PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNIDADE ASILAR

Tipo de documento:Projeto de intervenção

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Local 2020 1 INTRODUÇÃO O fenômeno de violência contra o idoso é caracterizado pela Organização Mundial da Saúde como sendo Ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa idosa, impedindo o desempenho de seu papel social. A violência acontece como uma quebra de expectativa positiva por parte das pessoas que a cercam, sobretudo dos filhos, dos cônjuges, dos parentes, dos cuidadores, da comunidade e da sociedade em geral (BRASIL, 2014 p. Historicamente, os relatos de maus tratos contra os idosos é recente, datado de meados da década de 1970 (MINAYO, 2004). No Brasil apenas a partir da década de 1990, é que se tem discutido o assunto no âmbito da promoção de políticas públicas (BRASIL, 2014). Dentre elas, destaca-se a Política Nacional do Idoso, lei nº.

 Art.  Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado: Pena – detenção de 2 (dois) meses a 1 (um) ano e multa. § 1o Se do fato resulta lesão corporal de natureza grave:Pena – reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos § 2o Se resulta a morte Pena – reclusão de 4 (quatro) a 12 (doze) anos (BRASIL, 2003 ART. Embora exista um rigor na lei, a sua aplicabilidade parece não impactar o inconsciente coletivo da sociedade atual brasileira, visto que, em levantamento recente realizado em 2018 pelo Ministério da mulher da família e dos direitos humanos, revela que houve aumento de 13% nos casos de denuncia de violência contra os idosos no país, o que compreende uma média de 37.

casos (CLAUDIA, 2019). demência e Alzheimer). A definir Custo do material (1 resma de papel sulfite, 2 caixas de lápis de cor, 2 caixas de giz de cera; uma caixa de lápis preto, 10 borrachas, 3 apontadores) Análise do material produzido Para identificar supostos elementos evidenciados de forma projetiva nos desenhos, e assim contextualizar e direcionar intervenções durante a roda de conversa. Análise do desenho utilizando como referencial o entendimento do desenho de família proposto no teste HTP. x___ Estudantes de psicologia responsável pelo projeto Após realização da oficina de desenho e pintura Sem custo monetário Roda de conversa com idosos e exposição do material (pinturas) Para identificar elementos que corrobore com os achados nos desenhos e promover momento de catarse e recuperação da autoestima dos idosos Conversa dinâmica com idosos baseando-se em informações dos dados prveimanete coletados Em sala reservada da própria instituição Estudante de psicologia e grupo de idosos participantes da oficina A definir Sem custo monetário REFERÊNCIAS BRASIL.

Lei nº 8. Lei nº 10. de 1 de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Presidência da República. Brasília, 2003. org. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Brasília DF, 2014. CLAUDIA, Maria. Número de denúncias de violência contra idosos aumentou 13% em 2018. In: Agência Brasil [online], 2019. Revista de Enfermagem UFPE, v. n. MASCHIO, Adriana. O benefício da Arte na Terceira Idade. Monografia de formação em Artes Plásticas.

81 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download