PROJETO PRÁTICO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTERDISCIPLINARIDADE DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Assim, permite a relacionação do cotidiano dos educandos como ferramenta de melhoria do desempenho educacional. A inclusão e a aplicação da disciplina de Sociologia, como sua introdução ao planejamento que visa auxiliar os educandos a aquisição do conhecimento com geração e estímulo de diálogos, debates e investigação. Na aquisição do conhecimento, a atração por partes dos alunos desencadeia nos docentes a elaboração de projetos pedagógicos que buscam solucionar conflitos no âmbito educacional. Para a realização do projeto será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com material retirados das bases de dados da Scielo Brasil - Scientific Electronic Library Online e da CAPES Periódicos, livros e materiais impressos. PALAVRAS-CHAVE: Sociologia. As mudanças dos movimentos sociais e seus impactos 10 3.

A intervenção pedagógica 10 4. CONCLUSÃO 12 5. REFERÊNCIAS 13 1. INTRODUÇÃO A educação está muito além do transferir um conhecimento, pode-se compreender como uma forma de auxiliar o educando a desenvolver o caráter crítico, desempenhando a busca pelo conhecimento da realidade, portanto é preciso ousar atribuir melhorias no aprendizado em sala de aula, assim a interdisciplinaridade da Sociologia aplicada pelo Planejamento acompanhado das suas metodologias e práticas de ensino, visa melhor o entendimento e compreensão da Introdução a Sociologia junto aos demais componentes curriculares. A interdisciplinaridade tem como característica a intensidade do envolvimento dos docentes para a integração das disciplinas, porém não tem em seu caráter ser um ajuntamento de disciplinas, mas sim um campo unitário do conhecimento que supere as fronteiras disciplinares (JAPIASSU, 1976).

De acordo com Umbelino e Zabini (2014) a interdisciplinaridade surge então da necessidade de uma resposta para a fragmentação das disciplinas, ela é um diálogo entre diversas áreas do conhecimento, um modo de trabalhar o conhecimento. Sobre o tema, Frigotto (2008) observa que o caráter do trabalho interdisciplinar no campo das ciências sociais e no campo educativo, não decorre de uma arbitrariedade racional e abstrata, ou seja, decorre de o próprio homem como ser social, sujeito e objeto do conhecimento social. O autor afirma que no tratamento da interdisciplinaridade no plano do movimento do real, será compreendido a ausência de contradição entre a necessidade de delimitação nas ciências sociais na construção dos seus objetos e problemáticas e o caráter unitário do conhecimento (FRIGOTTO, 2008).

Assim, quando aplicada a interdisciplinaridade no ensino de ciências humanas e sociais no âmbito escolar, compreende-se como uma única oportunidade de desenvolver múltiplas discussões com levamento de questões que incorporam a complexidade dos fatos, fenômenos e elementos do mundo vivido. De acordo com as orientações curriculares, basicamente três recortes são alicerçados ao ensino sociológico, sendo eles conceitos, temas e teorias, onde se interligam, para uma melhor compreensão no ensinar e no aprender: Um tema não pode ser tratado sem o recurso a conceitos e a teorias sociológicas senão se banaliza, vira senso comum, conversa de botequim. Do mesmo modo, as teorias são compostas por conceitos e ganham concretude quando aplicadas a um tema ou objeto da Sociologia, mas a teoria a seco só produz, para esses alunos, desinteresse.

Entende-se também que esses recortes se referem às três dimensões necessárias a que deve atender o ensino de Sociologia: uma explicativa ou compreensiva – teorias; uma linguística ou discursiva – conceitos; e uma empírica ou concreta – temas (BRASIL, 2006, p. Ao compreender a sociologia como a ciência da sociedade, é excluso o a possibilidade de um consenso sobre o conceito que esteja como matriz deste campo de conhecimento. Contudo, ao trabalhar contextualmente, é possível entender o conceito de sociedade nos termos das condições do capitalismo contemporâneo, que engloba processos sociais, dentre eles a socialização total (BRASIL, 2000). Neste sentido Salermo; Vieira e Botareli relatam: Ao considerarmos a escola como uma instituição em que os saberes transitam do coletivo para a coletividade, ou seja, do conjunto de educadores para os conjuntos de alunos, precisamos também entender que para que o planejamento seja um processo funcional e ininterrupto, é necessário promover a integração dos profissionais que compõem a organização escolar em favor dos alunos.

Por este motivo, o planejamento escolar precisa ser integrado para que também possa ser contínuo (SALERMO, VIEIRA e BOTARELI, 2012, p. Como forma de melhoria no aprendizado e uma aproximação entre os responsáveis de cada disciplina, a participação em forma democrática, proporciona um melhor conhecimento dos objetivos e metas, estrutura e organização e de sua dinâmica de relações sociais (SALERMO, VIEIRA e BOTARELI, 2012 apud LIBÂNEO, 2005). RELATO DE ESTUDO O relato de estudo se caracteriza como uma intervenção pedagógica de sociologia em sala de aula, sendo composta por cinco aulas interdisciplinares. As mudanças dos movimentos sociais e seus impactos Objetivo é de forma interdisciplinar fazer a introdução e explanação da temática "As Mudanças dos Movimentos Sociais e Seus Impactos", observando seus aspectos históricos e teóricos.

• O segundo grupo pesquisará de caráter bibliográfico, sobre os movimentos contemporâneos, os que se encontram ativos, os marcos, as conquistas, bem como seus direitos atuais, seus ideais, sua liderança, como se interagem. • Ambas pesquisas apresentarão leis, portarias, direitos, dados de presença de movimentos com descrição de classes, cores, raça e sexo, apontando suas fragilidades de acordo com a época do movimento. • 5º Aula - Interdisciplinar • A quinta e última aula interdisciplinar, será a apresentação do projeto, visando a interação de todos os educandos, e a explanação de seus projetos, com o auxílio de cada responsável pelas disciplinas, de forma que todos os pontos cruciais sejam lembrados, citados e apoiados em meio ao projeto. CONCLUSÃO Em vista dos argumentos apresentados, compreende-se a importância da interdisciplinaridade da sociologia frente as demais componentes do currículo escolar, com objetivo de dar ênfase na melhoria da aprendizagem e da compreensão do cenário atual vivido pelo educando.

Cabe destacar que, a disciplina sociologia tem sua importância não somente como aquela que realiza a interação social das demais disciplinas, mas como a disciplina que traz o conhecimento dos questionamentos para dentro da sala de aula, desenvolvendo nos educando o hábito de pesquisa, ler, interpretar e compartilhar. gov. br/ccivil_03/leis/l9394. htm>. Acesso em: 28 Fevereiro 2022. BRASIL, M. A Sociologia e a concepção interdisciplinar do trabalho. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Setembro 1995. EVANGELISTA, I. A. S. A. O. et al. O ensino de sociologia e a interdisciplinaridade: estudo de caso de uma instituição da rede estadual de ensino em Minas Gerais. Revista Educação Popular, Uberlândia, p. D. D. O ensino de sociologia no ensino médio: discussão sobre a contribuição da interdisciplinaridade para a formação cidadã.

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros – RN, 24 Setembro 2014. MORAIS, F. Os saberes interdisciplinares como viés para o ensino das ciências humanas numa perspectiva integradora. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. n. p. junho 2018. C. E. K. VIEIRA, E. M. O. A importância da interdisciplinaridade na formação do docente. Seminário Internacional de Educação Superior 2014, Londrina, 2014.

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