PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

Com uma breve análise dos campos de atuação da psicopedagogia, bem como as áreas clínica e a institucional e suas características. Para a realização de artigo será realizado uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com material retirados das bases de dados da Scielo Brasil - Scientific Electronic Library Online e da CAPES Periódicos. Palavras-Chave: Psicopedagogia. Clínica. Institucional. Ocupa-se do processo de aprendizagem considerando os sujeitos e sistemas, a família, a escola, a sociedade e o contexto social, histórico e cultural (ABPP, 2019, p. A psicopedagogia se originou na busca de soluções para questão do problema de aprendizado. No Brasil, na década de 70 o processo de dificuldade da aprendizagem e o fracasso escolar foram atribuídos, a um conjunto de comportamentos chamados à época de Disfunção Cerebral Mínima (BOSSA, 2019, p.

Para Scoz (1992 apud LEMOS e GENGHINI, 2019, p. a psicopedagogia tem o objetivo de estudar as causas da dificuldade no aprendizado do indivíduo, fator este que exige o envolvimento de diversos campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os. o processo de aprendizado além de complexo, conta com a parte neurológica, a experiência com o meio, a interação social e o processo de equilibração que auxilia na capacidade de autorregulação do indivíduo, o que o possibilita de reconstruir e organizar suas experiências, metas e aprendizagens. Portanto, a psicopedagogia enfatiza o estudo do psicológico do indivíduo, porém por ser uma área aplicada, busca-se ir além da práxis, realizando pesquisas e estudos em busca de um campo de conhecimento próprio (SÁ, VALLE, et al.

p. Esse estudo é apontado por Bossa (2019, p. como caráter clínico ou preventivo/institucional. Nesse processo, no qual investigador e objeto-sujeito de estudo interagem constantemente, a própria alteração torna-se alvo de estudo da Psicopedagogia. Isto significa que, nesta modalidade de trabalho, deve o profissional compreender o que o sujeito aprende, como aprende e por que, além de perceber a dimensão da relação entre psicopedagogo e sujeito de forma que se favoreça a aprendizagem (BOSSA, 2019, p. A autora supracitada adverte que na psicopedagogia clínica, o profissional psicopedagogo deve estar apto a reconhecer sua própria subjetividade na relação, por se tratar de um sujeito que busca estudar outros sujeitos, onde essa inter-relação de sujeitos, permite conhecer o impedimento frente ao aprendizado do sujeito estudado (BOSSA, 2019, p.

Desta forma, a psicopedagogia clínica tem em seu papel a importancia de potencializar a aprendizagem humana, através do pedagogo ao desempenhar seu ofício e identifica as dificuldades e os transtornos que impedem o estudante de assimilar o contéudo ensinado na escola (ACAMPORA e FERREIRA, 2019, p. Para Rubinstein (2017, p. O campo de atuação do psicopedagogo institucional é amplo e envolve instituições de ensino, empresas e hospitais, com objetivo de avaliar comportamentos de alunos, pacientes ou funcionários, sendo capaz de identificar fatores que interfiram na aprendizagem ou desempenho dos mesmos, além de proporcionar assistências aos professores e demais profissionais das instituições, visando melhorias nos processos de ensino-aprendizagem e prevenção de problemas de aprendizagem (LEMOS e GENGHINI, 2019, p. Quanto ao âmbito escolar, a psicopedagogia institucional preocupa-se com à escola, mais especificamente com as áreas de planejamento educacional e ao assessoramento pedagógico, porém é um campo com pouca exploração, haja vista, que o ensino-aprendizagem acontece em grande parte dentro das instituições escolares com abordagem de professores, direção e grupo social, sendo de extrema importância a intervenção psicopedagógica em caráter preventivo, devido a relevância do ambiente escolar na vida no ser humano (SÁ, VALLE, et al.

p. No caso de atendimento psicopedagógico institucional no ambiente escolar, não é necessário a presença de alunos da mesma sala ou mesma idade inclusa no grupo social, porém é de suma importância a formação deste grupo, já que o objetivo desta atuação é o desenvolvimento de habilidades e competências, não o de conteúdos (SERRA, 2012, p. Segundo Lemos e Genghini (2019, p. Desta maneira, pode-se afirmar que a presença do pedagogo exercendo a psicopedagogia clínica e/ou institucional além de potencializar o aprendizado humano, desenvolver os potenciais e possibilita o reconhecimento do próprio processo de aprendizagem, o que traz uma redução na defasagem educacional motivando o educando seja criança, jovem ou adulto, a voltar a aprender, ou a corrigir o seu aprendizado para que possa se adaptar ao um mundo tão dinâmico e exigente, onde esse sujeito poderá ser reintegrado ao ensino sem o obstáculo que o fazia se sentir como excluso.

REFERENCIAS ABPP, Associação Brasileira de Psicopedagogia. Código de Ética do Psicopedagogo. Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPP - (triênio 2017/2019), São Paulo, 26 outubro 2019. Disponivel em: <https://www. São Paulo: Póluss Editorial, 1998. BOSSA, Nadia Aparecida. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019. PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Tradução de Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. PICAGLIE, Gladys Batista; OLIVEIRA, Antonella Carvalho de. SÁ, M. S. M. M. et al. SALVARI, Lúcia de Fátima Carvalho; DIAS, Cristina Maria de Souza Brito. Os problemas de aprendizagem e o papel da família: uma análise a partir da clínica. Estudos de Psicologia, Campinas, v. p. julho-setembro 2006.

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