Prova de Literatura

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Literatura

Documento 1

Explique a relação entre o trecho abaixo de Osman Lins e a relação entre texto e enunciado na criação e na recepção da obra literária: Eis-me aos dezoito anos: cai a tarde, e eu leio, indiferente ao decréscimo de claridade na sala, um romance de Stendhal. Anos passaram-se. Meditei sobre os processos romanescos, estudei-os em autores ilustres e estou lendo, de Stendhal, um romance. O livro é o mesmo, O vermelho e o negro, mas as leituras divergem, e isto modifica-o. LINS, Osman. Porto Alegre: Editora Globo, s. d. Todas se enquadram na arte da imitação, contudo há diferenças sendo tais; seus meios não são os mesmos, nem os objetos que imitam, nem a maneira de imitá-los, ou seja, os critérios de classificação da imitação são produzidos por meio do ritmo, da linguagem e da harmonia, empregados separadamente ou em conjunto.

Com base nos trechos abaixo e em leituras e explicações em sala de aula, explique por quê as concepções apresentadas são insuficientes para explicar o papel do gênero literário no processo criativo: Assim, Brunetière apresentou o género literário como um organismo que perfaz todo o ciclo vital: Deste modo, a crítica de Brunetière e da sua escola propõe-se como objetivo primacial o estudo da origem, do desenvolvimento e da dissolução dos diferentes géneros literários. Croce não nega a possibilidade de se e a legitimidade de se elaborarem conceitos e generalidades a partir da diversidade das criações poéticas individuais, de modo a atingirem-se, depois do conhecimento de uma série de poemas, as noções de idílio, madrigal, canção etc.

Com base no trecho abaixo, explique a importância do conceito de gênero por Mikhail Bakhtin para a compreensão do processo de criação e recepção de uma obra literária. Todos os diversos campos da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem. Compreende-se perfeitamente que o caráter e as formas desse uso sejam tão multiformes quanto os campos da atividade humana, o que, é claro, não contradiz a unidade nacional de uma língua. O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos. Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo não só por seu conteúdo (temático) e pelo estilo da linguagem, ou seja, pela seleção dos recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais da língua mas, acima de tudo, por sua construção composicional.

São Paulo: Martins Fontes, 2006. P. O mesmo relata nos trechos a importância do conceito no emprego dos gêneros, abordando o processo da linguagem, estrutura, recursos, elementos, conjunto e classificação que são necessários na construção de uma obra, ou seja, são esses fatores que constroem um gênero específico. Relacione os trechos abaixo de Homero com as características do estilo épico segundo Staiger, explicando cada uma das características observadas: Musas, que o Olimpo habitais, vinde agora, sem falhas, contar-me Pois sois divinas e tudo sabeis; sois a tudo presentes; Nós nada vimos; somente da fama tivemos notícia – Os nomes, sim revelai-me, dos chefes supremos dos Dânaos. Vieram, trazidos, os homens da Beócia, por Lito valente, Arcesilau, Peneleu, Protoénor, e Clônio fortíssimo (.

Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015. p. Como pastores em ronda noturna, não podem da presa a um fulvo leão repelir, pela fome imperiosa acossado: do mesmo modo, impossível aos dois arnesados Ajazes era fazer que do corpo de Pátroclo Heitor se afastasse. HOMERO. Ilíada.

15 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download