PROJETO SERVIÇO SOCIAL - INCLUSÃO DO IDOSO NA FAMÍLIA

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Estatística

Documento 1

CÁCERES 2016 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA. OBJETIVOS. OBJETIVO GERAL. OBJETIVOS ESPECÍFICOS. Associado a isso a desvalorização social do idoso agrava essa situação. Assim o envelhecimento é um processo normal pelo qual passa todo ser humano. Desde que somos concebidos já estamos envelhecendo, esse processo se estende por toda a vida do indivíduo, sendo mais perceptível por volta dos 50/60 anos. Mesmo com essa resistência social a questão do envelhecimento vem ganhando representatividade, visto que o prolongamento da expectativa de vida da população e o crescimento do número de idosos em todo o mundo vêm aumentando progressivamente (JACQUES, 2002). Diante disso torna-se necessário, que a sociedade contribua para uma desejável qualidade de vida do idoso, em relação às condições econômicas, de habitabilidade e de convívio.

Como todo mundo já sabe o Brasil sempre teve muita desigualdade social e muita dificuldade de implantar a inclusão social do idoso assim hoje em dia existem leis que ampara esses idosos contra discriminação e violência. METODOLOGIA Nessa pesquisa bibliográfica serão consultados, livros, estatutos, apostila e fontes eletrônicas como internet. Segundo Marconi e Lakatos (1992), a pesquisa bibliográfica é o levamento de toda bibliográfica já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. Assim a sua finalidade é fazer com que o pesquisador entre em contato direto com todo material escrito sobre um determinado assunto, auxiliando o pesquisador na analise de suas pesquisas ou na manipulação de suas informações. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Segundo o autor HEIKKINEN, com o crescimento continuo da população idosa nas sociedades modernas, tornou-se uma questão de urgência a busca para se manter e melhorar a capacidade funcional dos idosos, ajudando-o a manterem a independência na comunidade e propiciando uma vida com mais qualidade (HEIKKINEN, 2006.

Por consequência observa-se um enfraquecimento das relações sociais estabelecidas ao longo da vida dessas pessoas. “O trabalhador aposentado perde o círculo de amizades feito a partir das relações do trabalho; as mulheres vêem diminuídas suas obrigações domésticas e para com os filhos, à medida que estes conquistam sua independência” (FERRIGNO, 1998). Anteriormente, as famílias não afastavam "o ancião" das tarefas cotidianas da família, estas adotavam novas tarefas e novos papéis que se adaptassem a condição da pessoa idosa, desta forma esse permanecia ativo e útil (FERRIGNO, 1998). Atualmente, o único setor onde ainda são visíveis alguns sinais deste sistema localiza-se nos meios rurais, onde o idoso mantém algum nível de atividade similar à que desempenhava durante a sua vida ativa.

Pode-se afirmar que com a evolução da sociedade os idosos assumem uma posição de inatividade provocando sentimentos de inutilidade. In: VERAS, R. P. Terceira idade: Alternativas para uma sociedade em transição. Rio de Janeiro: Relume Dumará: UnATI / UERJ, 1999. CARDOSO, Jubel Raimundo. Coimbra : Formasau, 1999. p. FERRIGNO, José Carlos. O estigma da velhice: uma análise do preconceito aos velhos à luz das idéias de Erving Goffman. A Terceira Idade. comciencia. br. Acesso em 31. RIBEIRO, Maria das Graças C. O idoso, a atividade física e a dança.

70 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download