Qualidade na prestação de servicos publicos
Tipo de documento:Projeto de Pesquisa
Área de estudo:Gestão pública
PROBLEMA. OBJETIVOS. Objetivo Geral. Objetivo Especifico. JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS 1. Objetivo Geral Demonstrar como os processos administrativos burocráticos impactam na entrega de serviços públicos de qualidade. Objetivos Específicos a) Entender o conceito de qualidade na prestação de serviço; b) Levantar informações sobre trajetória da qualidade no setor público no Brasil; c) Abordar sobre a qualidade na prestação de serviços público. JUSTIFICATIVA A escolha do presente tema justifica-se pelo relacionamento com área de conhecimento profissional e de interesse no aprofundamento do estudo sobre a qualidade dos serviços públicos no Brasil, com vistas a abordar aspectos disfuncionais da burocracia que travam em grande parte a prestação eficiente dos serviços públicos. REVISÃO DE LITERATURA 2. O serviço público nada mais é do que servir ao cidadão, desta forma, de acordo com Caberlon (2012), a desburocratização deve ser o primeiro passo para aproximar a administração pública do cidadão.
Assim a política de desburocratização, visa desconstituir a centralização, a desconfiança e o excessivo formalismo que caracterizava o funcionamento da máquina pública. Em meados dos anos 90 surge o Programa da qualidade e produtividade na administração pública, com objetivo de reduzir a participação do Estado na vida social. Tal constatação está evidenciada no entender de Lima (2007, p. ‘não era simplesmente implantar a qualidade na administração pública, mas fazer com que o Estado contribui-se para o aumento de competitividade global do país’. Para Moller (1992), de acordo com os autores Lucas e Silveira Júnior (2012, p. o sucesso de uma instituição depende do nível da qualidade dos serviços prestados com a finalidade de satisfazer a exigência da população”.
Assim os gestores precisam ficar atentos e serem capazes de identificar as fragilidades na prestação de serviço do setor público. Na visão de Cardozo (1999) apud Lucas e Silveira Júnior (2012) para obter eficiência a Administração Pública precisa aproveitar ao máximo toda a coletividade, em todos os níveis, ao longo da realização de suas atividades. Ou seja, racionalizar e aproveitar o máximo das potencialidades existentes. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CABERLON, Cléa Dóris. Busca se Qualidade na Prestação do Serviço Público: Utilização do Modelo se Excelência em Gestão Pública. f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Santa Maria. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002. CAMPOS, Vicente Falconi.
TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999. org. br/amogarquivos /TCCPOS-TURMA-2012/Vera-Lucia-Lucas. pdf> Acesso em: 26 nov.
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