PROJETO PARA UM SISTEMA DE TELEATENDIMENTO MÉDICO VIA INTERNET

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Assim o presente trabalho visa apresentar um projeto para o desenvolvimento de um sistema de telemedicina, que servirá para atendimento médico on-line e acompanhamento clínico diversos, funcionando em plataforma web ou por aplicativo. O estudo será desenvolvido aplicando-se os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Empreendedorismo, Gerenciamento de Projeto de Software, Gestão da Qualidade e Projeto de Sistemas Orientado a Objetos. De modo a fomentar e desenvolver a capacidade de identificar necessidades e propor soluções técnicas, elencando e argumentando sobre de metodologias referentes a estas disciplinas no que concerne projetos computacionais. Palavra-Chave: Telemedicina. Empreendedorismo. System. Sumário 1- Introdução 5 2- Plano de Negócios 6 2. Sumário Executivo 6 2. Descrição da Empresa 6 2. Descrição de Produtos/Serviços 7 2. Objetivo 23 9. Produto e requisitos 23 9. Premissas 23 9. Definição de Matriz de Papéis de Responsabilidades 23 9.

Cronograma de atividades 24 9. Plano de Negócios 2. Sumário Executivo Inicialmente, será mostrada neste plano de negócios uma sucinta descrição da empresa de tecnologia que confeccionará o software de atendimento médico on line, que será melhor abordado posteriormente. Será apresentado uma análise de mercado e também da concorrência deste tipo de negócio, bem como serão tratados aspectos relacionados ao planejamento estratégico da organização e seu planejamento financeiro. Desta forma, o plano de negócios será finalizado com uma conclusão a respeito do momento de desenvolvimento atual da empresa e suas perspectivas para o futuro. Descrição da Empresa A startup de tecnologia StarX, foi fundada há 5 anos no interior do estado e é atualmente uma empresa em expansão que focava mais em softwares para gerenciamento de pequenos comércios.

Conclusão do Plano de Negócios Pode-se notar, com base em todos os tópicos apresentados neste plano de negócios que a empresa possui uma estratégia coerente para o desenvolvimento deste sistema e seu ingresso ao mercado consumidor, apostando em uma demanda, antes mínima, e agora crescente dia-a-dia, transformando necessidade do consumidor em um projeto com projeções de alta rentabilidade e visibilidade para a empresa. Processo inicial: levantamento e análise de requisitos Segundo Macedo, D. o levantamento e análise de requisitos contempla as tarefas de investigar e definir o escopo de novos sistemas, sendo uma parte importante do processo de projeto de sistemas. Deste modo, no desenvolvimento de qualquer sistema a parte inicial é entender a necessidade do cliente o que é realizado à partir do levantamento e posterior análise de requisitos, pois identificando as necessidades do cliente e realizando o levantamento dos requisitos do sistema, as informações necessárias para preparar o projeto da solução estarão definidas.

Ainda de acordo com Macedo, D. Existe ainda as regras de negócio que podem ser entendidas como requisitos não funcionais, e são usadas para direcionar as normas que o sistema deve respeitar, e numa mesma categoria de software mudará de empresa para empresa, pois cada uma segue suas próprias regras. Ou seja, os tipos de requisitos a serem levantados para confecção de um software podem ser: requisitos funcionais, requisitos não funcionais e requisitos de regra de negócio. Desta forma, deve ser seguido o processo de identificação dos requisitos necessários, analisando sua necessidade, após é preciso especificar cada um dos requisitos, seja funcional ou não funcional e validar com os usuários do sistema se o requisito descrito atende a necessidade. Com essa confirmação, é realizado a documentação dos requisitos e inicia-se o projeto do sistema.

Este processo está mostrado na figura a seguir: Figura 1 – Etapas do levantamento e análise de requisitos Fonte: Elaborado pelo autor (2020). Dentre as opções, abaixo de cada registro dos médicos, que constaram informações como endereço e telefone, haverá um botão escrito “agendar”, que ao ser selecionado mostrará uma tela com as datas e horários disponíveis para a consulta online. Ao selecionar o período desejado, basta clicar em salvar que o médico receberá em seu portal o agendamento. O paciente ainda receberá uma confirmação no e-mail informado no cadastro com as informações da consulta. Até 24h antes da consulta, o paciente poderá através do menu, escolher a opção “alterar consulta” e escolher uma nova melhor data. Pode-se também escolher cancelar a consulta, ao selecionar a opção “cancelar consulta”, com até 4h de antecedência.

Figura 3 – Principais tipos de testes Fonte: Retirado de Ribeiro, A. L. D. p. No caso de estudo pode-se propor diversos testes de requisitos funcionais dos seguintes tipos visando conferir os parâmetros especificados na tabela abaixo: Tabela 1 – Testes para requisitos funcionais Tipo de Teste Objetivo do teste Teste de regressão Validar que após as mudanças efetivadas na fase de desenvolvimento ou manutenção, a aplicação permaneça rodando adequadamente Teste de interoperabilidade Avaliar se a comunicação entre os sistemas envolvidos está funcionando como o esperado, ex: ao preencher o campo número da carterinha da pessoa que irá entrar no sistema, o sistema deve conferir que é um número válido para o documento. Nesta etapa ele irá selecionar a especialidade desejada e a cidade, pode incluir o nome do médico se souber, mas não um campo obrigatório, caso não informe o sistema irá trazer todos os profissionais da especialidade desejada cadastrados no seu plano de saúde dentro da cidade informada.

Caso não exista nenhum profissional cadastrado com as opções informadas, o sistema retornará uma mensagem de aviso do tipo “Não há profissionais desta especialidade cadastrados na localidade informada!” e o paciente terá que realizar nova busca por outra localidade. Uma regra do negócio, é que somente os profissionais disponíveis para atendimento na modalidade de consultas on-line estarão cadastrados no sistema. Elaboração de Diagrama de classes e de atividades É usado na parte da programação no desenvolvimento de um sistema, um diagrama de classes para ser a base para a construção dos diagramas de comunicação e estados por exemplo. Neste diagrama, a primeira linha do retângulo é a classe propriamente dita, na sequência, tem-se os atributos vinculados à classe, que representam suas características e quando pertinente, pode-se incluir um terceiro grupo, um retângulo com os métodos na classe (HENRIQUE, J.

D. p. Modelo de qualidade para produtos de software Desta necessidade de garantir a qualidade, iniciou-se a padronização dos processos para gestão de qualidade de um produto de software, visando promover a aderência dos produtos, um exemplo de norma é a ISO. Figura 8 – Normas ISO e modelos de qualidade para produtos de software Fonte: Retirado de Ribeiro, A. L. L. D. Embora o CMMI descreva as orientações “do que fazer”, ele não apresenta o “como fazer”, deixando a cada empresa o dever de definir seus próprios processos para implementar as melhoras práticas indicadas neste modelo, isso pode ser um ponto desfavorável para sua utilização em organizações com baixo grau de maturidade que podem “se perder” nesta parte do processo e não conseguir avançar eficazmente.

Além disso, este modelo é demanda muito tempo, dedicação e dinheiro para ser aplicado, e seus benefícios são compensatórios a longo prazo devido ao reconhecimento internacional que é tido como diferencial. No entanto, toda esta dificuldade de implementação somada a dificuldade de manter o modelo, exige alto investimento inicial e constante, além de treinamentos rigorosos para os funcionários, faz com que pequenas e médias empresas brasileiras optem pela opção que o governo criou: o MPS. Premissas Este sistema está sendo desenvolvido levando como base que diversos planos de saúde o contratarão de modo que seu público alvo sejam pacientes de planos de saúde privados, mas não focando em um único plano de saúde. Outro ponto de partida é que as operadoras de planos de saúde darão acesso às informações básicas dos médicos e à sua agenda, de modo a tornar possível o agendamento através do sistema que será desenvolvido.

Bem como se terá acesso às informações do plano de saúde do cliente/paciente, de modo a conseguir restringir seu acesso de visualização somente para prestadores que atendam seu plano de saúde e estejam disponíveis para consultas on-line. Definição de Matriz de Papéis de Responsabilidades De forma geral, a matriz de papeis de responsabilidade indica o lugar de quem dentro do projeto, de forma que o “R”, significa quem está designado para trabalhar na atividade determinada, o “A” indica quem possui autoridade para tomar determinada decisão, o “C”, aponta quem precisa ser consultado e/ou participar da decisão no momento em que a atividade estiver sendo executada e por fim, o “I”, que indica quem deve ser informado sobre o andamento e finalização das atividades (ESPINHA, R.

G. Na sequência, abordou-se a gestão da qualidade dentro da engenharia de software e os modelos de qualidade para produtos de software, reiterando a importância de se avaliar a aderência do software durante o processo de desenvolvimento até sua aplicação, garantindo que ao final o software esteja de acordo com as expectativas do usuário chave. Por fim, elaborou-se um Termo de abertura de Projeto, contendo justificativa, objetivo, produto, requisitos, premissas, matriz de papeis e responsabilidades, cronograma macro das atividades, análise de riscos e custos e lições aprendidas até o momento, deixando bem explicado a razão de existir do projeto. Portanto, tem-se neste trabalho pontos primordiais para o sucesso de qualquer novo empreendimento, sendo que o sistema para atendimento médico on-line e acompanhamento clínico está bem documentado e planejado, estando pronto para sair do papel e ser um projeto bem-sucedido! 11- Referências ESPINHA, R.

G. Matriz RACI: o que é a matriz de responsabilidade e como fazer? 2020. RAPCHAN, F. A Norma ISO 9000‑3. Vitoria: Ufes, 2005. Disponível em: <www. geocities. SILVEIRA, A. R. O que é o MPS. br? 2015. Disponível em: < https://www. Acesso em: 24 set. VENTURA, P. Entendendo o Diagrama de Atividades da UML. Disponível em: <https://www. ateomomento.

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