PROJETO DE EXTENSÃO I - ENFERMAGEM UNOPAR/ ANHANGUERA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

COMPETÊNCIAS: I - Transferir os conhecimentos adquiridos no curso por meio de ações de difusão cultural no âmbito da ciência, arte, tecnologia e humanidades, articuladas com os anseios da comunidade; II - Promover ações de Difusão cultural para comunidade articulados com a geração de novos saberes, relevantes a formação do egresso; III - Ampliar o impacto das ações culturais com a finalidade de promover um maior enriquecimento cultural locorregional. PERFIL DO EGRESSO: O perfil do egresso do curso de Enfermagem idealizado pela IES, tem com o compromisso de formar um profissional que se destaque em sua atuação profissional, mantendo a criticidade e o engajamento social, esse programa de extensão, alinhado com o perfil do egresso busca um profissional capaz de conhecer e intervir sobre os problemas e situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico, nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes, capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): Criatividade e inovação Flexibilidade e adaptação Inteligência Emocional OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: O objetivo do programa de extensão em Difusão Cultural do curso de Enfermagem, está relacionado a disseminação e articulação de conhecimentos adquiridos no curso para promover as ações de difusão cultural no âmbito da ciência, arte, tecnologia e humanidades. CONTEÚDOS: I - Conhecimentos em Ciências Biológicas; II - Conhecimentos em Ciências Humanas; III - Conhecimentos específicos do curso estudados até o momento da elaboração do projeto de extensão. INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: OLIVEIRA, Mailme; CURADO, Ana Carolina Castro. RELATÓRIO FINAL: Realizei uma palestra na escola (insira aescola escolhida aqui) ,visando a inclusão social da criança e do adolescente com deficiência no ambito escolar.

A inclusão é um direito garantido pela Constituição Federal e pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que é o tratado internacional mais ratificado da história. A inclusão escolar não é apenas um benefício para a criança com deficiência, mas sim uma questão de justiça social e direito humano. A escola é um espaço onde a inclusão está em jogo, onde as crianças podem se desenvolver integralmente, sem discriminação. No entanto, muitos desafios ainda existem para que a inclusão seja uma realidade nas escolas. As equipes precisam ser capazes de ajudar seus colegas com deficiência visual a encontrar seus itens, trabalhando juntos. Jogos com cordas: jogos de corda como "ciranda, cirandinha" podem ser modificados para incluir crianças com deficiências.

As crianças podem trabalhar em duplas, balançando a corda juntas. As crianças com deficiência visual podem segurar as mãos da criança parceira de jogos para ajudá-la a se mover. DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS A Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto: A meta de uma palestra sobre a inclusão social de crianças com deficiências nas escolas é sensibilizar e conscientizar os profissionais da educação, estudantes e pais sobre a importância de incluir crianças com deficiências na escola e proporcionar as condições adequadas e necessárias para que essas crianças possam ter uma educação de qualidade e inclusiva. Os alunos gostaram bastante das brincadeiras Conclusão: Uma maior inclusão das crianças com defenciencia no ambito escolar o que é muito importante.

Projeto realizado com sucesso, minhas metas foram alcançadas. Depoimentos (se houver): RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO: • Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? • Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? • Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ações extensionistas pode proporcionar oportunidades para os alunos aplicarem suas habilidades teóricas em situações reais, onde podem colaborar com a comunidade local e aprender com os desafios enfrentados. Estas experiências, por vezes, podem ajudá-los a desenvolver habilidades essenciais, como liderança, comunicação e colaboração em equipe, que podem aprimorar sua atuação profissional futura. Eu como enfermeira, e minha formação técnica e conhecimento em saúde, possuo habilidades profissionais que foram aprimoradas nessa atuação sobre a inclusão social de crianças com deficiências nas escolas.

Algumas das principais habilidades e conhecimentos que se pode utilizar incluem: - Conhecimento sobre o desenvolvimento infantil: Entender o desenvolvimento infantil é essencial para ajudar as crianças com deficiência a se adaptarem à vida escolar. A enfermagem oferece uma ampla gama de conhecimentos sobre como as crianças se desenvolvem e como podemos melhor apoiá-las nesse processo. Conhecimentos sobre cuidados com a saúde: Enfermeiros têm amplo conhecimento sobre diversos temas relacionados à saúde, desde cuidados de feridas a prevenção de doenças. Esses conhecimentos podem ser úteis para garantir que as crianças com deficiência estejam recebendo o cuidado médico necessário e que qualquer problema de saúde relacionado à deficiência esteja sendo adequadamente tratado. A enfermagem pode desempenhar um papel importante na promoção da inclusão social de crianças com deficiência nas escolas.

São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 1984. ARIÈS, P. A História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1978. BATISTA, Cristina Abranches Mota; MANTOAN, Maria Tereza Egler. uem. br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_02/artigos/019. pdf AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: 1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () () (x) 2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 () () () () () () () () () (x) () 3.

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