PROJETO PIM VI CLIENTE final__TRABALHO AJUSTADO__01

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Administração

Documento 1

A. Trabalho de desenvolvimento e aplicações dos conhecimentos adquiridos com as disciplinas de contabilidade, marketing e estatística aplicada, realizada na empresa) apresentado a Universidade Paulista (UNIP) com a finalidade de projeto integrado multidisciplinar (PIM VI) Coordenador do curso: Trindade - SP 2020 3 SUMÁRIO RESUMO. ABSTRACT. INTRODUÇÃO. DESCRIÇÃO DA EMPRESA. PESSOAS QUALIFICADAS E MOTIVADAS:. FORMATOS DIFERENCIADOS E EFICIENTES:. EXPANSÃO DE NEGÓCIOS. SISTEMÁTICAS DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO. ÉTICAS E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL. A), articulase com as disciplinas curriculares e as organizações, harmonizando a evidenciação das práticas, fundamentando-se em três tópicos considerados basilares para o estudo e a prática da tecnologia em processos gerenciais que são, plano de negócios da empresa que consiste na estrutura e organização dos negócios exercidos , na sistemática de importação e exportação que ira organizar e gerenciar a importação e a exportação da mercadoria e insumos utilizados na empresas e o a ética e legislação trabalhista de toda essa rede e como cada uma dessas disciplinas estão correlacionas com o dia a dia da organização estudada.

Palavras-chave: administração, importação, exportação, sistemática, negócios 5 ABSTRACT The Multidisciplinary Integrated Project (PIM) is a teaching-learning conception that presupposes an interdisciplinary methodological stance to be adopted by the institution, involving teachers and students. It aims to provide an articulation between the curriculum components that integrate the various periods, with a view to contributing to the exercise of interdisciplinarity and the construction of intellectual autonomy of students, through the association of teaching with research, as well as theory with the practice. Thus, the implementation of multidisciplinary integrated projects in all periods of the Higher Course of Technology in Management Processes aims, above all, at the interrelation of the knowledge developed in the context of the curriculum components in each academic period, contributing to the construction of intellectual autonomy of the students.

students through the construction of the teaching-research unit, as well as developing and / or deepening the sense of social and professional responsibility, since the projects will be linked to the search for solutions to local, regional and national issues, enhancing the social use of technologies. Possui três itens ou partes essenciais. O primeiro item é uma breve apresentação da empresa; o segundo se trata de um relato das contribuições das três disciplinas cursadas na Universidade e o trabalho com os processos de importação e exportação feitos pela empresa Raia Drogasil; o terceiro item, por seu turno, conclui uma um ensaio a respeito da ética trabalhista e empresarial exercidas pela empresa observada. DESCRIÇÃO DA EMPRESA A empresa observada se chama Raia Drogasil (RD) Sociedade Anônima (S/A).

Este termo, sociedade anônima, significa que ela possui capital aberto e busca investidores no mercado de ações brasileiro. Sua principal atividade se realiza no ramo do comércio e distribuição de produtos farmacêuticos, perfumaria, produtos de saúde, medicamentos e afins e, em suma, situa-se no setor varejista. A. e Drogasil S. A. Sua receita bruta anual foi de R$ 15,5 bilhões em 2018. A RD é a maior rede de drogarias do Brasil em receita e em número de lojas ativas. Ao final do ano de 2018, as marcas Droga Raia e Drogasil estavam presentes em 22 estados brasileiros nos quais a empresa tem amplo conhecimento do mercado, estrutura logística e de formação de pessoas para suportar o crescimento: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará, que juntos representam 97% do mercado consumidor farmacêutico brasileiro.

A capacidade de reprodução do modelo através do crescimento orgânico acelerado, combinando o aumento da presença nos mercados atuais com o ingresso seletivo em novos mercados, ocorre a partir de uma estrutura de expansão única no setor, que se baseia em uma inteligência proprietária que permite avaliar potencial de mercado com forte embasamento analítico, na prospecção descentralizada, conduzida por um grupo de profissionais que possuem cada um mais de 15 anos de experiência nas operações de varejo e por uma forte disciplina financeira, com alocação de capital centralizada com base em taxas internas de retorno projetadas para cada projeto avaliado. LOGÍSTICA DA EMPRESA A RD possui uma estrutura logística descentralizada e escalável formada por nove centros de distribuição, localizados em sete estados – SP (São Paulo, Embu das Artes e Ribeirão Preto), MG (Contagem), PR (São José dos Pinhais), GO (Aparecida de Goiânia), RJ (Barra Mansa), PE (Jaboatão) e BA (Salvador) – que totalizam mais de 124,8 mil m² de capacidade de armazenamento e garantem agilidade no abastecimento das lojas.

Para atender às diferentes demandas dos consumidores na compra de medicamentos e de produtos de higiene e beleza, a RD conta com uma estrutura de vendas multicanal, permitindo aos clientes de cada marca realizar suas compras nas lojas, na internet. A empresa também possui uma plataforma de gestão em saúde própria, a Universo, que atende a mais de vinte milhões de funcionários e beneficiários de mais de mil e duzentos grupos empresariais e instituições clientes, que efetuam as suas compras 9 com descontos pré-negociados e com desconto em folha de pagamento (empresas), nas mais de 1. MARCAS ICÔNICAS: Drogasil e Droga Raia são marcas líderes do varejo brasileiro, com tradição centenária e com forte identidade, complementaridade e reputação entre os seus respectivos clientes.

PONTOS EXCEPCIONAIS: Um dos diferenciais da RD é o seu portfólio de pontos comerciais estrategicamente localizados, que inclui centenas das melhores esquinas do Brasil tanto em mercados maduros como em mercados mais recentes, e a capacidade de reproduzir esta mesma qualidade através do crescimento orgânico acelerado. Para consolidar sua posição de liderança no mercado, a empresa aposta no crescimento orgânico, com o aumento da presença nos mercados existentes e o ingresso seletivo em novos mercados. Este crescimento se baseia em uma fortíssima presença geográfica, que permite à RD concentrar a abertura de um grande número de lojas em mercados maduros, com baixo risco de execução, nos quais ainda existe grande potencial em função da participação de mercado que ainda é relativamente baixa, e em uma estrutura de expansão única no varejo brasileiro que permite realizar este crescimento com grande qualidade e com forte aderência às métricas históricas de produtividade das lojas maduras tanto nos mercados maduros como em novos mercados.

PLATAFORMAS E INFRAESTRUTURA PROPRIETÁRIAS: A visão que norteou a formação da RD foi o compartilhamento de ativos e competências complementares entre duas das principais marcas varejistas do Brasil. A RD revisou toda a segmentação de lojas, de forma a otimizar o sortimento e a precificação de cada loja ao perfil dos clientes e ao ambiente competitivo e a alavancar a plataforma unificada de varejo. EXPANSÃO DE NEGÓCIOS A Raia Drogasil S. A. RD) anuncia a assinatura junto à CVS Health Corporation (CVS), em 26 de fevereiro de 2018, de Contrato de Compra e Venda de Ações, regulando a aquisição de 100% do capital da Onofre pela RD. Adquirida pela CVS em 2013, a Onofre é uma das mais tradicionais redes de drogarias do Brasil. SISTEMÁTICAS DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO De acordo com o Ministério do desenvolvimento indústria comércio exterior – MDIC, indicadores da economia mundial entre exportação e importação ou mundo movimentou a quantia de 30 trilhões de dólares valores nada desprezíveis dos pais do Brasil não chegou a mais do que 1,3% de participação.

Ainda Segundo Neto, (2012) Isso denota que existe um grande potencial no mercado mundial ruja e as empresas brasileiras não só devem olhar no mercado internacional como opção mais como uma obrigação ainda que o mercado interno tenha muito a ser desenvolvido. A RD tem uma atuação principalmente no Mercosul e Europa. De acordo com a RD a Companhia tem por objeto: a) o comércio, a fabricação, a importação e a exportação de medicamentos alopáticos e homeopáticos, insumos e artigos farmacêuticos, produtos correlatos, produtos químicos e dietéticos, perfumes e essências, cosméticos, produtos de higiene e toucador, saneantes domissanitários, nutrimentos e aparelhos acessórios usados para fins terapêuticos ou de correção estética e produtos utilizados para fins diagnósticos e analíticos; b) a prestação de serviços peculiares ao comércio varejista, tais como serviço de entregas domiciliares de produtos comercializados ou não pela Companhia, gerenciamento de informações cadastrais e armazenamento de dados sobre vendas de produtos e serviços, realizados através de convênios, gerenciamento e participação de programas de benefício de medicamentos (“PBM”) no setor privado e público, prestação de serviços comunitários, tais como recebimento de contas de água, luz, telefone, energia elétrica, de impostos e taxas em geral, pagamentos e recebimentos em geral, bem como venda de ingressos para teatro, shows, e outros espetáculos, inclusive esportivos, entre outros, serviço de revelação de fotografias e outros afetos ao seu objeto social; c) loja de conveniência e “drugstore”, destinadas ao comércio, mediante autosserviço ou não, de diversas mercadorias com ênfase para aquelas de primeira necessidade, dentre os quais o comércio de alimentos em geral e correlatos; d) comercialização de produtos oftalmológicos e de artigos de ótica, cine, foto e som, eletrodomésticos, fitas, discos, livros, jornais, revistas e impressos em geral, cartões telefônicos e serviços relativos ao objeto social; e) a publicação e distribuição gratuita/e ou onerosa de jornais, revistas e periódicos; f) a manipulação de fórmulas de medicamentos, cosméticos e produtos afins, restrita esta atividade às filiais expressamente indicadas como “Farmácia de Manipulação”; g) importação e exportação de qualquer produto afim com seu objeto social; h) o transporte de mercadorias; 14 i) a promoção e a participação em empreendimentos imobiliários; j) o comércio, a importação e a exportação de artigos, máquinas, e equipamentos afins com seu objetivo social; e k) a participação em outras sociedades.

De forma similar ao comércio nacional o comércio internacional possui leis e autoridades para garantir o seu cumprimento e com o mesmo rigor a finalizar e fiscalizar as operações comerciais dera. De acordo com a empresa A Ética do Cuidado foi escolhida porque, durante o projeto do Código, decidimos elaborar um documento que – ao invés de conter regras fechadas – manifestasse a essência do nosso jeito de pensar e de agir. A Ética do Cuidado coloca a ênfase no cultivo de escolhas e relações humanas baseadas, sobretudo, no respeito, no diálogo e no senso de responsabilidade. Ela nos mostra que tudo aquilo que fazemos com cuidado – dedicação, atenção, prazer, ponderação – tem maiores chances de dar certo e perdurar. Sobre a Administração e relação de confiança a empresa ressalta os seguintes pontos: • Colocamos os interesses da RD e dos stakeholders acima de interesses pessoais.

• Adotamos práticas de governança corporativa reconhecidas e administramos a RD e suas empresas com honestidade, transparência, responsabilidade e diligência. O direito à negociação coletiva e à associação sindical é respeitado. Buscamos oferecer salários e benefícios dignos e compatíveis com os praticados no mercado. Realizamos programas de educação, saúde e segurança no ambiente de trabalho. Nossos planos de carreira são pautados por critérios de meritocracia e imparcialidade. DIREITOS HUMANOS A RD reconhece a importância e a legitimidade dos Direitos Humanos e, portanto, não admitimos nenhuma forma de exploração, assédio, desrespeito e preconceito em nossas instalações e atividades. Além de ficar evidente que a integração dos processos e plataformas ocorreu dentro desta visão. Ao contrário de optar pela melhor plataforma interna e reproduzi-la para toda a empresa, desta forma Raia Drogasil mapeou todas as funcionalidades críticas de ambas as plataformas e fez um extensivo upgrade da plataforma selecionada visando preservar todas estas funcionalidades e compartilhá-las entre Droga Raia e Drogasil.

A empresa conseguiu um número de expansões excelente sem deixa de cuidar e proteger os direitos fundamentais para a boa atuação no mercado tanto em relação aos sócios e administradores quanto a seus colaboradores, garantindo a todas as partes envolvidas uma ótima experiencia dentro da RD. BIBLIOGRAFIA BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/Logística empresarial. denise. Administração em Sistemas de Informaçãodisponivel em <file:///C:/Users/tiquy/OneDrive/Área%20de%20Trabalho/ADMINISTRAÇÃO%20DE%20SISTEMA% 20DE%20INFORMAÇÃO. pdf> acessado em 28/10/2019 Código da gente – ética e conduta da RD – disponivel em < file:///C:/Users/tiquy/AppData/Local/Packages/Microsoft. MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/D ownloads/RD_CodigodaGente_PT%20(1). pdf> acessado em 25/10/2019 ESTATUTO SOCIAL DA RAIA DROGASIL S. Fernando – sistemática de importação e exportação -são Paulo, editora Sol, 2012 ROBLES, Léo Tadeu.

Anotações de aula da disciplina Porto e Meio Ambiente do curso de Mestrado em Gestão de Negócios. Universidade Católica de Santos: Santos, 2008. ROBLES, Leo Tadeu; LA FUENTE, José Mauricio. As cadeias reversas das latas de alumínio e garrafas pet na Baixada Santista. A. disponivel em : < https://www. rd. com. br/> acessado em 29/10/2019 Sociedade e Estado, Brasília, v.

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