Projeto seminário integrado UNOPAR

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Administração

Documento 1

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO 8 2. TIPOS DE SISTEMAS PRODUTIVOS 9 2. MAPEAMENTO DO PROCESSO PRODUTIVO 9 3. PROCESSOS LOGÍSTICOS 12 3. MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA FORNECEDORES 12 4. Assim, além de planejar e produzir tais produtos para um mercado amplamente competitivo a fim de não perder mais faturamento, a empresa necessitará de empenho na reconstrução de uma nova gestão estratégica com novos layouts na linha de produção, mais modernidade para alcançar mais eficiência nos processos de operação de máquinas e equipamentos, e de pessoal. Este trabalho mostrará também a obrigatoriedade do gestor em realizar mudanças nos seus manuais de fornecedores com o intuito de seguirem padrões usados no mercado. Haverá atenção quanto à Gestão de Produção no que tange ao projeto de desenvolvimento de produto até os sistemas produtivos, além da elaboração de estudos claros de oferta e demanda através da pesquisa nos concorrentes, incluindo os custos necessários à produção em curto e longo prazo, e o desenho do sistema de informações gerenciais para haver maior controle das operações.

Para ROZENFELD (2006), o processo de desenvolver produtos consiste em um conjunto de atividades por meio das quais se busca, a partir das necessidades do mercado e das possibilidades e restrições tecnológicas, e considerando as estratégias competitivas e de produto da empresa, chegar às especificações de projeto de um produto e de seu processo de produção, para que a manufatura seja capaz de produzi-lo. GESTÃO DE PRODUÇÃO 2. O parque fabril e administrativo se concentra num mesmo terreno, e o número total de funcionários diretos é de 46 pessoas. Nas FIGURAS 1 e 2, se apresentam as plantas baixas para melhor análise do Estudo de Caso: Figura 1: Planta baixa da parte administrativa Fonte: O autor Figura 2: Planta baixa da fábrica Fonte: O autor Figura 3: Fluxograma de Pessoal Fonte: O autor Os equipamentos presentes são um tanque de aço inox que acumula o leite, um tanque de chapa de ferro, um balde com bico de aço, uma desnatadeira, dois tachos, exaustores, agitadores eletromecânicos, uma cavadeira, duas caldeiras (uma a lenha e à combustão a diesel), mesas, balanças, equipamentos de laboratório e equipamentos gerais administrativos, além de um caminhão próprio e outro alugado, e dois veículos próprios para as gerências e vendas, além de 2 veículos locados.

O fluxo de informações, descriminado no fluxograma funcional (FIGURA 3), relaciona os colaboradores com suas devidas funções e níveis hierárquicos. Vale ressaltar que a operação da fábrica, tanto os operários e os supervisores, estão subordinados ao Departamento de Produção, e o pessoal do laboratório, inclusive o analista químico, estão subordinados ao Departamento de Controle de Qualidade. A gestão analisa terceirizar alguns setores para diminuir os custos. Esse fator multiplica a quantidade entregue, gerando um score acumulativo. Quantidade entregue Avalia se a quantidade está de acordo com a solicitada ao fornecedor. Se a quantidade estiver de acordo com a solicitada, receberá o fator de ponderação 0. Caso esteja em desacordo, receberá –2. Confiabilidade da entrega na data definida Avalia se a entrega dos produtos foi realizada na data combinada.

Diante das leis da Oferta e da Demanda (Gráfico 1), quanto maior for o preço do produto, menos unidades serão compradas, porém há exceções quando fatores como a moda causa mudança no comportamento dos clientes, isto é, quando as pessoas passam a gostar mais de determinado bem, aumentam os benefícios com o consumo deste. O consumidor tende a comprá-lo mais, mesmo que não haja alteração de preço. Gráfico 1: Lei da Demanda Fonte: O autor Fatores como marketing agressivo, bonificação, entrada em novos nichos, modificações nas quantidades do produto ofertado podem ter resultados muito positivos no faturamento mensal da indústria. SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 5. PLANEJAMENTO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO Em termos básicos, um sistema de informação em uma organização é compreendido como todos os registros e documentos gerados nas operações desenvolvidas por ela, podendo ser manual ou informatizado.

RT – (CVT+DVT)) ou 69%. A margem de contribuição fornece uma ferramenta para os gestores por ser o resultado da diferença entre os custos variáveis e o preço de venda do(s) produto(s), possibilitando a mensuração do lucro. Tabela 2: Demonstração de Resultados Demonstração de Resultados Receita total (RT) R$ 115. Custos fixos totais (CFT) (R$ 37. Custos variáveis totais (CVT) (R$ 25. Esta Produção Textual Interdisciplinar fecunda a necessidade de sempre nos especializarmos e buscarmos novos olhares e planos de trabalho para alcançarmos a profissionalização pretendida. REFERÊNCIAS BONFIM, R. M. Análise do desenvolvimento e implementação de sistemas de avaliação de desempenho no abastecimento de frutas, legumes e verduras em uma rede varejista no Brasil. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de São Carlos.

e LAUDON, J P. Gerenciamento de Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: LTC, 2001. Rozenfeld, H. Amaral, D. K. Desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. SLACK, N; CHAMBERS, S e JOHNSTON, R. Administração da produção.

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