Questões de especialização em serviços de gestão e saúde

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Farmácia

Documento 1

os indicadores de qualidade podem ser um meio de mensurar e avaliar as ações de enfermagem, são considerados instrumentos de gestão que orientam o caminho para a excelência do cuidado, eles se constituem na maneira pela qual os profissionais de saúde verificam uma atividade, monitoram aspectos relacionados a determinada realidade e avaliam o que acontece com os pacientes, apontando a eficiência e eficácia de processos e os resultados organizacionais. Neste sentido, entende-se que as ações de cuidado da equipe de enfermagem precisam ser acompanhadas, com o intuito de conhecer seus resultados e estabelecer boas práticas com base em evidências, gerando ferramentas e estratégias que auxiliam na qualidade e produtividade da instituição. Referencia: BÁO, Ana Cristina Pretto et al.

Indicadores de qualidade: ferramentas para o gerenciamento de boas práticas em saúde.  Revista Brasileira de Enfermagem, v. p. As dimensões que constituem a ferramenta BSC (balanced scorecard) incluem a mensuração da aprendizagem organizacional, que permite gerar indicadores sobre os fatores críticos de sucesso para a organização. R: De acordo com Báo et al. os indicadores de qualidade são reconhecidos como ferramenta indispensável para o gerenciamento de boas práticas no ambiente hospitalar. Os valores mensurados demonstram o resultado da assistência e permitem avaliar se as metas assistenciais foram atingidas; auxiliam no conhecimento acerca dos pacientes atendidos, bem como podem sinalizar melhorias na assistência no que tange ao cuidado centrado no paciente, auxiliando no planejamento e na tomada de decisão do enfermeiro para a prática baseada em evidências.

demonstrou que não existe uma “receita de bolo” para que os profissionais de saúde utilizem as ferramentas de gestão da qualidade. Não se pode garantir que uma ferramenta milagrosa conferirá sucesso ao processo de qualidade e segurança do paciente. Ainda segundo os autores, o importante é considerar os pontos relevantes e escolher o caminho que mais se assemelhe à realidade da instituição, utilizando-se de ferramentas que realmente agreguem valor ao desempenho dos profissionais de saúde e ao objetivo proposto. Sugere-se que a auditoria e feedback, com base em dados dos indicadores, pode ser eficaz na mudança de cuidados de saúde e da prática profissional. Referencia: FIORETI, Fernanda Cristina Custodia de Faria et al. Assim, com base neste estudo, compreende-se que a elaboração do diagnostico estratégico tem como intuito dar uma visão total, ou seja, envolve cada elemento nessa fase, permitindo uma reflexão sobre o que diz referente ao estado dos processos e das relações, quais faz parte e ao contexto geral.

Referencia: FIORETI, Fernanda Cristina Custodia de Faria et al. Uso de ferramentas de gestão da qualidade com foco na segurança do paciente neonatal. Rev. enferm. citam que segundo o IBGC (2015), a Governança Corporativa proporciona transparência, ética, reponsabilidade pelos resultados, prestação de contas à Sociedade e direitos iguais entre os acionistas, expresso através de princípios básicos. Sendo a transparência, um dos pilares da Governança Corporativa, tem como obrigação de informar e disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Neste sentido, de acordo com a leitura deste estudo, entende-se que a escolha de uma determinada abordagem para a formulação de estratégia é o resultado da cultura da organização e de seu sistema de gestão.

Referencia: MONKEN, Sonia Francisca et al. Abordagem bibliométrica sobre a governança corporativa no setor da saúde. A iniciativa de valorização das diversas manifestações do conhecimento científico vem abarcar esta lacuna do desenvolvimento. Neste estudo, observa-se que esta relação é geralmente referida como a de poder decisório da gestão e do conselho de diretores perante os acionistas. Referencia: MONKEN, Sonia Francisca et al. Abordagem bibliométrica sobre a governança corporativa no setor da saúde.  Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v.

42 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download