode ser controlado, controlando o tempo de exposição: dose = taxa.

O detector e formado por um elemento sensível a radiação, consiste também ter um dispositivo para mensurar o valor relacionado a grandeza dessa radiação. Propriedades do detector. Para ele ter eficiência na mensuração ele tem que apresentar certas características como: Repetitividade: Serão obtidos nas mesmas condições de medição. Reprodutibilidade :Os mesmos resultados serão obtidos em diferentes medições. Estabilidade: Conservar as características de medição durante ao longe do tempo. Alguns destes dispositivos facilita a leitura dos valores capturados. Os ambientais podem ser em estações de monitorizarão com vários dispositivos como filtros, detectores de traço, TLD e detectores ativo. Dosímetro. É um monitor que mede a grandeza radiológica, porem ela está relacionada ao corpo inteiro desde tecido e órgão humano, o mesmo deve conter.

Valor em dose efetiva Material tecido equivalente. Esses detectores são menores por exemplo 3 cm x 4cm, são envolvidos em envelopes de plástico, coberto por filtros de cobre e chumbo a prova de luz, são colocados dois tipos de emulsão umas mais sensíveis (para baixas doses) e outra para menos sensível (para altas doses), isso ocorre para captar as doses de fótons e quantidade em energia. O equipamento é o dosítrometro ótico, a densidade ótica e uma forma de atenuação da luz transmitida pelo filme em relação a intensidade da luz incidente. Esse filme e trocado a cada mês isso faz que a dose seja acumulada no dosimetro, após a contagem da dose essa relação e demonstrada para o IOE.

iprltda. cl/noticias/que-es-el-dosimetro-personal/ 4 https://jmreh2012. O dispositivo e de uso exclusivo para o local onde a pessoa irá trabalhar, e não poderá ser utilizado por outra pessoa. Esses são alguns tópicos que estão na portaria de 453 de dosimetria Radiológica Pessoal. Mamografia Mamografia é um exame de imagens feito nas mamas, sendo conhecido também como o Raio X das mamas. É considerado o top e mais avançado exame para detecção precoce do câncer de mama. Seu objetivo principal é o de detectar precocemente tumores nas mamas das mulheres, contudo esse exame também pode ser feito em pessoas do sexo masculino. Exposições ocupacionais: b) Para mulheres grávidas devem ser observados os seguintes requisitos adicionais, de modo a proteger o embrião ou feto: 4. O serviço de radiodiagnóstico deve implantar um sistema de controle de exposição médica de modo a evitar exposição inadvertida de pacientes grávidas, incluindo avisos de advertência como: "Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez: favor informarem ao médico ou ao técnico antes do exame".

Conclusão A Proteção Radiológica tem como objetivo proteger o cidadão dos efeitos da radiação ionizante. Sendo de suma importância a utilização dos EPI´S (Equipamentos de Proteção Individual), tanto para o profissional da área como para o paciente. Um dos mais importantes meios de controlar a radiação recebida pelo profissional da área é o diâmetro. uol. com. br/radiacao3. htm 4 - http://www. iprltda.

667 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download