PROJETO INTEGRADOR I: A aplicação da pedagogia social na educação

Tipo de documento:Projeto integrador

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Neste cenário, a pedagogia social surgiu como uma estratégia que visa levar informação, conhecimento e cultura para áreas de baixa renda, por meio da implantação de projetos e programas de cunho social. Dessa maneira, o objetivo central deste projeto é de apontar a importância da aplicação de programas em pedagogia social para o alcance de grupos carentes, tornando-os mais capacitados, com visão sistêmica do mundo, mais participativos como cidadãos. Por meio de pesquisas bibliográficas a respeito do tema, o foco do projeto integrador é de enfatizar a necessidade de a educação pedagógica ultrapassar os muros escolares e ir até as pessoas menos favorecidas, dando-lhes a oportunidade de se aperfeiçoarem como ser humano, como cidadãos, por meio do acesso à cultura, informação e conhecimento.

Para a realização desta pesquisa, embasou-se em teorias e discussões propostas pelos autores Paulo Freire (2005), Libâneo (2010) e Caliman (2009), que com seus respectivos estudos contribuíram efetivamente para demonstrar a aplicação da pedagogia social na educação. Dessa maneira, por meio da base teórica será possível delimitar um plano de ação prático (num segundo momento) a fim de demonstrar claramente e comprovadamente a função social da pedagogia dentro da sociedade, contribuindo para a evolução e desenvolvimento dos indivíduos das comunidades carentes, além do combate à desigualdade social, marginalidade e criminalidade. Desta maneira, os grupos sociais das camadas mais pobres vão sendo deixados de lado, sendo tratados como problemas, como marginais. Segundo Libâneo (2010), as ações de pedagogia social trabalhadas em ambiente aberto para a comunidade mais carente são extremamente efetivas e transformadoras da realidade de muitas pessoas.

Ações socioeducativas realizados em projetos de pedagogia social retiram muitas crianças e jovens das ruas, lhes abrindo os olhos para possibilidades culturais muito ricas que poderão ser transformadas em oportunidades de melhoria de vida para si mesmas e suas famílias. O simples fato de realizar atividades educativas nas comunidades carentes age de maneira significativa para a redução do índice de criminalidade e de marginalização, fazendo com que jovens deixem de ser ociosos e presas fáceis para o mundo corrompido e cruel das drogas, do crime organizado e da prostituição. Logicamente que as ações pedagógicas sociais no meio da comunidade não podem ser comparadas com o assistencialismo, sendo que suas ações são voltadas diretamente para a formação e desenvolvimento de cada indivíduo, com a intenção de despertá-lo de maneira saudável para questões como política, carreira, família, saúde, educação e bem-estar.

No entendimento do autor, apenas por meio de ações socioeducativas será possível transmitir conhecimento, informação e conscientização de que a realidade vivenciada pela classe mais baixa por ser mudada. Dessa maneira, a pedagogia social, por meio da realização de projetos e programas tem a finalidade de atrair membros das comunidades mais carentes e trabalhar com suas necessidades, não as satisfazendo apenas, mas gerando uma inquietação da comunidade e um anseio em se tornarem assistidos de maneira correta pelo governo, em participarem efetivamente das decisões políticas, em retomarem os estudos, em viverem com um índice de qualidade de vida mais elevado, em serem inclusos e participantes na sociedade. Diante dessas questões, o principal problema desta pesquisa consiste na seguinte questão: Como a pedagogia social pode contribuir efetivamente para a mudança e transformação de uma comunidade carente? Com a realização do projeto integrador, o objetivo da pesquisa será de elucidar questões sociais como desemprego, marginalidade, prostituição e desigualdade social, mostrando que por meio de ações socioeducativas pertencentes à pedagogia social, existe a possibilidade de melhoria da qualidade de vida de pessoas menos favorecidas, melhorando a transformando suas vidas.

REFERÊNCIAS CALIMAN, Geraldo. A Pedagogia Social na Itália. Editora Cortez, 2010. ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA CALIMAN, Geraldo. Pedagogia social. Expressão e Arte, São Paulo: 2009. O livro é composto por um estudo realizado por Geraldo Caliman na UCB. O autor demonstra por meio de estudos científicos a importância da pedagogia social como forma de autonomia para as pessoas, apresentando uma abordagem pedagógica ampla, rica e eficiente. LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos para quê? Editora Cortez, São Paulo: 2010. O livro é composto por estudos de Libâneo, a respeito do papel fundamental do pedagogo dentro da sociedade. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2008. LIBÂNEO, J. C.

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