PROJETO PRÁTICO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DA FILOSOFIA

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

Será realizado uma breve análise dos caminhos para o desenvolvimento do pensamento crítico através do ensino da disciplina filosofia e o papel do educador como mediador do conhecimento visando o objetivo do desenvolvimento do educando, além de um relato de estudo sobre o tema. Para a realização do projeto será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com material retirados das bases de dados da Scielo Brasil - Scientific Electronic Library Online e da CAPES Periódicos, livros e materiais impressos. PALAVRAS-CHAVE: Filosofia. Projeto. Estágio. REFERÊNCIAS 11 1. INTRODUÇÃO O ato de estudar filosofia é um desafio para os homens e a sociedade, devido seus questionamentos e sua objetividade pela reflexão. A filosofia tem como objetivo provocar a inquietação da sociedade, sendo possível discernir e esclarecer o que estava descoberto, através da investigação geradora de questionamentos (WONSOVICZ, 2019).

De acordo com Gallo (2016) a filosofia, consiste em produzir conceitos com base em experiências do pensamento e gerar, assim, outros pensamentos. Portanto, a filosofia se caracteriza no desdobramento em si, do próprio pensamento, onde é enfatizado o estudo e o conhecimento através do rigor metodológico científico, seja de maneira conceitual ou abstrata ou até mesmo pelas perspectivas de cada pensador filosófico. Para a realização do projeto será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com material retirados das bases de dados da Scielo Brasil - Scientific Electronic Library Online e da CAPES Periódicos, livros e materiais impressos. DESENVOLVIMENTO 2. A criticidade na filosofia 2. Metodologia e prática no ensino da filosofia 2. Planejamento como base do pensamento crítico A necessidade de organizar-se, ou organizar as relações existentes na sociedade se caracteriza como a base do planejamento.

As mudanças dos movimentos sociais e seus impactos Objetivo é de forma interdisciplinar fazer a introdução e explanação da temática "As Mudanças dos Movimentos Sociais e Seus Impactos", observando seus aspectos históricos e teóricos. Com estratégia pedagógica será realizado a prática de leitura e interpretação crítica de textos históricos e contemporâneos, juntamente com a pesquisa histórica acerca do tema, debates expositivos embasado pela pesquisa realizada e a apresentação do trabalho. O primeiro ponto a ser tratado para a realização do projeto é a reunião pedagógica junto a todos os responsáveis de cada disciplina, com objetivo de explanar, apresentar, capacitar e interagir acerca do projeto e seu tema, abordando demais disciplinas como História, Geografia entre outras, enfatizando a interdisciplinaridade da sociologia, a introdução a sociologia e suas metodologias a serem aplicadas.

A intervenção pedagógica • 1º Aula - Interdisciplinar • Nos primeiros momentos de aula, o projeto é apresentado aos educandos, e iniciado a aula em caráter expositiva enfatizando as discussões e debates em sala, acerca do conhecimento sobre a temática do projeto. • Posteriormente a apresentação, o professor especifica os primeiros movimentos sociais e seus objetivos e conquistas, suas formas de pensar no movimento, em busca de democracia e uma cidadania mais justa. Cabe destacar que, a disciplina sociologia tem sua importância não somente como aquela que realiza a interação social das demais disciplinas, mas como a disciplina que traz o conhecimento dos questionamentos para dentro da sala de aula, desenvolvendo nos educando o hábito de pesquisa, ler, interpretar e compartilhar. Assim, o projeto demonstra que o planejamento elaborado com êxito e aplicado de forma correta, permite ao docente a interação juntos aos demais responsáveis sobre as disciplinas, como ferramenta de ensino e investigação.

A aproximação dos educandos com a sociologia permite desenvolver o conhecimento critico, embasado pela história de toda sociedade que o jovem está inserido, podendo assim, absorver de forma clara o ensinamento que lhe proporcionado, abrindo espaço para o próprio docente na aplicação de conteúdos expositivos, analíticos que enriquecem o conhecimento. Contudo, a escola necessita estar preparada a aplicar a interdisciplinaridade e o acompanhamento do educando, dando-lhe materiais acessíveis, e capacitação correta para a aquisição de tal conhecimento, que o leva a questionamentos e crescimento através de pesquisas, debates e intepretações de textos críticos. O projeto de intervenção apresentado tem o objetivo de estimular os educandos a pesquisar o contexto e as características dos movimentos, observando os motivos das revoltas e conquistas, bem como suas lideranças e seus ideais, visando o crescimento critico, porém embasado por um conhecimento do que seja a luta, e não um amontoado de pessoas que não conseguem nem destacar o objetivo do movimento em questão.

BRASIL, M. D. E. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio Parte IV Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 2000. S. Planejamento Educacional: concepções e fundamentos. Santarém - PA: Perspectiva Amazônica, v. p. FRIGOTTO, G. Revista Educação Popular, Uberlândia, p. jul/dez 2012. JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora LTDA. MORAIS, F. D. A. M. SILVA, G. junho 2018. OLIVEIRA, D. D. D. RABELO, D. M. BOTARELI, D. D. S. Planejamento Escolar Reflexões Acerca de sua Materialidade.

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