Projeto Multidisciplinar de Recursos Humanos II Estudo de caso Arezzo C&O

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Administração

Documento 1

INTRODUÇÃO. A EMPRESA. Dados oficiais. Histórico. Missão, visão e valores. O país em 2019 estava na 4 posição como maior produtor de calçados do mundo, produzidos 944 milhões de pares, sendo 115 milhões de pares exportados – o principal consumidor é o Estado Unidos da América, seguido pela Argentina, França e Bolívia (ABICALÇADOS, 2020), cerca de 150 países no total são consumidores dos produtos brasileiros (SARAIVA, 2016). Os produtos brasileiros possuem destaque pela qualidade e os preços acessíveis – devido ao facilidade de obtenção das matérias primas (SARAIVA, 2016). Saraiva (2016) evidencia que os calçados não são apenas um acessório para mulheres, exerce um fascínio sobre elas, gerando até mesmo certa obsessão, pois é comum mulheres terem muitos mais sapatos do que realmente precisam.

Sendo usado como recurso para mostrar traços de personalidade e estilo. Conforme Binkowski (2012) a produção de calçados no Brasil teve início no século XIX em decorrência da presença dos imigrantes alemães no estado do Rio Grande do Sul, sendo no período uma atividade artesanal e familiar. A EMPRESA 2. Dados oficiais Empresa: AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S. A. CNPJ/MF : Nº 16. Número de funcionários: 2. Fonte: Arezzo (2020). No início a empresa produzia sapatos masculinos, mas rapidamente mudou para o público feminino. A consolidação da marca no mercado brasileiro se deu em 1979, naquela época já se produzia dois milhões de pares por ano, o primeiro sucesso de vendas foi o modelo sandália Anabela revestido de juta.

Na década de 80 a empresa se verticalizou, em decorrência da ausência de suporte industrial da região, ação esta que resultou num maior controle e qualidade de todos os processos da cadeia produtiva desde da matéria prima até o produto final. No final da década de 90 a marca inaugurou sua primeira loja conceito (flagshio store) na rua Oscar Freire, município de São Paulo, naquela época já era uma área importante para produtos de grifes nacionais e internacionais, outras lojas próprias foram inauguradas em centros estratégico consumidor. O grupo inaugurou outras marcas para diversificar o portfólio e focar em outros públicos e segmentos, além do fashion da classe média e alta. As outras marcas foram:  a Anacapri – foco era conforto, dia a dia, final de 2008;  Alexandre Birman – foco mercado internacional, mercado de luxo, em 2008; 13  FIVE - foco público jovem e moda urbana, dezembro de 2015;  Alme – foco extremo conforto, aplicado técnicas mais tecnológicas como palmilhas e modelos mais adaptados aos pés, com estilo atemporal, mais básico e clássico;  final de 2019 compra a operação da marca Vans – voltada ao público jovem, com estilo mais esportista e despojado, início quando a marca surgiu era voltada apenas pelo público skatista, mas hoje vai além dos skatistas, surfistas e atinge todo público que busca o estilo mais despojado.

A marca atingiu o mercado internacional tem unidades em: Nova York, loja Schutz, 2012; Los Angeles, loja da Schutz, 2016; outra unidade Schutz em Nova York, 2018; Nova York a primeira unidade da Alexandre Birman em 2018. A abertura de lojas internacionais reforçou do branding da marca, atingindo grandes players que é o mercado americano – maior consumidor de calçados femininos do mundo, tendo como destaque produtos com qualidade, fashion e com preços atrativos. Missão, visão e valores. O principal ramo de atividade é a industrialização e a comercialização de artigos de couro e de plástico em geral, sendo seu segmento de atuação os de tecidos, vestuários e calçados. Produtos e Serviços. Os produtos são bolsas, calçados, acessórios como - carteiras, cintos, entre outros.

Possui uma ampla variedade de produtos, para os mais variados públicos-alvo (econômica e estilo), além de atender a diferentes ocasiões de uso (dia a dia, esporte, eventos especiais, trabalho). A Schutz mais fashionistas, a Arezzo mais em conta que a Schutz, a Alexandre Birman artigos de luxo, Anacapri mais jovem e confortável, Fiever mais casual para o dia. A Arezzo & Co possui uma venda média anual das lojas próprias 5,9 milhões e franquias 1,4 milhões, sendo responsável por essa quantidade: Arezzo – 48,5%; Schutz – 31,4%; AnaCapri 12,6%, Birman – 5,2 %, e o restante as outras receitas. Ressalta que este valor inclui mercado externo, não inclui outras receitas (não provenientes das 6 marcas, referente aos dados levantados até o 1 trimestre de 2020, contidos no relatório de Março de 2020.

Sendo portanto a mais forte no setor nacional tanto na produção, quanto de vende de calçados. Apresentou um crescimento record do web commerce de 53,9% passando a representar 15,9% do faturamento interno nacional, deve-se principalmente devido a situação em que o mundo se encontra de Pandemia devido ao vírus COVID-19 em que muitos locais estão fechados. Participação da empresa no seu mercado de concorrência. Figura 7 - Organização Governança Fonte: Arezzo (2020). ÁREA COMERCIAL Em relação a gestão de marketing a Companhia possui uma estratégia de comunicação integrada e expressiva, sendo aplicadas essas premissas em ações que vão desde a criação de marcas até o ponto de vendas. Possui uma forte presença nas redes sociais - Instagram, facebook são mais 12 milhões de followers, e público muito engajado.

Em relação ao site mais de 4 milhões de acesso por mês. Possui também forte presença em todas as mídias digitais e de imprensa nacional e internacional, buscando estreitar sempre relacionamentos com diversas celebridades que trazem mais visibilidade e prestígio aos produtos. Ressalta-se que a estrutura utilizada tanto nas lojas próprias como nas de franquias, são direcionadas com a finalidade para alcançar os melhores resultados de vendas e margens, assim facilitando a integração e conexão para atingir a todas as lojas monomarca. Segue abaixo algumas dessas principais:  Todo o time de vendas participa regularmente de transmissões via internet de três convenções de vendas que são realizadas todo ano antes do início de cada coleção.

Tem como objetivo alinhamento do 19 discurso de vendas, como também utilizada como ferramenta motivacional;  Possui uma variedade grande de serviços que estão contidos no programa para ajudar os franqueados para atingir e melhorar metas de vendas e rentabilidade;  Programas de treinamento regulares em todas as atividades e serviços, como produtos, tendências de moda, estratégias de vendas, gestão de loja, TI, entre outros.  eficiente visual merchandising, trade marketing e treinamento. Em relação a gestão de pessoas a empresa busca treinamento constante em todos os níveis de todas operações, aplicando avaliações constantes de treinamento em que as metas individuais alcançadas indicam o desempenho do colaborador no período (alto, médio, baixo). Em relação a parte financeira e operacional a Companhia possui um histórico de um sólido balanço em conjunto com uma grande capacidade de geração de caixa operacional e de pagamentos de dividendos.

Segue na FIGURA 9 os dados relatório ao último trimestre de 2020. Figura 11 - Financeiro e Operacional Fonte: Arezzo (2020). Ao que tange a gestão de logística detêm uma plataforma flexível possuindo variados canais de distribuição com estratégias distintas – individualizada levando em consideração as particularidades. Em 2019 a empresa investiu em mais tecnologia em seus Centros de Distribuição de forma a otimizar e agilizar o processo, garantir uma maior produtividade para todo processo de logística, como coleta de dados e separação de produtos. Disponível em: http://abicalcados. com. br/publicacoes/relatorio-anual. Acesso em 25 maio 2020. ABIC – Abicalçados. Acesso em 10 maio 2020. AREZZO. Histórico e perfil corporativo. Disponível em: http://arezzoco. com. jun. Disponível em: http://www. uel. br/revistas/uel/index. php/informacao/article/view/1608.

Acesso em 15 maio de 2020. DAL`BÓ, Reginaldo. Missão, visão e valores missão visão e valores. Março, 2009. Disponível em: https://administradores. Disponível em: 23 <http://www. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S010288392005000200006& lng=en&nrm=iso>. Acesso em 20 Maio 2020. pdf. Acesso em 15 maio 2020. em:.

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