Qualidade e Produtividade

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Histórico da empresa: Pelúcias do Brasil 6 2. Identificação da Causa Raiz 6 2. Escopo 7 2. Plano de ação 9 2. Cronograma - Metas 11 2. CONCLUSÃO 41 LISTA DE FIGURAS Figura 1 – Cronograma do projeto 12 Figura 2 – Mapa da produção – alocação da fábrica 15 Figura 3 – Diagrama de Ishikawa 17 Figura 4 – Fluxo da qualidade 18 Figura 5 – Diagrama de Pareto 20 Figura 6 – Fluxo do Kaisen 22 Figura 7 – Gráfico de análise de êxito 31 Figura 8 – Fluxograma do projeto 33 Figura 9 – Reformulação do cronograma 37 LISTA DE TABELAS Tabela 1 – Escopo do projeto 8 Tabela 2 – 5W2H 10 Tabela 3 – Mapa de fluxo de trabalho 15 Tabela 4 – Mapa de fluxo de trabalho revisado 17 Tabela 5 – Metas mensais 19 Tabela 7 – Novas contratações 21 Tabela 8 – Pesquisa de Satisfação 22 Tabela 9 – Melhorias do RH 24 Tabela 10 – Custos do plano de ação 27 Tabela 11 – Reformulação dos custos 36 1. INTRODUÇÃO O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de propor um projeto de melhoria para a empresa Pelúcias do Brasil com relação a ações que podem ser moldadas e implantadas na empresa para melhorar os seus processos produtivos e organizacionais, a fim de manter a qualidade de entrega do produto final ao seu consumidor, considerando todos os aspectos que são valiosos para a cultura da empresa no seu dia a dia.

PELÚCIAS DO BRASIL 2. Histórico da empresa: Pelúcias do Brasil A empresa Animais de Tecidos LTDA é uma empresa que realiza a produção de bichos de pelúcia para doações. Ela atende grande empresas e pessoas físicas que tem o interesse em realizar a compra de bichos de pelúcia para doar as entidades, orfanatos e ONGs que prestam ações com crianças, jovens, adultos e idosos. • Produção: no setor produtivo, sabe-se que é necessário melhorar os processos produtivos, ou seja, automatização de alguns processos e aumentar a qualidade dos produtos, evitando entregar as vezes um produto com má qualidade. Isso porque, atualmente, o processo da fábrica é todo manual, desde o corte do tecido, até processo de costura, envasamento e fechamento da pelúcia.

É necessário melhorar o processo, com uma produção constante e com quantidades diárias de produtos definidas para entrega. • Funcionários: o principal problema enfrentado pela empresa quanto aos funcionários, é a adaptação as mudanças corporativas e as demandas de trabalho diárias envolvendo suas próprias funções, isso desde a fábrica, até o setor administrativo, que também precisa de melhorias com relação à forma condutiva da empresa e como é possível melhorar os demais processos internos. É importante também estudar a satisfação dos funcionários com relação ao trabalho realizado na empresa e como se sentem na função atual e o que esperam dos próximos anos. Objetivo O principal foco deste projeto é atender a modificação das demandas da empresa, com relação ao aumento das vendas/doações que estão sendo realizadas.

Produtos envolvidos Bichos de pelúcia. Materiais envolvidos Compra de materiais básicos para fabricação como o tecido, linhas e maquinário para costura, esponja para enchimento e adereços de cada bicho de pelúcia de acordo as suas especificações de qualidade. Além disso, temos os materiais administrativos e de uso comum, como produtos de limpeza, higiene, cozinha e refeitório. Restrições/Riscos Falta de capital para investimento; Desinteresse dos funcionários; Gestão do tempo contraposto com o tempo necessário dedicado a produção. Depois, é realizado o monitoramento deste processo, ou seja, visando as ações efetivamente realizadas na empresa, são realizados testes, checagens e acompanhamento dos impactos que cada ação terá de forma efetiva, para por fim, encerrar o plano de ação e definir quais foram os processos melhorados e o que de fato deverá ser revisado para elaboração de um novo plano que contemple novas melhorias ou reformulação de processos.

Em virtude disso, e do escopo do projeto elaborado acima, foi desenvolvido com a utilização da ferramenta 5W2H um panorama sobre os principais problemas da empresa, em contrapartida com as destinações que cada pessoa será responsável, ainda com a implantação dos processos de gestão que precisam ser estruturados na empresa, conforme apresentado pela Tabela 2. Tabela 2 – 5W2H Fonte: Elaboração própria, 2022 2. Cronograma - Metas O cronograma básico do projeto pode ser destacado pela Figura 1, onde são apresentados os prazos a serem cumpridos, junto com a exigência de cada uma das ações a serem tomadas nas empresas. Figura 1 – Cronograma do projeto Fonte: Elaboração própria, 2022 De acordo com o cronograma acima, é possível identificar e quantificar o prazo de cada uma das melhorias que serão aplicadas na Animais de Tecidos, podendo ser descrito da seguinte forma: • Produção: com relação aos processos produtivos, o tempo destacado refere-se as quatros ações principais, que seriam a compra de maquinário, especificação e definição do fluxo produtivo, criação do setor da qualidade e também a definição de metas diárias de produção.

Fonte: Elaboração própria, 2022 Figura 2 – Mapa da produção – alocação da fábrica Fonte: Elaboração própria, 2022 De acordo com o mapa produtivo, é possível observação a alocação dos funcionários da empresa na fábrica, com relação a localização onde executam suas atividades. O primeiro passo desta ação, após cotação, será a definição da quantidade de máquinas adquiridas, isso porque, como já visto anteriormente, a empresa somente possui máquinas de costura e que atualmente estão velhas e desgastadas. Portanto, a previsão de compra será de duas máquinas de corte, uma máquina de envase e quatro novas máquinas de costura, a fim de dobrar a produção das matérias-primas e consequentemente os bichos de pelúcia.

• Fluxo produtivo Com relação à melhoria no fluxo produtivo, será realizada uma definição mais eficaz com relação ao direcionamento das responsabilidades de cada funcionário, isso porque, nota-se que eles atualmente têm processos definidos, porém, diante do tempo, necessidade da demanda ou falha de algum funcionário anterior, é necessário remodelar o processo. De forma a melhorar o processo produtivo, o fluxo abaixo representa uma distribuição do setor a fim de organizar de maneira eficaz os processos: Pedido -> Corte -> Costura -> Enchimento -> Costura -> Lote (embalagem) Esse entendimento, com relação às dificuldades que estão sendo observadas, podem ser diagnosticadas de acordo com o apresentado pelo Diagrama de Ishikawa, cuja finalidade é entender as possíveis causas para os problemas relacionados ao fluxo produtivo da fábrica, levando em considerando os principais problemas apresentados.

Para isso, foi realizada uma análise comparativa com os principais problemas associados a falta de treinamento dos funcionários, ou seja, quais são as causas que levam a ocorrência constante de falhas no processo produtivo e comercial. Figura 5 – Diagrama de Pareto Fonte: Elaboração própria, 2022 Os treinamentos que possuem uma previsão de acontecer no prazo de agosto a dezembro de 2022, serão realizados pelo gestor da empresa, que ao mesmo tempo que coordena todo o processo de melhoria, também aplicará os treinamentos e promoverá as reuniões para organização dos funcionários a fim de criar a experiência de vida com eles. Portanto, o planejamento dos treinamentos, juntamente com os modelos de treinamento e temas, seguirá o apresentado pela Tabela 5. Tabela 5 – Treinamentos TREINAMENTOS Setor Comercial + Administrativo - Práticas de negociação - Análise de mercado - Financeiro e Faturamento Setor Produtivo - Manuseio das máquinas - Processo produtivo - Implantação da qualidade - Certificações de processos Todos os setores - Políticas da empresa - Comunicação - Gestão de pessoas Fonte: Elaboração própria, 2022 • Contratação Como já explanado anteriormente, o processo de contratação refere-se a todos os funcionários que serão contratados nesse período e como eles também estarão ligados com as novas melhorias que serão implantadas na empresa.

Com isso, com relação as contratações, a empresa irá contratar a quantidade de funcionários de acordo com a Tabela 7 apresentada a seguir, sendo que cada um dos funcionários, entrará na empresa para sua função destinada, a fim de agregar para cada setor e ao mesmo tempo desenvolve-la com todo amor e carinho, já que, o foco principal da empresa, é contratar pessoas que sintam o “Amor ao próximo”, e que não visem somente o valor financeiro, mas sim, tenham o sentimento de poder fazer algo pelo outro. Para realizar este processo, o controle será feito através do sistema da empresa, onde é possível avaliar os materiais em estoque e também emitir um pedido de compra de acordo com os equipamentos atuais, porém, antes de todo o processo, é necessária aprovação do setor de compra e cotação prévia, já que um valor financeiro havia sido destinado para este processo.

• Melhorias RH Já como última melhoria a ser implantada, os processos de RH referem-se a práticas que serão adotadas de premiação, com intuito de agregar aos funcionários ainda mais paixão pela empresa e também pelo trabalho realizado. A Tabela 9 apresentada a seguir, traz um parecer com relação as práticas de melhoria que serão realizadas pelo RH. Tabela 8 – Melhorias do RH MELHORIAS DO RH Almoço da empresa uma vez ao mês Todo final da mês, na última sexta-feira, a empresa promoverá um almoço pago à todos os funcionários para gerar a união e cooperação de todos. Compras de petiscos, mesas de café e bolos Alguns dias da semana, serão preparados cafés da manhã especiais, bolos de tarde ou demais eventos que possam reunir a equipe e promover acolhimento.

• Pesquisa de satisfação: a importância desta ação é para entender melhor quais são as necessidades da empresa e o que ela pode fazer para satisfazer cada vez mais todos os funcionários, de uma forma em que eles também posso contribuir com as solicitações, a fim de gerar maior engajamento, trabalho em equipe e melhorias internas e externas com relação à infraestrutura, organização dos processos e futuros projetos da empresa. • Salas de descanso: a ação de salas de descanso será implantada com a finalidade de promover uma cultura agradável, ou seja, fomentar a ideia de que eles estão para trabalhar, porém, o trabalho não precisa ser exaustivo, e sim prazeroso, em que para toda a ação realizada na empresa, gere benefícios ao colaborador e que ele saiba que poder[a contar com espaços para conversa, descontração e descanso no momento oportuno.

• Novos aparelhos: a compra de novos aparelhos é essencial para seguir com melhorias nos processos internos, isso porque, a troca de equipamentos, softwares e produtos de escritório de última geração, é essencial para garantia de todas as outras melhorias, já que ela envolve o melhor controle de processos, organização deles e das rotinas de cada funcionário. • Melhorias RH: por fim, a ação de melhorias com relação ao RH, trata-se de processos com a finalidade de promover maior liberdade, prazer e satisfação aos funcionários, isso é essencial porque o alicerce da empresa são os funcionários, e somente a partir deles, é possível crescer e entregar para muitas crianças a missão da empresa de fazê-las sorrir. Devido aos fatos mencionados, é possível mensurar que cada uma das ações é importantíssima para o desenvolvimento e crescimento da empresa, a fim de que este plano de ação, possa proporcionar a melhora esperada em cada um dos setores e processos de forma completa.

• Setor de qualidade O setor de qualidade é a melhoria mais esperada da empresa, a fim de mensurá-la, é possível dizer que o processo partirá da definição do que a empresa busca como primordial para os processos, juntamente a regulamentação com as leis de proteção e qualidade dos produtos, a partir do momento que se estabelece uma rotina de controle destes produtos. Para que isso ocorra, será contratado um novo profissional primeiramente, junto aos novos equipamentos, para que posteriormente, ele possa realizar o controle de forma eficaz e prática alinhado as perspectivas e posicionamento da empresa. • Definição de metas As metas são basicamente o processo de definição do que cada funcionário deverá fazer, isso, garante confiabilidade, transparência e qualidade ao serviço desempenhado.

De forma geral, essa ação se iniciará no início deste plano de ação, a partir do momento que será definido de forma clara, o que cada pessoa irá fazer na empresa, com relação às funções de cada colaborador. • Treinamentos Os treinamentos são mensurados diante do planejamento eficaz de quando cada treinamento será realizado, juntamente com o convite aos responsáveis e profissionais que farão a explicação com relação aos processos da empresa e das rotinas gerais a serem estabelecidas na empresa. Para o projeto a ser implementado, é importante observar todos os riscos, dificuldades, adequações a serem realizadas e analisar cada um dos dados coletados durante o processo para definir as melhores estratégias corretivas, evitando problemas maiores durante a finalização.

Resumo do projeto O projeto, de acordo com o escopo apresentado inicialmente, trata-se de melhorias a serem implantadas na empresa Animais de Tecidos, cuja finalidade é propor melhores processos e condições físicas, profissionais e de conforto a todos os funcionários, colaboradores e clientes da empresa. Isso porque, as medidas que serão implementadas, não levarão somente benefícios internos, como também levarão os benefícios externos aos clientes, garantindo produtos com qualidade certificada, alta performance, atendimento personalizado e garantia de sucesso com relação a entrega do produto ao local desejado na compra ou doação. Este projeto, pode ser descrito conforme apresentado pelo fluxograma representado pela Figura 6, nele, é possível visualizar as etapas de implantação do projeto, considerando os desvios que podem ocorrer e também os ajustes que serão realizados.

A métrica definida nesse fluxograma, trata-se de uma sequência de passos que serão tomados diante das ações de melhoria já estipuladas anteriormente para cada um dos setores da empresa, considerando os processos de produção, os funcionários e também a infraestrutura dos processos e da empresa de forma geral. • Devido ao atraso do processo de contratação do setor da qualidade, o processo de melhoria com relação às contratações também sofreu um impacto direto, isso porque o RH da empresa teve que organizar sua agenda e ao mesmo tempo organizar novamente as melhorias que seriam implantadas. Porém, não foi necessário prorrogar o cronograma, somente os processos foram todos implantados no mês de dezembro, conforme já definido pelo documento.

• Orçamento para implantação da sala de descanso. Diante de todos os outros problemas enfrentados durante a implantação, os custos referentes as ações foram alterados e tiveram aumento, com isso, impactou-se diretamente o orçamento destinado para a reforma das salas de descanso e sua consecutiva construção, devido à falta do orçamento necessário. Estas foram as principais dificuldades encontradas durante a implementação do plano de ação na empresa Animais de Tecidos LTDA. Tabela 10 – Reformulação dos custos CUSTOS POR AÇÃO Compra de maquinário Máquina de corte – 2 R$ 2500,00 por cada Máquina de envase R$ 1900,00 Máquina de costura – 4 R$ 1300,00 por cada Fluxo produtivo Organização do estoque e fábrica R$ 800,00 Setor qualidade Compra de equipamentos para análise R$ 8000,00 Construção do setor R$ 6500,00 Definição de metas Processos internos R$ 350,00 Treinamentos Palestrantes R$ 900,00 Material da organização R$ 600,00 Contratação Qualidade R$ 2500,00 Comercial R$ 2000,00 Fábrica – 3 R$ 1500,00 por cada Pesquisa de satisfação Compra de materiais para colocar a pesquisa R$ 100,00 Salas de descanso Compra de todos os equipamentos e reforma R$ 19000,00 Novos aparelhos Compra de novos equipamentos R$ 13000,00 Melhorias RH Valor mensal para iniciação dos processos em 2022 R$ 3000,00 CUSTOS TOTAIS R$ 73350,00 Fonte: Elaboração própria, 2022 Já se tratando do cronograma modificado, é possível apresentar as modificações realizadas de acordo com a Figura 9.

Figura 9 – Reformulação do cronograma Fonte: Elaboração própria, 2022 Com as mudanças realizadas, é possível trabalhar de forma eficaz para seguir com os processos de entendimento de cada um dos resultados apresentados pelas ações de melhoria praticadas na empresa. Mensuração dos resultados De acordo com as ações propostas neste processo, diante das dificuldades enfrentadas e todos os processos já definidos na empresa, é possível mensurar todos os resultados de cada uma das ações que foram implantadas na empresa, com a finalidade de compreender quais foram as melhorias e o que de fato foi impactado por cada uma das mudanças realizadas. • Compra de maquinário: diante do que foi mensurado e planejado para esta ação, é possível concluir que os passos foram seguidos de acordo com o planejado, o problema foi o atraso e dificuldade de compra junto aos fornecedores, diante dessa dificuldade, foi necessário readequar o cronograma da empresa, para definir uma melhor data de entrega das máquinas e consecutiva gestão e organização dos colaboradores.

As novas máquinas chegaram por volta de janeiro de 2023 e puderam iniciar a utilização por volta da metade do mês de fevereiro, garantindo a produção máxima após toda a fase de treinamento dos colaboradores e de todos os envolvidos no processo, garantindo assim finalização satisfatória da ação aplicada. • Melhorias RH: neste processo, foi possível vislumbrar um ótimo resultado com as medidas adotadas para unir a empresa, isso porque, não somente foi possível fomentar a ideia de trabalho em equipe, como foi possível verificar o aumento de produtividade dos colaboradores para adiantar os serviços necessários e esperar ansiosamente pela chegada do dia da confraternização mensal, o que agradou ainda mais e gerou mais engajamento aos processos, com garantia de 100% de aproveitamento da melhoria.

Diante disso, é possível observar que as melhorias aplicadas foram satisfatórias e puderam gerar um engajamento e aproveitamento de 100% de todas as ações, mesmo com os empecilhos que foram identificados ao longo do caminho. Considerações finais O projeto de melhoria implantado na empresa Animais de Tecidos foi de extrema importância para adequá-la as novas demandas do mercado e também aos novos processos que também devem ser efetuados para garantias legais, e também para atualização com o que há de mais tecnológico no mundo atualmente, independente da sua função. Com isso, é possível considerar que o trabalho desenvolvido por cada um dos setores da empresa e também pela gestão, foi fundamental para que o êxito da implantação de cada melhoria fosse total.

A partir disso, é possível garantir e constatar fielmente que todos os pontos de ação propostos, mesmo com os contratempos, foram finalizados e atualmente auxiliam à empresa na garantia da automação de processos, melhor controle dos produtos, com relação à classificação por lote, além da entrega principal da empresa, que é um produto de qualidade que possa oferecer, não somente aos funcionários, como também ao consumidor final (crianças) o prazer pela vida, fundamento pelo carinho, acolhimento e desejo de melhores condições de vida.

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