Prova de microbiologia

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Teste de sensibilidade à novobiocina. Teste de CAMP ( 3) Diferencia S. saprophyticus de outras espécies de estafilococos coagulase negativos. Positivo para estreptococos do grupo B. É uma alternativa ao teste de PYR. O. sexo masculino, 42 anos de idade, apresentou-se no ambulatório com dor de garganta. Durante a avaliação clínica, foram observados sinais sugestivos de faringite e o médico responsável solicitou o exame microbiológico do material coletado da orofaringe com o auxílio de um swab. O profissional do laboratório responsável pelo setor de microbiologia realizou a cultura da amostra obtida da orofaringe e várias colônias β-hemolíticas cresceram em ágar-sangue. A partir dessas colônias o técnico realizou uma coloração simples. Para a identificação de micro-organismo isolado em Ágar Sangue foi utilizado o teste de CAMP, que deu positivo.

Qual é este micro-organismo? A Streptococcus mutans B Streptococcus spp. beta-hemolítico) do Grupo B C Streptococcus pneumoniae D Streptococcus spp. beta-hemolítico) do Grupo A E Streptococcus pyogenes 6- Analise a tabela em anexo que mostra os testes para a diferenciação entre dois grupos de bactérias. Pode-se afirmar que A e B representam, respectivamente: A Estreptococos e Estafilococos. Apesar de bastonetes Gram-positivos serem considerados na maioria das vezes contaminantes de coleta, por terem crescido em 03 amostras foram considerados prováveis agentes da infecção. Assinale a coluna da direita de acordo com sua correspondência abaixo sobre a identificação de bastonetes Gram positivos: 1. Teste da catalase 2. Produção de H2S 3. Motilidade positiva 4. Ele conserva micro-organismos como Pneumococos, Salmonella spp, Shigella spp e outros. É um meio altamente nutritivo e versátil, de enriquecimento, utilizado para a cultura de micro-organismos anaeróbios, microaerófilos e aeróbicos em vários espécimes clínicos.

A A2, B1, C3 B A2, B3, C1 C A1, B2, C3 D A3, B2, C1 E A3, B1, C2 10-Considerando a coloração de Gram é correto afirmar, EXCETO: A apenas bactérias são visualizadas na coloração B o fundamento da reação é baseado nos componentes de parede celular C para otimização da metodologia é imprescindível um esfregaço homogêneo D permite o resultado presuntivo do agente infeccioso E a quantidade de micro-organismos na amostra biológica interfere no resultado O paciente apesar do uso correto do antimicrobiano prescrito pelo médico, não melhorou e teve que ser internado para uso de antimicrobiano no hospital. Para isso passou a usar cateter venoso central. E internado há vários dias, apresentou infecção no local de inserção do cateter, SECREÇÃO PURULENTA AO REDOR DA PELE no local de sua inserção e febre.

v) Para identificação de Staphylococcus saprophyticus isolado de urina não é necessário realizar o teste de susceptibilidade a vancomicina. v) O setor de Microbiologia se enquadra no nível de segurança 2 , excluindo a manipulação de Mycobacterium (nível 3). f ) Enterococcus são sempre catalase negativos. v ) A coleta de amostras biológicas é uma etapa crítica e deve ser realizada por profissionais capacitados. f) O transporte de amostras biológicas não impacta na viabilidade dos micro-organismos. O. sexo masculino, 42 anos de idade, apresentou-se no ambulatório com dor de garganta. Durante a avaliação clínica, foram observados sinais sugestivos de faringite e o médico responsável solicitou o exame microbiológico do material coletado da orofaringe com o auxílio de um swab. O profissional do laboratório responsável pelo setor de microbiologia realizou a cultura da amostra obtida da orofaringe e várias colônias β-hemolíticas cresceram em ágar-sangue.

O profissional responsável pela cultura da amostra obtida realizou o Gram e a semeadura. aureus e do S. agalactiae. B)É utilizado para a caracterização da virulência da cepa da bactéria em análise pois a presença de hemólise em forma de seta identifica bactérias resistentes presentes em material biológico de pacientes com infecção hospitalar. C)É utilizado para a identificação presuntiva do Streptococcus pneumoniae, pois a região de hemólise em forma de seta caracteriza a interação de substâncias líticas do S. aureus e do S. O. sexo masculino, 42 anos de idade, apresentou-se no ambulatório com dor de garganta. Durante a avaliação clínica, foram observados sinais sugestivos de faringite e o médico responsável solicitou o exame microbiológico do material coletado da orofaringe com o auxílio de um swab.

O profissional do laboratório responsável pelo setor de microbiologia realizou a cultura da amostra obtida da orofaringe e várias colônias β-hemolíticas cresceram em ágar-sangue. Sendo estes classificados como beta hemolíticos e sensíveis à bacitracina. Para isso passou a usar cateter venoso central. E internado há vários dias, apresentou infecção no local de inserção do cateter, SECREÇÃO PURULENTA AO REDOR DA PELE no local de sua inserção e febre. Durante a avaliação clínica, o médico decidiu pedir CULTURA DA SECREÇÃO ao redor do cateter. A figura em anexo mostra o resultado da coloração de Gram da amostra obtida. Com base na morfologia do micro-organismo ao Gram e após crescimento em placa com meio de cultura, quais as provas você usaria para a identificação? De acordo com a morfologia, consegue-se uma rápida avaliação inicial de amostras clínicas com o uso da microscopia convencional, é possível observar a presença de cocos em um arranjo similar a cachos de uva, os estafilococos têm o aspecto de cocos Gram-positivos arredondados que crescem em grupos, o que indica ser uma infecção ocasionada por bactérias do gênero estafilococos, neste sentido, os meios que poderiam ser empregados para seu isolamento seriam os meios Ágar Sangue, Ágar MacConkey e Ágar Chocolate.

24 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download