QUESTÕES NORTEADORAS PARA A QUALIDADE DE VIDA

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Nutrição

Documento 1

Orientadora: Adriana Bianchi VILA MARIA 2020 Sumário QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA 4 FOLDER PARA FINS INFORMATIVOS 7 TRÊS PERGUNTAS NORTEADORAS 9 INTRODUÇÃO 9 DESENVOLVIMETO: QUESTÕES NORTEADORAS PARA A QUALIDADE DE VIDA 11 CONCLUSÃO 13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA Este questionário é sobre como você se sente a respeito de sua qualidade de vida, saúde e outras áreas de sua vida, são 10 questões, Por favor, responda a todas as questões. MUITO OBRIGADO (A) ! FOLDER PARA FINS INFORMATIVOS TRÊS PERGUNTAS NORTEADORAS INTRODUÇÃO A expressão qualidade de vida foi empregada pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, em 1964, ao declarar que "os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos.

Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas" (PIO, M. A ET AL. O interesse em conceitos como "padrão de vida" e "qualidade de vida" foi inicialmente partilhado por cientistas sociais, filósofos e políticos, o crescente desenvolvimento tecnológico da Medicina e ciências afins trouxe como uma consequência negativa a sua progressiva desumanização. Estas alterações podem comprometer a qualidade de vida, se não houver orientação adequada quanto ao tratamento ou o reconhecimento da importância das complicações que decorrem destas patologias (INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION.   Qualidade de vida é uma noção eminentemente humana, estando aproximada ao grau de satisfação encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiental e à própria estética existencial. Está relacionada aos elementos que a sociedade considera como padrão de conforto e bem-estar, variando com a época, os valores, os espaços e as diferentes histórias, com foco na promoção da saúde ( BUSS PM.

A Carta de Otawa, elaborada na I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde -1986, com representantes de 38 países, definiu a promoção da saúde como:"o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo e subjacente a este conceito, o documento assume que a saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão da qualidade de vida" (MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). O trabalho é de natureza qualitativa, a pesquisa qualitativa compreende um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visam a descrever e a decodificar os componentes de um sistema complexo de significados.     A hipertensão arterial é uma doença de natureza multifatorial, freqüentemente associada a alterações metabólicas e hormonais e fenômenos tróficos.

É caracterizada pela elevação da pressão arterial, considerada como um dos principais fatores de risco cárdio e cerebrovasculares, e complicações renais. O número estimado de indivíduos com hipertensão no Brasil é de, aproximadamente, 18 milhões, sendo que, destes, apenas 30% estão controlados, aumentando assim o risco de acidente vascular cerebral, doenças renais e cardiovasculares (PEIXOTO SV, GIATTI L, AFRADIQUE ME, LIMA-COSTA MF.    Por outro lado, as complicações resultantes do diagnóstico tardio da hipertensão ou da não adesão ao tratamento podem demandar em internações e custos hospitalares, constatados pelos dados apresentados no Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde (MS), ou seja, 17,6% das internações estão relacionados com a hipertensão e doenças hipertensivas, o que corresponde a 5,9% dos recursos pagos pelo SUS (SANTOS ZMSA, LIMA HP.

    Nos últimos anos, a Estratégia Saúde da Família, enquanto política pública nacional, tem se destacado como estratégia de reorganização da atenção básica, na lógica da vigilância à saúde, representando uma concepção de saúde centrada na promoção da QV, por meio dos seus principais objetivos que são: a prevenção, a promoção e a recuperação da saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). BUSS PM. Promoção da saúde e qualidade de vida. Revista Ciênc Saúde Colet. Jan-Jun; 5(1):163-77. FARDO VM, CREUTZBERG M, SILVA MCS. Revista Ann Int Med; 118:622-9. INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. What is diabetes?. homepage da internet]. Brussels (BE): IDF; 2006. Resolução Nº 196, de 10 de outubro de 1996: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos.

Brasília (DF): MS; 1997. MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR), Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de hipertensão arterial e diabetes mellitus Plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus: hipertensão arterial e diabetes mellitus. Brasília (DF): MS; 2001. Dez; 13(4):46-53.  2004 PEREIRA. E. F; TEIXEIRA, C. S; SANTOS, A. Rev Nurs. Jul; 86(8):314-9.  2005 WHOQOL GROUP. The development of the World Health Organization quality of life assessment instrument (the WHOQOL). In: Orley J , Kuyken W, (editors).

75 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download