Qualidade na prestação de servicos publicos

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Gestão pública

Documento 1

PROBLEMA. OBJETIVOS. Objetivo Geral. Objetivo Especifico. JUSTIFICATIVA. OBJETIVOS 1. Objetivo Geral Demonstrar como os processos administrativos burocráticos impactam na entrega de serviços públicos de qualidade. Objetivos Específicos a) Entender o conceito de qualidade na prestação de serviço; b) Levantar informações sobre trajetória da qualidade no setor público no Brasil; c) Abordar sobre a qualidade na prestação de serviços público. JUSTIFICATIVA A escolha do presente tema justifica-se pelo relacionamento com área de conhecimento profissional e de interesse no aprofundamento do estudo sobre a qualidade dos serviços públicos no Brasil, com vistas a abordar aspectos disfuncionais da burocracia que travam em grande parte a prestação eficiente dos serviços públicos. REVISÃO DE LITERATURA 2. O serviço público nada mais é do que servir ao cidadão, desta forma, de acordo com Caberlon (2012), a desburocratização deve ser o primeiro passo para aproximar a administração pública do cidadão.

Assim a política de desburocratização, visa desconstituir a centralização, a desconfiança e o excessivo formalismo que caracterizava o funcionamento da máquina pública. Em meados dos anos 90 surge o Programa da qualidade e produtividade na administração pública, com objetivo de reduzir a participação do Estado na vida social. Tal constatação está evidenciada no entender de Lima (2007, p. ‘não era simplesmente implantar a qualidade na administração pública, mas fazer com que o Estado contribui-se para o aumento de competitividade global do país’. Para Moller (1992), de acordo com os autores Lucas e Silveira Júnior (2012, p. o sucesso de uma instituição depende do nível da qualidade dos serviços prestados com a finalidade de satisfazer a exigência da população”.

Assim os gestores precisam ficar atentos e serem capazes de identificar as fragilidades na prestação de serviço do setor público. Na visão de Cardozo (1999) apud Lucas e Silveira Júnior (2012) para obter eficiência a Administração Pública precisa aproveitar ao máximo toda a coletividade, em todos os níveis, ao longo da realização de suas atividades. Ou seja, racionalizar e aproveitar o máximo das potencialidades existentes. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CABERLON, Cléa Dóris. Busca se Qualidade na Prestação do Serviço Público: Utilização do Modelo se Excelência em Gestão Pública. f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Santa Maria. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002. CAMPOS, Vicente Falconi.

TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999. org. br/amogarquivos /TCCPOS-TURMA-2012/Vera-Lucia-Lucas. pdf> Acesso em: 26 nov.

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