Psicanálise: Complexo de Édipo Feminino | A CONTRIBUIÇÃO DO COMPLEXO DE ELECTRA NA COMPREENSÃO DOS ASPECTOS PSICOSSEXUAIS NA CONTEMPORANEIDADE

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

FACULDADE NOVA ATENEU/ IPEMIG NOME DO CURSO SEU NOME COMPLETO A CONTRIBUIÇÃO DO COMPLEXO DE ELECTRA NA COMPREENSÃO DOS ASPECTOS PSICOSSEXUAIS NA CONTEMPORANEIDADE BELO HORIZONTE/MG 2020 SEU NOME COMPLETO A CONTRIBUIÇÃO DO COMPLEXO DE ELECTRA NA COMPREENSÃO DOS ASPECTOS PSICOSSEXUAIS NA CONTEMPORANEIDADE Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade Nova Ateneu/Instituto Pedagógico de Minas Gerais como pré-requisito para obtenção do título de especialista em Psicanálise. BELO HORIZONTE/MG 2020 SANTOS, Juliana. As contribuições do complexo de Electra na compreensão dos aspectos psicossexuais na contemporaneidade. Belo Horizonte: Faculdade Nova Ateneu/IPEMIG, 2020. Especialização em Psicanálise. DESENVOLVIMENTO 05 2. OS COMPLEXOS E SEUS PRINCIPAIS ASPECTOS 05 2. A INVEJA DO PÊNIS NA CONTEMPORANEIDADE 08 2. IMPACTO NA SOCIEDADE E COLABORAÇÕES 12 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15 REFERÊNCIAS 16 1.

DESENVOLVIMENTO 2. OS COMPLEXOS E SEUS PRINCIPAIS ASPECTOS O termo Complexo de Electra foi desenvolvido por Jung, baseado no Complexo de Édipo desenvolvido por Freud. De acordo com Beauvoir (1960), para Freud não é mesmo que algo voltado para o sexo ao relacionar o que desenvolveu no édipo para com electra, a necessidade do sexo impulso ou desejo sexual. Sendo assim, o complexo de electra é o período que normalmente ocorre entre os três aos seis anos, cujo, a menina passa por um processo de querer e conseguir após um determinado ponto, poder constantemente, como se consentisse em ser como um objeto de amor e carinho, submetida ao poder do pai, protegida e sendo bastante adorada. É nessa mesma linha que Bonfim (2009) expõe que toda criança vai sentir a atração inicial pelo sexo oposto na figura do pai ou da mãe, e quer a eliminação daquele que tem o mesmo sexo que ela.

BEAUVOIR, 1960) Essa é uma das principais diferenças entre os complexos, o de édipo que acontece com o garoto e o de electra que acontece com a menina. Destarte, normalmente é perceptível uma certa aproximação do garoto com a mãe, de forma mais intensa do que com o pai nesse momento do complexo, assim como, a conexão entre a garota e o pai se torna mais forte. Agindo a menina como se a mãe tivesse algo do pai que ela não tem em um sentimentalismo voltado para inveja dela e o garoto com rivalidade com o pai. Ou seja, o complexo de édipo vai fazer com que o filho tenha mais atração pela mãe do que com o pai, e no complexo de electra, a menina vai ter mais atração pelo pai do que pela mãe.

Brandão (1978) cita como representação três histórias, a de Esquilo, Sófocles e Eurípides e demonstra suas considerações. Ainda, a garota poderá também acabar voltada para a permanência no estágio clitoridiano ou se tornar homossexual, exatamente como uma reação ao complexo de castração. Essas vicissitudes que foram descritas em Beauvoir (1960) se confirmam na prática por Adrados (1969). Outra diferença importante de ser destacada entre os complexos, é que na menina o que se prevalece é a inveja do pênis do pai que ela não tem, enquanto no menino o que prevalece é a angustia. A menina, diferente do menino, tem um medo de deixar de ser amada. COSTA, 2010). O também faz remeter a ideia de modernidade liquida, descrita em Bauman (2001) do qual colabora expondo que as pessoas estão cada vez mais olhando para o futuro e em seus ganhos pessoais, deixando de lado o amor fixo que acaba se tornando algo que se transforma da noite para o dia.

Ainda conforme Nunes (1987), Foucault contribuiu mostrando que a questão do autoritarismo está diretamente relacionada com a própria condição de vida humana, ele mostra que a liberação sexual está diretamente interligada com o controle e destruição da própria sociedade. Além disso, considerando as obras de Freud de maneira mais generalista, o mesmo autor demonstra que algumas das mulheres integrantes dos movimentos feministas o consideram como machista, opressor e retrogrado. Isso porque, dentro do argumento de defesa delas, ele traz uma visão com um nível de diferenciação a respeito das questões sexuais. O que abriu portas para que mulheres de dentro da própria psicanálise realizassem uma crítica. Reich mostrou que vivemos em uma sociedade do qual foi construída a partir de preceitos e de crenças autoritárias e foi dessa maneira, autoritária que a sociedade foi construída e instituída trazendo todo um significado nessas relações em uma sociedade patriarcal (SULLAMY, 1984 Apud NUNES, 1987).

Dessa forma, é dentro daquele contexto histórico que se define essa repressão sexual e também a relação da teoria do complexo de édipo e electra com aquela realidade. Então mesmo considerando, algumas alas do feminismo, o Freud como machista, é visto que outras pessoas que são discípulos de Freud, como é o caso de Reich, possuem outra postura. A afirmação de Reich se corrobora quando Cavalcanti (1990) expõe o contexto histórico da repressão social em cima da mulher e no que se diz a respeito à sexualidade, o que de uma forma ou de outra acabou contribuindo para a teoria defender que a menina tem inveja do pênis. Cavalcanti (1990) mostra que o sexismo machista teve início quando o homem passou a perceber que ele tem um poder de fecundação na procriação da humanidade, até então mulheres eram deusas.

NASIO, 2007 Apud RIBEIRO E GRANATO, 2015) Ainda de acordo com Ribeiro e Granato (2015) para Nasio (2007) o erro não estava precisamente em Freud, mas na interpretação das leituras dele que fizeram os seus leitores, e que, esses leitores não entenderam que é natural que as crianças por si mesmo desenvolvam algumas fantasias infantis que envolvem o próprio mundo que eles vivem. E que essas ideias de mulher inferior e que possui um medo de ser castrada, estão presentes na mente do neurótico desde a sua própria fantasia infantil, refutando a ideia de que a psicanalise seria machista. Então fica evidenciado que diante da nova realidade contemporânea, com a mulher passando a entrar no mercado forma de trabalho, tendo seus direitos como o de votar e estudar como garantidos, o surgimento dos preservativos, enfim, a modernidade como um todo fez com que as próprias pessoas tivessem uma interpretação diferente sobre o próprio mundo e realidade do qual estão inseridos, pois na época em que o complexo de édipo foi escrito não existia também esses direitos que existem atualmente, o que auxilia no entendimento de que a nossa sociedade é construída pelos preceitos e crenças que vão sendo estabelecidas ao longo da vivência e a realidade vai sendo modificada aos poucos.

IMPACTO NA SOCIEDADE E COLABORAÇÕES Pelo fato da temática ter trazido um arcabouço voltado para a área de humanas, bem como, pela necessidade de isolamento durante a pandemia, o sucinto artigo cientifico foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica qualitativa, usando referenciais teóricos do qual na presente secção textual devem ser analisados, além de buscar trazer alguma contribuição, em prol de debater sobre o tema e buscar atender a problemática. Primeiramente é importante salientar que com relação a primeira parte que tratou dos principais aspectos acerca dos complexos, sendo possível constatar que Freud contribuiu inicialmente trazendo para o contexto psicológico a questão da sexualidade que anteriormente era vista apenas a partir da perspectiva biológica. Destarte, a criança poderá se desenvolver emocionalmente melhor quando for se relacionar amorosamente em outra fase da vida com outras pessoas.

Essa teoria ajuda também a fazer com que membros da sociedade compreendam que parte do comportamento com relação as relações interpessoais e amorosas, assim como, a influência na personalidade sejam adquiridas e formadas através das experiências vivenciais e pessoais de cada um, o que se for bem salientado pode fazer com que as pessoas julguem menos e amem mais o próximo. Algumas características adquiridas subjetivamente por um processo não resolvido dentro do complexo de édipo e electra vai fazer com que a relação da criança com outros sujeitos dentro do ambiente escolar também seja modificada. Então é importante que os pais estejam presentes no momento em que os filhos precisam, para conseguir parar e cortar que esse ciclo de complexo seja fechado no momento ideal.

Porém, é necessário salientar que a teoria do complexo de édipo e a de electra foram desenvolvidas em um momento que a realidade da sociedade era diferente, como foi muito bem visto pela questão da inveja do pênis que foi algo bastante criticado na contemporaneidade por algumas alas da própria psicanálise e do feminismo. O objetivo geral foi atingido uma vez que fica indicado que os estudos dos complexos de édipo e o de electra contribuíram para a psicanálise na época contemporânea tanto de maneira vantajosa como também de maneira negativa, porque por um lado trouxe a propagação do conhecimento somado ao fato de ter trazido um novo olhar diferenciado para a criança, negativamente por alguns e também pela maneira com que os textos foram interpretados foi criada uma imagem de Freud como um homem machista.

No que se refere aos objetivos específicos todos foram atingidos, o primeiro objetivo especifico foi atingido porque foram descritos os aspectos gerais que formulam os complexos, expondo algumas diferenças entre édipo e electra, mostrou-se a importância da presença dos pais, a relação com o complexo de castração e entre outros fatores. O segundo também foi atingindo porque relacionou o complexo de electra com a modernidade obtendo a constatação de que é normal que as crianças criem suas próprias fantasias relacionando o mundo real com o mundo imaginário delas. Destarte, o terceiro objetivo conseguiu analisar a contribuição que o complexo de édipo feminino trouxe, corroborando-se para o entendimento de que o que acontece dentro do complexo de édipo causará consequências ao longo da vida do indivíduo nos relacionamentos amorosos e afetivos.

Conclui-se afirmando que a problemática de pesquisa mostrando que as mudanças com a modernidade e o distanciamento nos relacionamentos com os pais e filhos contribuíram negativamente para o processo natural de início, meio e fim do complexo de édipo. Educação Sexual e Formação de Professores de Ciências Biológicas: contradições, limites e possibilidades. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP: Unicamp, 2009. BRANDÃO, Jacyntho José Lins. NUNES, César. Desvendando a Sexualidade. Campinas, SP: Papirus, 1987. RIBEIRO, Letícia Jóia; GRANATO, Tânia Mara Marques. Caminhos do complexo de édipo feminino: da proposta freudiana à psicanálise contemporânea.

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