PSICOPEDAGOGIA NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS: UM OLHAR ALÉM DA SALA DE AULA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Nome do orientador) Afiliações ________________________________________ Prof. Nome do professor avaliador) Afiliações ________________________________________ Prof. Nome do professor avaliador) Afiliações RESUMO Este estudo apresenta uma investigação sobra a Psicopedagogia nas Organizações Empresariais: “A instituição além das escolas e das clínicas”. Mais especificamente foram selecionados funcionários de empresas com e sem psicopedagogos em seu quadro, para buscamos refletir sobre a diferença que esta qualificação traz ao ambiente de trabalho. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, de forma a obter dados por meio de entrevistas a diferentes setores dessas empresas. Keywords: Business Psychopedagogy. Strategic planning. Human Skills SUMÁRIO INTRODUÇÃO 5 1. REFERENCIAL TEÓRICO 6 1. A CONSTITUIÇÃO DA PSCICOPEDAGOGIA 6 1. PLANOS DE CARREIRA 30 4. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 32 CONSIDERAÇÕES FINAIS 34 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 37 ANEXOS 38 1.

PESQUISA DE CAMPO 38 2. LEVANTAMENTO DE NECESSIDADE DE TREINAMENTO (LNTD) 66 3. PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES 67 4. Como objetivo geral apresentaremos as ferramentas de aplicação para consolidarmos a importância da Psicopedagogia nas Empresas, em amiúdes específicas, trataremos da elaboração de projetos e treinamentos para o aumento das potencialidades dos indivíduos; baseados nos dados coletados na pesquisa de campo. Guiados por um referencial bibliográfico de alta qualidade, será exposto as vertentes de grandes nomes no assunto, o que enriquecerá o desempenho de todos os interessados a se dedicarem a esta área vasta, de muitas possibilidades e em plena expansão. REFERENCIAL TEÓRICO Neste capítulo, conheceremos as concepções evolutivas destes profissionais, para que se consolidem nas instituições através de sua atuação, a presente monografia apresentará os estudos sobre a implantação psicopedagógica nas empresas, suas teorias, seu desenvolvimento na história e suas contribuições às organizações.

Em seguida, será apresentado sua relação com o desempenho de habilidades específicas nas organizações. Esse embasamento teórico fornecerá as ferramentas necessárias para a resolução dos problemas da pesquisa, assim como uma base sólida, em defesa destes profissionais, para o desenvolvimento, significativamente positivo, das empresas em nosso cenário atual.   Em 1946 surgiram os primeiros Centros Psicopedagógicos. Conforme Mery apud Bossa (2007), J. Boutonier e George Mauco foram os criadores, e através destes centros buscavam unir a psicologia, psicanálise e pedagogia para a realização dos tratamentos. Na década de 50 os conceitos de psicopedagogia surgem na América do Sul e no ano de 1956 é que se dá início a formação universitária em Psicopedagogia, na Argentina com a europeia Arminda Aberastury e o argentino, Jorge Visca, considerado o pai da Psicopedagogia (criador do Instituto de Psicopedagogia da Argentina, na década de 60) e responsável direto pela definição oficial da Psicopedagogia como área de conhecimento.

 Assim começaram a surgir, na década de 70, os Centros de Saúde Mentas onde Psicopedagogos realizavam diagnósticos e tratamentos. Assim, advém uma mudança na abordagem psicopedagógica, realçando a atuação nas áreas de educação e saúde. A psicopedagogia surge da necessidade de compreender os processos de aprendizagem, com visão interdisciplinar, uma vez que possui seu próprio campo de estudos. Possui como, ponto de partida, uma vasta interpretação tanto da palavra como ao que se reporta. Sistematiza um corpo teórico, definindo seu objeto de estudo e determinando seu campo de atuação. A psicopedagogia teve seu iniciou através da pedagogia. As opiniões dos argentinos muito têm entusiasmado a psicopedagogia no Brasil. Autores argentinos formam uma bibliografia básica nas disciplinas teóricas da psicopedagogia, mesmo essa preocupação sendo originária da Europa do século XIX, através das ideias de Bacon acerca de uma concepção de ciência dominante no pensamento científico.

A psicopedagogia no Brasil analisa o processo de aprendizagem e suas dificuldades e, de forma profissional, envolve o campo de conhecimento. Na questão da formação, acentua o caráter interdisciplinar, que permite um vasto conhecimento em gerenciar relações humanas com foco em suas potencialidades. Estudos comprovam a crescente ascensão destes profissionais e sua dedicação em serem reconhecidos pela legislação brasileira, conforme afirmativa de Scoz (1998). Partindo deste posicionamento, notamos quão grande pode ser a atuação de um psicopedagogo empresarial, vários são seus conhecimentos científicos na colaboração de melhorias nos ambientes profissionais; podemos citar entre eles: • Administrar ansiedades; • Harmonizar grupos de trabalho; • Caracterizar os obstáculos que levam as dificuldades de aprendizagem; • Implantar recursos preventivos na administração de conflitos • Esclarecer papéis e tarefas no grupo.

ATUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NAS EMPRESAS Um psicopedagogo empresarial tem a função de contribuir com a relação entre a instituição e os colaboradores, melhorando a qualidade do desempenho de quem trabalha no ambiente. Se faz necessário que este profissional conheça como é o funcionamento do grupo, o histórico e a cultura da empresa e também tenha uma sólida bagagem de conhecimentos em desenvolvimento administrativo. Ele irá promover ações que colaborem no planejamento, gestão, controle e avaliação de aprendizagens, proporcionando qualidade nos processos de recrutamento, seleção e organização pessoal; elaborando diagnósticos organizacionais para assim promover e encaminhar os colaboradores a treinamentos de capacitação específicos a seu perfil. Sua principal atribuição é facilitar a concepção e a participação do conhecimento, fomentando novas formas de relacionamento e unido gestores e colaboradores por um mesmo ideal.

Atuará também na intervenção para que os colaboradores que resistam às mudanças aceitem da melhor maneira possível, alcançando o desenvolvimento de todo grupo. Esse modelo de desenvolvimento, com a inserção de psicopedagogos nas empresas, que é recente em nosso país, nem sempre é bem recebido pelos colaboradores; de acordo com Hilsdorf: Como seres humanos, vivemos um conflito entre duas tendências básicas que possuímos: a tendência à diferenciação (nossa aliada no processo de mudança) e a tendência à conservação (ligada à necessidade de segurança/manutenção). HILSDORF, Edição 72) O resistir muitas vezes é mais fácil do que enfrentar o novo, já que não causa danos e estamos acostumados, mas vale lembrar que ser inovador é um diferencial necessário ao contexto atual.

“Necessitamos acomodar novos esquemas para assimilarmos e internalizarmos novas estruturas para prosseguirmos nosso caminho de aprendizagem. ” (PIAGET, 1975 apud SOARES, 2000). O psicopedagogo deve buscar a melhor forma para todos compreenderem que a mudança é algo benéfico, agrega valores e é a melhor forma de aprender. A mudança deve ser conduzida de uma maneira organizada e transparente, começando pelas pequenas coisas de acordo com o tempo e compreensão de cada um. Habitualmente o ser humano atribui causas externas aos resultados insatisfatórios, cabe ao psicopedagogo analisar quais são os fatores que prejudicam o bom funcionamento dos colaboradores na organização, utilizando-se de um planejamento pedagógico e, principalmente, de um bom relacionamento interpessoal. Segundo Costa (2009, p. “o psicopedagogo procura atuar na superação das dificuldades de entrosamento de um grupo, levando a empresa a diminuir o desperdício”.

COSTA, 2009, p. Como existem muitas atividades, para a atuação do psicopedagogo, dentro da organização, como um colaborador, ele faz parte da empresa; a qual conta com toda sua dedicação, ambos buscando o bom desenvolvimento mútuo. Com ênfase no referencial bibliográfico, até agora citado, percebemos o quão importante e imprescindível este profissional vem se tornando nas empresas, passaremos a pesquisa de campo para ter o entendimento na prático de todo esse desempenho. PROCEDIMENTOS PSICOPEDAGÓGICOS NAS ORGANIZAÇÕES Existem diversos procedimentos, e fluxo de trabalho que colaboram com a melhoria dos resultados e da qualidade dos serviços. Costa (2009), destaca que a psicopedagogia atua no inter-relacionamento dos funcionários, os quais ela chama de colaboradores por serem os que se comprometem com o crescimento da empresa.

Durante o programa, são contemplados desde treinamentos de introdução à política, missão, visão e valores da empresa, até treinamentos mais específicos de procedimentos e fluxos de trabalho que serão de competência do mesmo em sua rotina de trabalho. Esse cronograma deverá ser a primeira atividade a ser planejada pelo psicopedagogo; é através da execução dele que chegaremos aos objetivos almejados. Deverá ser aplicado a todos os colaboradores admitidos na empresa, e entregue ao novo colaborador com data e hora para cada treinamento nas próximas semanas. Esses cronogramas de treinamentos, possibilitam a melhoria no processo de integração e ambientação do novo funcionário na empresa, além das rotinas e competências necessárias às funções que desempenhará no em seu cotidiano.

• Desenho de Fluxograma: É o desenho e a disponibilização, em local visível a todos os colaboradores, dos fluxos de operações das diversas áreas da companhia, área comercial, pedagógica, administrativa e coordenações. Organizando, por exemplo, um workshop com pequenos grupos sobre deveres e direitos dentro da empresa, de forma até lúdica, conscientizando os funcionários acerca da assiduidade e da pontualidade em relação ao trabalho. As propostas são informadas a todos os que participarão, geralmente aplicados ao fim de semana, com descontração e informalidade. Muitas vezes os eventos são acompanhados de coffe break. Os participantes são convidados a contribuir com a preparação do evento; um dos recursos que, podem ser utilizados para realização de dinâmicas, é a exibição de filmes com conteúdo relevante, geralmente seguido de debate construtivo.

Rotinas de execução mais críticas, como atendimento ao cliente, prevenção e solução de conflitos são exemplos de situações com indicação de dinâmicas e workshops. O mesmo questionário foi aplicado na segunda empresa: TABELA 3: PESQUISA DE CAMPO (EMPRESA MOVELEIRA) QUESTIONAMENTO CONCORDO INDECISO DISCORDO Você está ciente da missão e visão da empresa? 3 1 A empresa oferece treinamentos para que você melhore seu desempenho? 4 A empresa lhe oferece oportunidades de qualificação profissional e mudanças de cargo? 3 1 Os funcionários do RH contribuem para o seu crescimento profissional? 3 1 Já foi convidado para ocupar um cargo superior ao seu, no surgimento de uma vaga? 2 1 1 A equipe de funcionários é unida? 3 1 Você convidaria um amigo para trabalhar com você nessa empresa? 4 Os demais funcionários te tratam com igualdade? 3 1 Os benefícios oferecidos pela empresa atendem suas necessidades? 2 2 Trocaria de emprego se tivesse uma oportunidade semelhante a que tem aqui hoje? 4 FONTE: ACERVO PESSOAL DO AUTOR Já na empresa moveleira nota-se uma equipe unida, preocupada com o crescimento individual e coletivo da equipe.

Aqui os resultados obtidos na empresa atacadista: TABELA 4: PESQUISA DE CAMPO (EMPRESA ATACADISTA) QUESTIONAMENTO CONCORDO INDECISO DISCORDO Você está ciente da missão e visão da empresa? 4 A empresa oferece treinamentos para que você melhore seu desempenho? 4 A empresa lhe oferece oportunidades de qualificação profissional e mudanças de cargo? 3 1 Os funcionários do RH contribuem para o seu crescimento profissional? 3 1 Já foi convidado para ocupar um cargo superior ao seu, no surgimento de uma vaga? 4 A equipe de funcionários é unida? 4 Você convidaria um amigo para trabalhar com você nessa empresa? 4 Os demais funcionários te tratam com igualdade? 3 1 Os benefícios oferecidos pela empresa atendem suas necessidades? 4 Trocaria de emprego se tivesse uma oportunidade semelhante a que tem aqui hoje? 4 FONTE: ACERVO PESSOAL DO AUTOR No atacadista notamos um local diferenciado, em relação aos demais, onde não existe o RH e sim o Talentos Humanos (TH), uma equipe altamente treinada, independente do cargo que ocupa, onde todos trabalham em função da expansão da empresa, certos de que seu crescimento individual acompanhará o crescimento da mesma.

DADOS DA PESQUISA DE CAMPO – 2ª PARTE Agora apresentaremos os resultados da pesquisa, obtidos pela entrevista, com questões abertas, onde os funcionários podiam se expressar livremente em relação a três questionamentos. No processo, o participante deveria responder, de forma direta e sincera, as perguntas propostas pelo autor; com o compromisso do entrevistador de não ter sua identidade revelada. Devido à questão ética do trabalho, designei a todos participantes de maneira geral, como Empresa I - Participante I - (E I - P I), Empresa II - Participante I - (E II – P I), Empresa III - Participante II - (E III - P II), assim sucessivamente quando mencionar cada um especificamente. E III – P I) “É eu ganhar mais pela minha produtividade, quanto melhor minhas vendas mais eu ganho, e isso é muito bom.

E também meus benefícios que me falaram quando eu entrei, é claro”. E III – P II) “É ele ser correspondido em tudo que deseja por executar bem sua função”. E III – P III) “São todos aqueles que a empresa se presta a oferecer quando os contrata, e dar-lhes oportunidades. O direito de crescerem profissionalmente é o maior benefício que qualquer empresa pode oferecer a seus colaboradores”. E III – P I) “É uma galera top, que nós oferece treinamento constante e nos motiva a ser melhor”. E III – P II) “É o melhor departamento daqui, sem aquela turma seria um caos, são os mantedores da ordem e motivação na nossa empresa”. E III – P III) “São umas fofas, muito bem qualificadas e capazes de enxergar talentos que fogem ao olhos mais habilidosos, é a melhor equipe da empresa”.

E III – P IV) A última pergunta foi sobre o que os funcionários fariam se fossem donos da empresa. “Aumentaria meu salário”. E III – P III) “Aqui todos somos donos, ou considerados assim, desde os cargos mais baixos até os gerentes; temos participação no lucro anual da empresa, então sabemos que se der o melhor de si a empresa irá retribuir; faria tudo exatamente igual a que tem sido feito”. E III – P IV) 2. ANÁLISE DE PESQUISA DE CAMPO Observamos que todos os colaboradores entrevistados das duas primeiras empresas, independentemente da idade, anos de empresa, sexo ou religião; tem a concepção de esperarem um pouco mais do que possuem hoje de seus respectivos locais de trabalho. A empresa atacadista tem uma política diferente, e também é de grande porte, com pessoas altamente treinadas e muitos pedagogos e psicopedagogos em seu setor de TH.

Toda equipe é envolvida com o sucesso e expansão da mesma, e todos querem e sabem que terão oportunidades de cargos e salários melhores. Demostrando, na prática, como poderão ser aplicadas alternativas psicopedagógicas, para que se extraia o melhor de uma equipe nas organizações, sugerimos uma série de estratégias que poderão ser abordadas pelas empresas neste intuito: • Aplicação de diagnósticos: para compreender o grau de envolvimento, habilidades e necessidades de treinamento de cada membro da equipe. • Reciclagem: voltado a cada setor para aperfeiçoamento das habilidades que são esperadas da equipe para o desempenho de uma função específica. • Projeto educativo: habilitando os funcionários à novas funções e melhores oportunidades de salários. • Dinâmicas: para acentuar a missão e valores da empresa, de forma simples e interativa a todos.

• Palestras motivacionais: mostrando aos colaboradores que o bem estar deles dentro e fora da empresa é uma preocupação dos gestores. Eles podem ter duas vertentes distintas: • Técnico: ações de capacitação que estejam diretamente relacionadas às atividades profissionais, ao negócio ou à estratégia da empresa. • Comportamental: ações voltadas para o aprimoramento de competências comportamentais que são relevantes para o desempenho profissional. O processo de treinamento consiste em identificar as necessidades de aperfeiçoamento da organização, orçar os recursos para o atendimento das necessidades identificadas, planejar a execução do treinamento, realizá-lo e avaliar os resultados obtidos. Podemos planejá-los de acordo com as seguintes etapas: • Levantamento das Necessidades de Treinamento e Desenvolvimento (LNTD): Trata-se de identificar os indivíduos, áreas ou da organização de um modo geral.

Tem como objetivos o planejamento das ações de treinamento e desenvolvimento ao longo do período, de acordo com os elementos abaixo descritos: (Anexo 2) • Área do treinamento • Identificar as necessidades que justificam o treinamento • Definir a ordem de prioridade do treinamento • Identificar os colaboradores que se beneficiarão com o treinamento • Resultados esperados • Planejamento: Para realizar um treinamento com sucesso, é necessário realizar um planejamento detalhado. • Qual a formação acadêmica. • Que cargo ocupa. • Quais suas habilidades profissionais. • Onde ambiciona chegar na empresa. • Quais objetivos possui a curto e longo prazo. No ponto de vista do colaborador, esse plano lhe trará maior confiança, pois dessa maneira ele saberá todas as etapas e hierarquias que aparecerão durante sua jornada na empresa bem como o tempo que passará em cada uma.

Concluindo, o plano de carreira pode ser visto aos olhos da empresa como um investimento, ele deve ser elaborado para levar o funcionário do seu estado atual a um estado desejado, o apoio psicopedagógico será fundamental pra o estabelecimento desses planos. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Equilíbrio entre vida profissional e pessoal é um dos elementos do bem-estar no trabalho, e os profissionais da área psicopedagógica podem implantar iniciativas que proporcionem isso aos colaboradores. Estabelecer políticas que visem, e tornem efetivas, as práticas de bem-estar para as equipes é um ganho para empresas de grande, médio e também de pequeno porte. E os resultados tendem a aparecer em forma de qualidade de vida e melhora do desempenho coletivo, pois envolve aspectos biológicos, psicológicos, sociais e organizacionais.

• Equilíbrio entre Vida Profissional e Pessoal: A empresa precisa ter regras claras sobre quantas horas o funcionará deve permanecer em seu ambiente de trabalho ou dedicado à atividade, se estiver trabalhando a distância. Essa é a condição para ele dividir bem o tempo entre as obrigações profissionais, a família e a própria educação. Os colaboradores devem ser estimulados a ter uma vida social ativa, e momentos de lazer fora da organização e também investir em seu aperfeiçoamento. São atitudes simples, que contribuem muito para a qualidade de vida, dos colaboradores de uma empresa, os psicopedagogos podem procurar fazer com entidades como o Sesi ou Sesc, que, por um preço acessível, oferecem atividades esportivas, jogos e eventos culturais; que muito agregaram a qualidade de vida dos trabalhadores e suas famílias.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Não há dúvidas de que é fundamental a inserção psicopedagógica nas organizações empresariais, o profissional com esta competência é capaz de reconhecer a dignidade do ser, extraindo o que de melhor eles podem oferecer e amenizando suas dificuldades de aprendizado, para melhor contribuírem ao ambiente de trabalho. Também promove, aperfeiçoa e mantém programas de estágios e jovens aprendizes. Em nossa pesquisa de campo, os dados nos leva a sugerir a inserção de mais psicopedagogos nas empresas, um campo promissor para esses profissionais, pois é notável a diferença do ambiente onde a valorização humana vem em primeiro lugar, e essa valorização é evidente no olhar de um educador, que consegue ver muito mais que dificuldades em uma pessoa, é capaz de reconhecer seus talentos e fazer com que elas os desenvolvam.

A existência de mais estudos abordando dados estatísticos, além de orientações e boas práticas para as empresas agregaria muito ao contexto atual da Psicopedagogia Empresarial, no sentido de aplicar melhores abordagens e comunicação, em benefício da empresa, e principalmente do colaborador. Registramos que, além das observações diretas junto aos colaboradores e evidências nos resultados empresariais, um grande indicador da aplicação das técnicas aqui propostas, foi a conquista para as empresas participantes na pesquisa, evidenciando melhores práticas na gestão de pessoal em decorrência da adoção dos procedimentos propostos com as visitas, incentivando a competitividade empresarial, pela diferenciação de mercado e otimização dos investimentos em gestão de pessoas, ressalva-se que não houve muito a agregar à empresa atacadista, que já possui uma equipe altamente competente.

Almeja-se com esta proposta, oferecer suporte teórico e prático para os interessados na área psicopedagógica, evidenciando o quanto suas contribuições podem fazer a diferença no ramo empresarial, contribuindo com a qualificação de muitas pessoas e conquistando sua realização profissional. Manual de Gestão de Pessoas e Equipes/Estratégias e Tendências. São Paulo: Gente, 2002. BOSSA, N. A. Psicopedagogia Clínica: Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem. COSTA, M. M. Psicopedagogia Empresarial. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009. FERNANDES, R. T. O Psicopedagogo e a Aprendizagem Organizacional: A Importância da Gestão do conhecimento na Administração de Recursos Humanos. São Paulo, 2008. Disponível em: https://meuartigo. brasilescola. Estudo de caso – planejamento e métodos. Ed. Porto Alegre: Bookman. ANEXOS 1.

PESQUISA DE CAMPO CARACTERIZAÇÃO DOS(AS) COLABORADORES(AS) Idade: 32 anos Identificação: Empresa I - Participante I Gênero: Feminino Função: Auxiliar de Serviços Gerais Tempo de trabalho na empresa: 2 anos ENTREVISTA: P: O que você entende por Direitos do Trabalhador? R: É tudo aquilo que me oferecem quando me contrataram. P: O que você faria se fosse o dono dessa empresa? R: Pensaria em expansão, conquistar novos mercados. PESQUISA DE OPINIÃO: O objetivo deste questionário é que você marque a opção de acordo com o seu grau de concordância ou discordância com as seguintes afirmações: Você está ciente da missão e visão da empresa? CONCORDO INDECISO DISCORDO [X] [ ] [ A empresa oferece treinamentos para que você melhore seu desempenho? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [X] [ ] A empresa lhe oferece oportunidades de qualificação profissional e mudanças de cargo? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [X] [ ] Os funcionários do RH contribuem para o seu crescimento profissional? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [ ] [X] Já foi convidado para ocupar um cargo superior ao seu, no surgimento de uma vaga? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [ ] [X] A equipe de funcionários é unida? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [X] [ ] Você convidaria um amigo para trabalhar com você nessa empresa? CONCORDO INDECISO DISCORDO [X] [ ] [ ] Os demais funcionários te tratam com igualdade? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [X] [ ] Os benefícios oferecidos pela empresa atendem suas necessidades? CONCORDO INDECISO DISCORDO [X] [ ] [ ] Trocaria de emprego se tivesse uma oportunidade semelhante a que tem aqui hoje? CONCORDO INDECISO DISCORDO [X] [ ] [ ] CARACTERIZAÇÃO DOS(AS) COLABORADORES(AS) Idade: 38 anos Identificação: Empresa II - Participante I Gênero: Feminino Função: Serviços Gerais Tempo de trabalho na empresa: 11 meses ENTREVISTA: P: O que você entende por Direitos do Trabalhador? R: É meu salário em dia, minha cesta básica em dia e tudo mais que tenho direito.

P: O que você achava do RH, e quais as contribuições este setor te oferece? R: É importantes, sempre prestativos e atenciosos. P: O que você faria se fosse o dono dessa empresa? R: Contrataria mais pessoas para me ajudar. PESQUISA DE OPINIÃO: O objetivo deste questionário é que você marque a opção de acordo com o seu grau de concordância ou discordância com as seguintes afirmações: Você está ciente da missão e visão da empresa? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [X] [ ] A empresa oferece treinamentos para que você melhore seu desempenho? CONCORDO INDECISO DISCORDO [X] [ ] [ ] A empresa lhe oferece oportunidades de qualificação profissional e mudanças de cargo? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [ ] [X] Os funcionários do RH contribuem para o seu crescimento profissional? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [X] [ ] Já foi convidado para ocupar um cargo superior ao seu, no surgimento de uma vaga? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [ ] [X] A equipe de funcionários é unida? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [X] [ ] Você convidaria um amigo para trabalhar com você nessa empresa? CONCORDO INDECISO DISCORDO [X] [ ] [ ] Os demais funcionários te tratam com igualdade? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [ ] [X] Os benefícios oferecidos pela empresa atendem suas necessidades? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [X] [ ] Trocaria de emprego se tivesse uma oportunidade semelhante a que tem aqui hoje? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [ ] [X] CARACTERIZAÇÃO DOS(AS) COLABORADORES(AS) Idade: 27 anos Identificação: Empresa II - Participante II Gênero: Masculino Função: Auxiliar de Produção Tempo de trabalho na empresa: 5 anos ENTREVISTA: P: O que você entende por Direitos do Trabalhador? R: É a garantia de ter meu emprego, enquanto faço tudo que me pedem.

P: O que você achava do RH, e quais as contribuições este setor te oferece? R: São uma simpatia, sempre muito preocupados com o que achamos daqui. P: O que você faria se fosse o dono dessa empresa? R: Nada, deixaria tudo como está, este foi até hoje, meu melhor emprego. PESQUISA DE OPINIÃO: O objetivo deste questionário é que você marque a opção de acordo com o seu grau de concordância ou discordância com as seguintes afirmações: Você está ciente da missão e visão da empresa? CONCORDO INDECISO DISCORDO [X] [ ] [ ] A empresa oferece treinamentos para que você melhore seu desempenho? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [X] [ ] A empresa lhe oferece oportunidades de qualificação profissional e mudanças de cargo? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [X] [ ] Os funcionários do RH contribuem para o seu crescimento profissional? CONCORDO INDECISO DISCORDO [X] [ ] [ ] Já foi convidado para ocupar um cargo superior ao seu, no surgimento de uma vaga? CONCORDO INDECISO DISCORDO [X] [ ] [ ] A equipe de funcionários é unida? CONCORDO INDECISO DISCORDO [X] [ ] [ ] Você convidaria um amigo para trabalhar com você nessa empresa? CONCORDO INDECISO DISCORDO [X] [ ] [ ] Os demais funcionários te tratam com igualdade? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [X] [ ] Os benefícios oferecidos pela empresa atendem suas necessidades? CONCORDO INDECISO DISCORDO [X] [ ] [ ] Trocaria de emprego se tivesse uma oportunidade semelhante a que tem aqui hoje? CONCORDO INDECISO DISCORDO [ ] [ ] [X] CARACTERIZAÇÃO DOS(AS) COLABORADORES(AS) Idade: 20 anos Identificação: Empresa III - Participante II Gênero: Feminino Função: Vendedora Tempo de trabalho na empresa: 1 ano ENTREVISTA: P: O que você entende por Direitos do Trabalhador? R: É eu ganhar mais pela minha produtividade, quanto melhor minhas vendas mais eu ganho, e isso é muito bom.

E também meus benefícios que me falaram quando eu entrei, é claro. P: O que você achava do RH, e quais as contribuições este setor te oferece? R: São uma simpatia, sempre muito preocupados com o que achamos daqui. RESULTADOS ESPERADOS: Inserir quais são os resultados esperados após a realização dos treinamentos solicitados. ORDEM DE PRIORIDADE COLABORADOR CURSO ASSUNTO PRETENDIDO JUSTIFICATIVA Instrutor Fornecedor Natureza do Treinamento IMPRESCINDÍVEL NECESSÁRIO Nome do colaborador Nome do treinamento Especificar a necessidade de treinamento por evento Nome da instituição ou instrutor Técnico ou Comportamental IMPRESCINDÍVEL NECESSÁRIO IMPRESCINDÍVEL NECESSÁRIO IMPRESCINDÍVEL NECESSÁRIO ASSINATURA SOLICITANTE ASSINATURA RH 3. PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES Check List         NOME DO TREINAMENTO               Realização:     Público-Alvo:       Data: / / a / /   PLANEJAMENTO DE TREINAMENTO Tema / Assunto do Treinamento         Responsável pelo Conteúdo / Instrutores         MATERIAL E-mail de Convocação         Confirmação de Participação         Lista de Presença         Apostila         Canetas         Certificado         Avaliações de Reação         INFRA-ESTRUTURA Recursos Audio Visuais CD         DVD         Datashow         Laser Pointer         Controle Remoto p/ Slides         Marcador p/ Quadro Branco         Caneta Pilot         Microfone         Acesso à Internet         Software / Computador         Coffee Break Escolha         Solicitação         Pagamento         Local   Água         Café   Instrutor Transporte         Passagem Aérea         Alimentação         Acomodação         Autorização / Aprovação Assinatura / Carimbo:__________________________________________________ 4.

AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES AVALIAÇÃO DE REAÇÃO DE TREINAMENTO COLABORADOR MATRÍCULA RAMAL       DIRETORIA ÁREA DATAS             NOME DO CURSO INSTITUIÇÃO INSTRUTOR         Prezado colaborador, pensando em aprimorar nossas ações e a de nossos parceiros, gostaríamos de saber sua opinião a respeito da programação da qual você participou. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EXCELENTE BOM REGULAR RUIM                                                       1. RECURSOS DIDÁTICOS EXCELENTE BOM REGULAR RUIM   3. Apresentação do material                         3. Conteúdo do material                         3. Utilização de recursos audio visuais                                   4. ORGANIZAÇÃO DO TREINAMENTO EXCELENTE BOM REGULAR RUIM   4. O treinamento correspondeu a sua expectativa?                         8. Você indicaria este treinamento para outras pessoas?                         8. Avalie o treinamento de 0 a 10.

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