PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NA MODALIDADE PRESENCIAL COM 20% DE ATIVIDADES INTE

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Contudo foi possível por meio da literatura a participação do Ministério da Educação, que propôs as Instituições de Ensino, critérios de qualidade aos cursos EaD bem como uma ação em busca de qualidade, conduzida pelo Coren/Cofen aos polos das Instituições de Ensino, avaliando as condições de ensino. A partir disso espera-se ainda mais empenho das Instituições de Ensino, em ofertar cursos de qualidade e em contrapartida o mesmo empenho do Ministério da Educação em melhor avaliar os cursos e seus polos. Uma pesquisa descritiva e exploratória. Como entrega um projeto de curso de um curso para técnicos de enfermagem que tivesse em seu currículo 20%, com a possibilidade de futuramente poder comparar dados relacionados as competências desenvolvidas a distância e presencialmente.

Palavras-chave: Metodologia ativa; Educação em Saúde, Educação a Distância. REFERENCIAL TEÓRICO Para tanto foi preciso aprofundar-se no arcabouço teórico, a fim de melhor entender este processo bem como a metodologia que confronta o ensino tradicional das universidades e faculdades, ainda que caracterizado por muitos de retenção de informação, disciplinas fragmentadas e avaliações que exigem memorização, podendo levar os estudantes à passividade e aquisição de uma visão estreita, limitada e instrumental do aprendizado, promovendo carências de constante atualização. No entanto cabe resgatar que conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que justificam um alto desempenho, acreditando-se que os melhores desempenhos estão fundamentados na inteligência e personalidade das pessoas. Em outras palavras, a competência é percebida como estoque de recursos, que o indivíduo detém.

Embora o foco de análise seja o indivíduo, [. sinaliza a importância de se alinharem às competências às necessidades estabelecidas pelos cargos, ou posições existentes nas organizações. Na área da saúde, encontramos: “. A base de sustentação das competências dos profissionais de saúde são as políticas de saúde e a realidade social (o contexto de sua ação). A formação intelectual inclui o desenvolvimento do senso crítico, o exercício do pensar, perceber, refletir, imaginar, criar, investigar, buscar soluções e compartilhar, bem como a aquisição de conhecimentos científicos básicos. Estes conhecimentos são operacionalizados através da prática de assistir, cuidar, administrar, ensinar e pesquisar, passando antes pela humanização das relações, que devem ser cordiais, participativas, cooperativas e dialógicas.

O círculo de desenvolvimento do profissional competente expande-se no sentido pessoal, através da busca do conhecimento como processo contínuo e exercício da cidadania; no sentido profissional, na busca do reconhecimento e postura autônoma, participativa e interdisciplinar na equipe; no sentido educativo, procurando desenvolver um processo orientado para a conscientização (reflexão – ação); e, no sentido político, que orienta para que o profissional seja um gerente e agente de influência nas políticas de saúde, nos órgãos de classe e nas demais organizações da sociedade, contribuindo para a construção da cidadania coletiva. Fonte: Adaptado pelo autor, 2017. Figura 1: Metodologias ativas mais utilizadas entre os cursos. Do final do século XX aos dias de hoje, a sociedade vem experimentando novos meios de disseminação das suas informações.

As novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) foram capazes de romper barreiras e encurtar espaços, propiciando assim a colaboração na construção do conhecimento. Esse fato fez com que as relações humanas vivenciassem novos padrões de comunicabilidade refletindo-se em vários setores, principalmente na Educação. º Para os fins deste Decreto caracteriza-se a Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. BRASIL, 2005) No entanto tem se observado um forte movimento desde 2003, pela busca de padrões de qualidade nesta modalidade de ensino. Ao se discutir a garantia da qualidade para o material desenvolvido para esta modalidade, devemos nos ater de que também deveremos ter possibilidades de indicadores para cada tipo de material e oferta, possibilitando diversas avaliações para diferentes cenários e em seus mais variáveis estágios de adequação ao e-learning.

A preocupação de que a qualidade educacional possa ser comprometida na aprendizagem a distância aponta em direção aos legisladores, planejadores, gestores, profissionais e pesquisadores buscarem evidencias de que a educação a distância é tão boa quanto a educação presencial, e que os indicadores sugeridos possam ser aplicados em todo território e instituição de ensino que se dispõe a oferecer cursos nesta modalidade. São muitas as definições de qualidade encontradas na literatura, entre elas, na norma ISO 8402 encontra-se o conceito de qualidade descrito como um conjunto de propriedades e características de um produto, processo ou serviço, que fornecem a capacidade de satisfazer as necessidades. Os artigos científicos sobre a temática foram acessados nas bases de dados da CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível, ERIC Education Resources Information Center (CAPES), Scientific Electronic Library Online (Scielo), LILACS Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Ministério da Educação, Ministério da Saúde.

Definiu-se como palavras chaves: Metodologia ativa; Educação em Saúde, Educação a Distância. A pesquisa bibliográfica se deu em oito etapas, como se segue: delimitação do tema, levantamento de referencial teórico, seleção dos artigos, leitura dos textos, elaboração do produto final e conclusão. Dados ilustrados exemplificando o projeto sugerido: Curso técnico em enfermagem na modalidade presencial com 20% de atividades virtuais O “Curso de formação de Técnicos de Enfermagem”. É um curso que possui dois perfis, podendo este ser curso de formação, com 20% EaD e o restante presencial assim como o currículo do curso de Graduação de Enfermagem. Eles devem se sentir seguros para se exprimir sem se expor ao julgamento ácido ou ao ridículo. Os estudantes devem participar da elaboração do programa de estudos que deve ser efetivo para o conteúdo e para o processo de aprendizagem.

Devem ser estimulados a participar na determinação de suas necessidades educativas o que favorece a automotivação, auto avaliação e a reflexão. Os estudantes devem fixar suas necessidades de aprendizagem, ou seja, a responsabilidade principal por seu aprendizado é deles próprios. Deve-se incitá-los a identificar os recursos necessários para que atinjam os objetivos de aprendizado. • Caracterização do Público Alvo/Alunos Portanto a proposta deste curso foi planejada para atender as seguintes características: • Participantes do sexo feminino e masculino; • Com idades entre 20 e 60 anos; • Ter 2º Grau completo; • Que já tenha participado de curso de capacitação EaD; • Acesso a rede banda larga e compatível para o curso; CONSIDERAÇÕES FINAIS A formação do profissional de enfermagem é permeada por diversas habilidades e competências, as quais vão sendo construídas ao longo do processo de formação acadêmica e vivência profissional que inclui uma multiplicidade de conhecimentos e práticas, exercidas ao lado de profissionais de outras categorias, bem como a associação da teoria e prática, ou seja, a práxis em saúde.

Por fim, vimos que algumas medidas devem ser tomadas de imediato para que haja uma transformação significativa de olhares e responsabilidades frente a qualidade do ensino técnico, medidas que precisam sensibilizar os órgãos competentes, não se permitindo avaliar ou julgar a formação nas modalidades presencial e EaD, como se fossem um único modelo de ensino tratando-os de forma genérica, ou apegando-se de uma falha identificada e ao invés de tratá-la, optar pela extinção da mesma, após tantas evidências de que a tecnologia na educação cresce a cada dia e nos ajuda em muitos processos, podendo com isso prejudicar uma grande parcela dos que enxergam nessa modalidade de ensino a distância, sua grande, e talvez única, oportunidade em se cursar esta ou qualquer outra graduação.

REFERENCIAS ABNT– Associação Brasileira de Normas Técnicas. Gestão da qualidade e garantia da qualidade – Terminologia I. NBR ISO 8402. In: BERBEL, N. A. N. org. Metodologia da Problematização: fundamentos e aplicações. Regulamenta o art. da Lei no 9. de 20 de dezembro de 1996, Diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:<http://www. planalto. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2006.   Gil, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. º ed. Peres MA. Gerência e Competências Gerais do Enfermeiro. Texto Contexto Enf. Florianópolis, 2006 Jul-Set; 15 (3): 492-9. Ropé F, Tanguy L. Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: EDUEL, 1999. p. Vignochi, C. et al. Disponível em www. cidmed. u-bordeaux2. fr/wnantes/text2. htm.

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