PROJETO DE VIABILIDADE FINANCEIRA PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM HOSPITAL CENTRAL VETERINÁRIO EM SÃO LUÍS / MARANHÃO

Tipo de documento:Monografia

Área de estudo:Economia

Documento 1

São Luis 2019 RESUMO Este trabalho teve como principal objetivo apresentar a viabilidade financeira para a construção de um Hospital Veterinário na cidade de São Luís, Maranhão, haja vista ser esta uma demanda da cidade e da região por não haver atendimento nesta área. O projeto do negócio abrange diversos serviços, como atendimento emergencial, internação, realização de diversos exames diagnósticos, além de atendimento especializado para animais de pequeno porte. Através de uma pesquisa quantitativa, foram usados métodos de previsão como o Fluxo de Caixa, a TIR, o VPL e o Payback para o plano financeiro do presente estudo, a fim de mensurar a viabilidade do negócio. O estudo também levou em conta um levantamento bibliográfico, composto de livros, artigos e demais publicações na área, visando utilizar os conceitos já mencionados por outros especialistas na área em trabalhos desta natureza.

Quanto a viabilidade do negócio, o plano financeiro estipulou o retorno do investimento, em 4,6 anos, resultado este dentro da estimativa programada do investimento que era de cinco anos, sendo prantando, um investimento viável para os empregadores do capital. Keywords: Veterinary Hospital. Economic Viability. Financial Plan. Business Plan. LISTA DE TABELAS Tabela 1 - Projeção Anual das Receitas 22 Tabela 2 - Previsão dos Custos e Despesas 23 Tabela 3 - Fluxo de Caixa 24 Tabela 4 - Demonstração de Resultados do Exercício 26 Tabela 5 - Estimativa do VPL, TIR e Payback 27 LISTA DE QUADROS Quadro 1 - Condições sanitárias 12 Quadro 2 - Programa de Necessidades de um Hospital Veterinário 13 Quadro 3 - Etapas e estratégias 17 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 7 2 A EMPRESA 11 3 CONDIÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO 16 3. ANÁLISE DO INVESTIMENTO 26 4. VPL, TIR e Payback 26 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 29 REFERÊNCIAS 31 1 INTRODUÇÃO Em tempos idos, os animais domésticos viviam somente em quintais das residências em que habitavam e morriam de velhice.

No entanto, o momento atual exibe uma grande diferença, pois muitos deles são tratados como bebês e até dormem na mesma cama dos seus donos e, assim são tratados como espécimes humanas. De acordo com Carvalho et al. p. a expansão do mercado pet encontra-se associada “às mudanças socioeconômicas da população brasileira e aos avanços na medicina veterinária “, no decorrer dos últimos anos. Para a autora, este mercado vem ganhando espaço junto ao setor econômico brasileiro, uma vez que é perceptível a importância que os consumidores têm dispensado aos serviços oferecidos para o cuidado com seus animais. Deste modo, não há como negar a importância da criação de hospitais veterinários no município de São Luís.

Elizeire (2013, p. afirma que “fica claro a fragilidade e a necessidade de equipamentos assistenciais e de intervenção” nas questões envolvendo a saúde do animal a fim de “suprir as demandas existentes, contribuindo de forma preventiva e corretiva para a saúde animal na cidade e colaborando para a convivência harmoniosa homem-animal”. O presente estudo tem como objetivo geral identificar as condições de viabilidade econômica e financeira na criação de um hospital veterinário na cidade de São Luís, no Maranhão e como objetivos específicos analisar as condições de implementação para o referido hospital veterinário, apresentando um Plano de Marketing e o planejamento estratégico para este fim; e elaborar um plano de negócios envolvendo a criação de um hospital veterinário nesta cidade, a fim de possibilitar uma melhor qualidade de vida para os animais através dos serviços de atendimento médico do hospital veterinário nesta região.

A pesquisa apresenta um novo negócio, no ramo de veterinária, onde se vislumbra o início das atividades de um hospital veterinário na cidade de São Luís. O novo projeto pretende oferecer diversos serviços, como atendimento emergencial, internação, realização de diversos exames diagnósticos e fornecer atendimento especializado para animais de pequeno porte. A cidade de São Luís não oferece HV e, consequentemente, percebe-se a necessidade da população em ter um atendimento adequado para os seus animais de estimação. O método de pesquisa utilizado no presente estudo é o Quantitativo, pois, pois serão usados métodos de previsão para o plano financeiro do presente estudo, a fim de mensurar a viabilidade do negócio. A construção lógica das ideias foi utilizada para a demonstração dos objetivos formulados inicialmente.

Convém salientar que, o valor das receitas, valor médio das consultas, procedimentos simples, procedimentos de maior complexidade, investimento em aparelhos de tomografia e demais equipamentos necessários é meramente especulativo. As despesas de pessoal, tais como pró-labore e salário dos profissionais envolvidos no projeto encontram-se baseados conforme os valores aplicados no município de São Luís, com o intuito de se viabilizar o projeto desejado. Como o presente estudo é uma investigação sobre um HV, tomou-se por base a área e infraestrutura utilizada em um HV, localizado na cidade de Blumenau, no estado de Santa Catarina. A EMPRESA Janoselli et al. Outro fator a ser destacado é o de que se deve ter em mente quais são as atribuições de um hospital veterinário (HV).

Segundo a Resolução nº 1015/2012, artigo 2º, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que conceitua e determina as condições para o funcionamento de um estabelecimento médico-veterinário, tem-se que: hospitais veterinários são estabelecimentos capazes de assegurar assistência médico-veterinária curativa e preventiva aos animais, com atendimento ao público em período integral (24 horas) com a presença permanente e sob a responsabilidade técnica de médico veterinário (CFMV, 2012). Convém salientar que, para a criação de um HV, deve se observar a referência técnica para o funcionamento deste serviço, elaborada pela Anvisa (2010), assim como a já mencionada Resolução nº 1015/2012, conforme afirma Silva (2017). A referência técnica da Anvisa não tem poder legal. O documento foi elaborado para orientar as gestões municipais e estaduais na elaboração de legislações locais relacionadas à supervisão e controle dos serviços veterinários.

É essa Lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar em determinado endereço. A consulta de local junto à Prefeitura é o primeiro passo para avaliar a implantação de sua clínica (SEBRAE, 2019, p. Outro aspecto imprescindível para a montagem de um HV é a observação das normas estabelecidas pelo CMV que conceitua e estabelece condições necessárias para o funcionamento deste estabelecimento. O HV tomado por base, possui uma área de 1. m² de edificação divididas em dois pavimentos, conforme afirma Marquetti (2017). Para Skacel (2005), faz-se necessário a observação de três elementos básicos para a obtenção do sucesso em qualquer empreendimento: [. um produto orientado para as necessidades e desejos do consumidor, uma organização de marketing que seja eficiente para colocar o produto em contato com o consumidor e um plano de marketing que identifique as estratégias e responsabilidades para implementar programas de ação a fim de conseguir os resultados almejados (SKACEL, 2005, p.

Convém ressaltar que, no segmento considerado para abertura do novo negócio, a entrada de novos concorrentes é inevitável. Portanto, é imprescindível que se crie um relacionamento de confiabilidade e fidelidade, impedindo, assim, que outros concorrentes conquistem esta parcela do mercado. CONDIÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO Percebe-se que muitas empresas têm encerrado suas atividades muito precocemente, pois não foram bem planejadas. Sendo assim, observa-se que a abertura de um HV requer um esquema adequado e alguns cuidados devem ser tomados. O mundo moderno exige, cada vez mais, estratégias para que um empreendimento possa se manter no mercado. O Quadro 3 apresenta o passo a passo de um plano de marketing, de acordo com Gonçalves (2015a). Quadro 3 - Etapas e estratégias Etapas Estratégia Planejamento Definição do negócio após um estudo detalhado de todas as informações relacionadas com a empresa, inclusive o público-alvo, posicionamento no mercado, metas, objetivos e estratégias de marketing Elaboração Elaboração das estratégias estabelecidas nas etapas anteriores a fim de assegurar-se que os objetivos sejam alcançados Avaliação A equipe de marketing avalia se as estratégias postas em prática se encontravam de acordo com as necessidades da empresa.

Avaliação dos aspectos positivos e negativos e o que se deve fazer para melhorar Fonte: Adaptado de Gonçalves (2015a) Assim sendo, percebe-se que um plano de marketing é indispensável para o crescimento de um empreendimento, pois é através dele que o empresário vai saber em que direção deve seguir para a obtenção de sucesso em seu negócio. Ele estabelece as tarefas que devem ser distribuídas a cada setor dentro da empresa e que são essenciais para se alcançar as metas almejadas. Para a autora, este documento deve relatar detalhadamente todas as tarefas necessárias para a prestação do serviço, assim como, os requisitos de capital e as despesas relativas às operações do negócio. Ela afirma que este planejamento possui um plano mais focado no curto prazo, com métodos, processos e sistemas estabelecidos a fim de alcançarem-se as metas pretendidas.

Consiste na definição na política e metas operacionais da empresa consubstanciadas em planos para um determinado período de tempo de acordo com as diretrizes estratégicas já estabelecidas. No Planejamento Operacional cabe ao Controller desenvolver um modelo de planejamento baseado no sistema de informações atual, integrando-o para a otimização das análises (OLIVEIRA, 2019ª, p. Brealey (2002) explica que o planejamento financeiro é o plano que consiste em avaliarem-se as alternativas de investimento e de financiamento que se encontram disponíveis na empresa. O autor cita, também, a importância em “estimar os futuros impactos previstos para as decisões atuais, escolher os caminhos a serem trilhados, estabelecer medidas de comparação entre o desempenho ocorrido e as metas estabelecidas no plano financeiro”. Guimarães (2014, p. explica a importância de um planejamento econômico-financeiro dentro de uma empresa.

Para o autor, este fato “é essencial para a formação de uma opinião fundamentada sobre a sua situação, bem como para a avaliação de sua gestão”. INVESTIMENTO INICIAL O investimento inicial se refere a necessidade de capital para a construção e seus detalhes, manutenção, compra do terreno, adequações necessárias para o funcionamento, contratação e pagamento da mão-de-obra, bem como aos investimentos necessários com as pesquisas mercadológicas fundamentais para o desenvolvimento do novo mercado. Assim sendo, os investimentos iniciais informados neste item se referem ao capital de giro, despesas administrativas e operacionais, período de maturação do negócio, investimento em marketing, mídia, relacionamento com clientes, vendas e desenvolvimento das atividades do hospital. O montante dos recursos será feito via capital próprio dos sócios envolvidos.

O total do investimento é de R$ 8. ESTIMATIVA DA RECEITA Neste item são considerados as receitas obtidas com os atendimentos realizados no hospital provindos de consultas, internações e administração de medicações, procedimentos cirúrgicos, exames de imagem, exames laboratoriais e outros. Nela, é possível identificar claramente a origem e destino dos recursos, bem como é demonstrado o saldo fluxo de caixa referente a cada período. Tabela 3 - Fluxo de Caixa Fonte: Criado pela autora, a partir de dados primários (2019) Com base nos fluxos de caixas obtidos no 1º ao 5º ano foram calculados os indicadores financeiros e estatísticos do projeto. O fluxo de caixa foi desenvolvido com o máximo de informações possíveis de despesas e entradas, para conforme Puccini (2011), projetar a melhor opção de resultados futuros.

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS DO EXERCÍCIO O objetivo da Demonstração do Resultado do Exercício é demonstrar de forma simplificada o resultado nos períodos anuais. A Tabela 4 traz a Demonstração de Resultado do Exercício, com projeção para cinco anos, apresentando resumidamente as despesas e as receitas da empresa, que depois das deduções dos impostos, traz o resultado financeiro final. A taxa mínima de atratividade para este projeto é de 6,5% a. a. que é a taxa Selic presente – 13/05/2019, segundo o Banco Central do Brasil. A Tabela 5 traz os cálculos referentes à TIR, VPL, Payback Simples e Payback Descontado, considerando os fluxos de caixa do período de cinco anos para o projeto. Tabela 5 - Estimativa do VPL, TIR e Payback Fonte: Criado pela autora, a partir de dados primários (2019) Na análise, o VPL demonstra valor positivo de R$ 253.

E o resultado da taxa TIR de 8,31% se apresenta superior à taxa Selic que no atual momento é de 6,5%, demonstrando ser este um bom investimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este trabalho teve por objetivo apresentar um estudo de viabilidade financeira para implantação de um hospital Veterinário na cidade de São Luís, no Maranhão, diante de uma necessidade apresentada, haja visto que a cidade ainda não contemplava a existência de uma empresa do porte e nas especificações apresentadas no projeto. Dentro deste contexto, foi apresentado os dados referentes à empresa e ao negócio como um todo, realizado através de um plano de viabilidade econômica e sua consequente análise de investimento, procedido por um levantamento das necessidades inerentes ao projeto do hospital, bem como a aplicação de métodos de avaliação que foram o VPL, TIR e o Payback.

Independentemente do ramo de negócio, a análise financeira de um investimento é fundamental para a tomada de decisões do gestor ou empresário disposto à investir, pois ela oferece meios que garantam as condições de retorno do capital empregado, bem como após início das operações, o faturamento necessário para a quitação das despesas provenientes das operações comerciais necessárias no negócio, bem como, os meios de investir em novas linhas produtivas ou na prestação de novos serviços, e até mesmo na substituição de produtos, visando sempre a saúde financeira da organização. Quanto as condições econômicas e financeiras do projeto, que através do plano financeiro visava conferir as condições de viabilidade, as projeções calculadas para a empresa, que levaram em conta a probabilidade de receita futura, e os custos de estruturação e manutenção do negócio, se mostraram positivas, sendo o negócio viável aos investimentos que serão nele empregados.

ASSOCIAÇÃO Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação [ABINPET]. Indicadores de crescimento. Disponível em: <http://abinpet. org. br/setor-pet-chega-a-r-18-bilhoes-em-2015-mas-nao-sem-os-efeitos-da-crise/>. BRUYNE, P. de et ali. Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991. CARVALHO, R. dez. CEBOLA, A. Projectos de Investimento de Pequenas e Médias Empresas: Elaboração e Análise. ª ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2011. Manegement: tasks responsabilities, practices. New York: Haper & Row, 2003. ELIZEIRE, M. B. Expansão do mercado pet e a importância do marketing na medicina veterinária. Planejamento estratégico e a controladoria como método de apoio ao empreendedor nas pequenas empresas. f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócio) – Universidade Federal do Paraná, 2012b. GUIMARÃES, G. A importância do diagnóstico econômico-financeiro.

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