Psicanalista Clínico

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Sobre Monografia é correto afirmar a) Trata-se de um “estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. b) A Monografia não investiga determinado assunto, entretanto não precisa aprofundar em todos os seus ângulos e aspectos, pois tudo depende dos fins a que se destina. c) A Monografia investiga determinado assunto não só em profundidade, mas também em todos os seus ângulos e aspectos, dependendo dos fins a que se destina. d) Somente a Alternativa A está correta. e) Somente estão corretas as alternativas A e C. c) Os sonhos e lapsos de linguagem, não são exemplos dissimulados de conteúdos inconscientes não confrontados diretamente. d) De acordo com a teoria estrutural da mente, o id, o ego e o superego não funcionam em diferentes níveis de consciência.

e) Somente estão correta a alternativa C. Marque a alternativa correta sobre inconsciente? a) Inconsciente é utilizado num sentido puramente descritivo, para se referir a todos os conteúdos que não se encontram na consciência. b) Inconsciente não representa uma qualidade em particular de um estado mental, mas a sua função. Freud acabou por completo com as noções tradicionais a respeito do que seria a sexualidade normal, as principais descobertas da Teoria da Sexualidade foram as seguintes: a) A vida sexual não começa apenas na puberdade. Ela já se manifesta claramente logo depois do nascimento. b) É necessário fazer uma distinção precisa entre os conceitos de “sexual” e “genital”. O primeiro é um conceito mais amplo, que inclui atividades que não tem nenhuma relação com os órgãos genitais.

c) A vida sexual inclui a função de obter prazer de certas zonas do corpo – função que mais tarde se volta para a reprodução. d) A hipótese freudiana de uma tópica psíquica tem origem em todo um contexto científico de debates, avaliações, observações que vai de 1890 a 1901, quando Freud apresenta a primeira concepção tópica do aparelho psíquico no capítulo VII de A Interpretação de Sonhos. e) Somente a alternativa B está correta. Sobre o Processo primário e processo secundário é correto afirmar: a) O sistema Ics, por exemplo, é adequadamente definido como compreendendo aqueles elementos e processos mentais, que funcionam de conformidade com o processo primário b) No que se refere aos sistemas Pcs e Ics, estes funcionam de acordo com o processo secundário.

c) O processo primário é assim designado por ser o segundo dos dois padrões de funcionamento mental no quadro da Teoria Topográfica. d) Os qualificativos primário e secundário, não exprimem, apenas, uma conotação temporal e evolutiva, pois não devemos considerar o caráter ordinal que aparece na nomenclatura, já que é primário por ser eminentemente imediatista. e) Consciente apenas o indivíduo passar para a pré-consciência e daí virem a se manifestar no Inconsciente. Sobre o ID é correto afirmar: a) É formado pelos representantes mentais dos impulsos instintivos. Representa a grande fonte de energia mental para o aparelho psíquico, considerado em seu todo. b) Os desejos do Id exigem gratificação, e assim fazendo, impelem as funções do Ego à ação.

O essencial é saber que o impulso e a energia do Ego provêm do Id. d) Todas estão corretas e) Somente a alternativa B está correta. Os transtornos cognitivos são subdivididos em três, marque a alternativa correta sobre eles. a) Os transtornos cognitivos são: Delirium, Demência, Transtornos Amnésticos, Esquizofrenia e Paranóide. b) Os transtornos cognitivos são: Delirium, Demência e Transtornos Amnésticos. c) Os transtornos cognitivos são: Esquizofrenia e Paranóide d) Os transtornos cognitivos são: Esquizofrenia, Paranóide e Demência. c) Transtornos Bipolares. d) Transtorno Ciclotímico. e) Transtornos de Ansiedade. Sobre a Fobia é correto afirmar: a) É um medo mais leve do que o pânico, mas bastante agressivo que provoca o constante esquivar-se do objeto, atividade ou situação temidos, com importante sofrimento do indivíduo, que reconhece sua reação como sendo excessiva.

b) É um medo irracional que provoca o constante esquivar-se do objeto, atividade ou situação temidos, com importante sofrimento do indivíduo, que reconhece sua reação como sendo excessiva. Sobre transtorno Transtorno Conversivo é correto afirmar: a) O transtorno conversivo caracteriza-se pela presença de um ou mais sintomas neurológicos, que não podem ser explicados por uma condição neurológica conhecida, nem detectada por exames auxiliares. A especificidade dos sintomas, exclusivamente neurológicos, diferencia a conversão da somatização, onde podem existir sintomas neurológicos, porém sempre acompanhados de sintomas relativos a outros órgãos ou sistemas. b) O transtorno conversivo não tende a ser agudo (contrastando com a somatização), com a resolução espontânea dos sintomas, quase sempre em alguns dias, ou no máximo em um mês.

c) O termo “conversivo” foi introduzido por Lacan, com base em seu trabalho com Anna O. que é um “clássico” obrigatório para o entendimento da psicanálise como um todo, e especificamente da conversão, seus mecanismos e seu tratamento. b) Transtorno de Despersonalização. c) Transtornos Factícios. d) Transe Dissociativo e) Transtornos Sexuais 20. Marque a alternativa correta, sobre os principais sintomas de Fobia. a) Os sintomas principais de fobia são: Medos irracionais, que o indivíduo reconhece serem irracionais, mas que levam a angústia se não forem observados. a) A desgraça neurótica do paciente que o impede a trabalhar na análise por mais doloroso que seja. O ego racional consciente do paciente que não perde de vista os objetivos do longo alcance e tem uma noção da base lógica da terapia.

b) O Id, o reprimido e seus derivados; todas aquelas forças dentro do paciente à procura de descarga e com tendência para aparecer nas produções do paciente. c) A aliança de trabalho que capacita o paciente a cooperar com o psicanalista apesar da coexistência de sentimentos transferenciais opostos. d) A transferência positiva desinstintualizada que permite ao paciente supervalorizar a competência do analista. d) Somente as alternativas A e C estão corretas. e) Todas estão corretas. Sobre a resistência é correto afirmar: a) Não é necessário que o analista demonstre e esclareça a resistência porque o paciente faz isso sozinho espontaneamente. Depois de demonstrada e esclarecida a resistência, estamos prontos para interpretar os determinantes inconscientes. Isso quer dizer que tentamos descobrir os impulsos instintuais, fantasias ou recordações escondidas, responsáveis que são pela resistência.

Esses sentimentos são inconscientes, mas revelam-se na neurose de transferência, na qual os pacientes lutam por gratificar seus desejos infantis inconscientes através do analista. c) Dicionário de Psicanálise organizado por Lacan, transferência é conceituada como um vínculo afetivo intenso, que se instaura de forma automática e atual, entre o paciente e o analista, comprovando que a organização do paciente é comandada por um objeto. O estabelecimento desse vínculo afetivo intenso é automático, incontornável e independente de todo contexto de realidade. d) Laplanche e Pontalis afirmam que existe especial dificuldade em propor uma definição de transferência porque a noção assumiu, para numerosos autores, uma extensão muito grande, que chega ao ponto de designar o conjunto de fenômenos que constituem a relação do paciente com o psicanalista e que, nesta medida, veicula, muito mais do que qualquer outra noção, o conjunto das concepções de cada analista sobre o tratamento, o seu objetivo, a sua dinâmica, a sua tática, os seus objetivos, etc.

E, assim, estão implicados nela toda uma série de problemas que são objetos de debates clássicos. O Ego é constituído durante toda a vida. É uma emanação do id no confronto com a realidade. Ego quer dizer exatamente o “eu”, ao passo que id é um termo latino associado ao alemão “es” por Nietzche, querendo dizer “ele”. Diante desta afirmativa, marque a alternativa correta sobre o Ego. a) O ego é pleno de responsabilidade e preocupação com as conseqüências de nossos problemas e desejos. Nele entra toda a nossa bagagem cultural. O superego estabelece e mantém a consciência moral da pessoa com base em um sistema complexo de ideais e valores internalizados a partir dos próprios pais. Diante dessa afirmativa estamos nos referindo a: a) Ego, pois ele se manifesta no fato de que, normalmente, o controle sobre as abordagens à motilidade compete a ele.

Assim, em sua relação com o id, ele é como um cavaleiro que tem de manter controlada a força superior do cavalo. b) Id, porque foi introduzida na terminologia psicanalítica por Greg Groddeck, que por sua vez a tomou de Nietzche, sendo legitimada por Freud em 1923 em seu livro O Ego e o ID. b) Segundo Nietzche os fenômenos transferênciais são as fontes das maiores resistências assim como o instrumento mais poderoso para a terapia psicanalítica. c) As resistências mais difíceis de ser superadas são as chamadas reações de “vias de caráter”. Em situações desse tipo, os traços gerais de caráter e comportamento, que tem uma função não defensiva, serão demonstrados não só ao analista, mas às pessoas da vida quotidiana.

d) Somente está correta a alternativa C e) Todas estão corretas. Eric Berne afirma que “a humanidade deu um grande salto ao separar os prazeres do sexo de seu propósito biológico meramente reprodutivo”. Na visão de Masters e Johnson, que considerava a resposta sexual apenas desde a fase de excitação, as queixas de diminuição de desejo sexual estão, atualmente, entre as mais freqüentes no atendimento sexológico. Nas últimas duas décadas, um número significativo de pesquisas abordou o tema do desejo sexual, principalmente pela constatação de que algumas situações orgânicas podem afetar negativamente o desejo, como produção alterada de hormônios e efeitos colaterais de medicações. Para Masters e Johnson, os transtornos do desejo estão subdivididos em três categorias: a) Desejo sexual hipoativo, apetite sexual, e desejo sexual hiperativo.

b) Desejo sexual hiperativo, apetite e desejo sexual. c) Desejo sexual hipoativo, aversão sexual e desejo sexual hiperativo. e) Todas as alternativas estão corretas. Há dois modos de existência da Psicanálise. Marque a alternativa correta a respeito. a) Um, como experiência singular no transcorrer da qual a sociabilidade interna do sujeito se move no espaço "privado" da situação analítica, na "neurose" ou na "Psicose" de transferência ou, em outros termos, na relação com o fantasma e com a realidade. b) E o outro, no qual a psicanálise se manifesta no domínio "público" através da teoria, das instituições analíticas, na relação com o social e com o político. Com base nessa afirmativa marque a alternativa correta.

a) O desejo do analista não é o operador decisivo para o engatamento do processo analítico. b) Para o analisando, a possibilidade de dizer a verdade está presa ao desejo do analista. c) Colocado no lugar do sujeito-suposto-saber, o analista não encarna o saber de seu analisando, o qual ele desconhece por completo, e com seu ato dirige o sujeito para o ponto do real que o atravessa e determina – a castração, a falta-a-ser - e que é o ponto no qual o sujeito deve reconhecer o impossível de seu desejo. d) Fazer a experiência do inconsciente não é emergir (entre dois significantes) enquanto sujeito faltoso, enquanto falta-a ser. d) É nesta fala que a Psicanálise encontra sua origem, mas não seus princípios, pois a revolução copernicana consistiu em não mais colocar a razão do lado do médico e a desrazão do lado do doente.

e) É nesta fala que a Psicanálise encontra sua origem e seus princípios, pois Freud recebeu o seu preparo na relação com os seus pacientes, mas não realizou plenamente sua teoria quando entrou no projeto da sua chamada auto-análise, projeto que consiste em se compreender para se transformar. É este o projeto que funda a análise, mas não define como atividade, atividade de um sujeito como sujeito com outro sujeito como sujeito. O fenômeno do sono é de interesse tanto para a Psicologia como para a Psicanálise, no que tange à compreensão dos mecanismos que regem o sonhar. Estudos do campo da Psicologia têm determinado que a privação do sono acarreta sérias consequências mentais e físicas. Antes os sonhos eram tidos como meros efeitos de um trabalho desconexo, provocados por estímulos fisiológicos.

Com base nessa afirmativa marque a alternativa correta. a) Os conhecimentos desenvolvidos por Freud trouxeram os sonhos para o campo da Psicologia e demonstraram que estes são tão somente a realização de desejos, disfarçados ou não, satisfeitos em pleno campo psíquico. b) A teoria psicanalítica dos sonhos diz que a experiência objetiva que aparece na consciência durante o sono e que, após o despertar, chamamos de sonho mas é, apenas, o resultado final de uma atividade mental consciente durante este processo fisiológico que, por sua natureza ou intensidade, ameaça interferir com o próprio sono. c) A teoria psicanalítica dos sonhos: Chama-se sonho manifesto a experiência inconsciente, durante o sono, que a pessoa pode ou não recordar depois de despertar.

d) O paciente nem sempre associa livremente durante quase toda a sessão, pois ele também pode relatar sonhos e outros acontecimentos de sua vida quotidiana ou do seu passado. e) Todas as alternativas estão corretas. A personalidade do indivíduo está intimamente relacionada à sua sexualidade. Para Freud, todos os impulsos e atividades prazerosas são sexuais. Freud foi o primeiro a descrever o impacto das experiências da infância sobre o caráter do adulto, reconhecendo a atividade e o aprendizado sexual das crianças. Doenças nas quais muitas vezes a medicina não encontra um “sentido”.  Quando o indivíduo nasce, ele tem um organismo, um corpo despedaçado, um conjunto de órgãos que só através da linguagem vai ter estatuto de unidade corporal.

Qual o corpo que o texto refere? a) Este corpo precisa do outro estruturado como um discurso para que este corpo de carne se transmute em corpo simbólico.  O sujeito, antes de nascer, já existe b) Este corpo e continua a existir depois de sua morte, quando não tem mais um corpo. Isto é possível porque a duração do sujeito está sustentada pelo significante.

74 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download