PROJETO DE ESTÁGIO: O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO TRABALHO REMOTO

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

OBJETIVOS 2 1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3 1. Ensino Remoto 3 1. Linguagem – Oralidade 4 2. PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 4 2. Este recorte temático se deve à importância observada da continuidade do desenvolvimento oral das crianças mesmo fora do ambiente escolar. Dessa forma, as novas tecnologias devem ser encaradas como uma possibilidade de enriquecer este conteúdo e, ao mesmo tempo, ajudar o trabalho da família em casa enquanto acompanhantes das atividades propostas pelo corpo docente. Levando em conta que há a intenção de melhorar e facilitar a mediação do conhecimento, as adaptação do conteúdo devem ter como objetivo dar continuidade ao estudo do aluno e, para isso, é necessário possibilitar momentos de imersão na leitura balizado pela ludicidade, capaz de manter a curiosidade da criança e, ainda, mantê-la ativa no processo de ensino-aprendizagem mesmo de forma remota.

Sendo assim, o objetivo deste trabalho é construir uma proposta didática que auxilie os pais no desenvolvimento de atividades que envolvem o eixo da oralidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o apoio de tecnologia informacional. Além disso procura-se fazer uma compreensão do tema de forma a contribuir para que o uso das tecnologias informacionais possa ser aplicado de forma efetiva, trazendo benefícios para a construção do conhecimento da criança. Hoje exige-se que as portas da escola se abram às novas formas de acesso a informação, o que provoca mudanças nas relações e nos papéis exercidos pelos professores e alunos. Neste aspecto, de acordo com Lima (2017), a utilização de tecnologias na abordagem educacional pode contribuir para o engajamento dos educandos no processo de aprendizagem, sendo capaz de promover formas de desenvolvimento da proatividade, raciocínio, cooperação e aproxima o processo de ensino à realidade do aluno.

Portanto, mais do que nunca, no contexto histórico que a sociedade brasileira se encontra, a discussão sobre a aporte tecnológico como ferramenta de ensino é necessária. Assim sendo, ponderar sobre as metodologias e didáticas que levam em consideração o uso de dispositivos tecnológicos é fundamental para compor a formação de profissionais docentes que atuarão nas diferentes áreas do ensino. Deste modo, a temática abordada neste trabalho deve ser constantemente aprofundada devido sua característica de constante mutabilidade que, também, atravessa as lógicas do modo de vida contemporâneo brasileiro. Dessa forma, é essencial que o professor desenvolva e proponha, em suas atividades adaptadas, situações em que a imersão da criança seja o foco principal, utilizando momentos lúdicos e desafiadores para o aluno na sua investigação e construção do conhecimento.

A BNCC (BRASIL, 2018) considera que, dentre sua variedade de habilidades e competências voltadas ao processo de alfabetização do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, a oralidade, tomada dentro do campo da vida cotidiana e do campo artístico-literário, deve ser trabalhada com o auxílio de parlendas, trava-línguas, entonações, sonoridades, rimas e jogos de palavras. Desta forma, este trabalho busca explorar as seguintes habilidades: • (EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas (BRASIL, 2018, p. e; • (EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações (BRASIL, 2018, p. Durante o ciclo de alfabetização as cantigas e parlendas têm papel fundamental enquanto ferramenta didática de pesquisa, sendo possível compreender e estimular dinâmicas e práticas da linguagem oral.

FIGURA 2. Ligar palavras. FIGURA 3. Selecionar gravuras. O uso de jogos educativos permite que os educandos exercitem suas habilidades cognitivas por meio da experiência lúdica, interagindo simbolicamente com os meios e, assim, possibilitando sua exploração de objetos, identificação e classificação de conceitos, resolução de problemas, leitura de regras e construção interativa e contínua de processos mentais (GATTI, 1997). Elite. Disponível em <https://www. youtube. com/watch?v=ipKdTMwcIZM>. Acesso em 30 de outubro de 2020. A. TREVISANI, F. M. Org. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. CASTRO, E. A; et. al. Ensino híbrido: desafio da contemporaneidade? Projeção e docência, v. n. A. Habilidades cognitivas e competências sociais. Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la calidad de la educación.

Santiago: LLECE, OREALC/UNESCO. Disponível em: <http://unesdoc. Da fala para a escrita. Atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, Ed. NOVAIS, I. de A. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. ZISKIND, H. Borboletinha. In: Trem maluco e outras cantigas de roda. MCD. Ministério da Educação, Brasília, Distrito Federal: MEC, 2018. Disponível em <http://basenacionalcomum. mec. gov. br/ abase/>. • Circular nas letras das duas cantigas estudadas todas as palavras que rimam entre si, utilizando cores diferentes para cada grupo de rimas se possível. Avaliação A avaliação deve se pautar na participação e interesse do aluno durante a atividade, bem como perceber as dificuldades e facilidades da criança ao responder os estímulos propostos. Referências ATCHIM & ESPIRRO, Capelinha de melão. In: O arraiá do Atchim & Espirro.

Elite. php?id=7351>. Acesso em 31 de outubro de 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em <https://www. youtube. com/watch?v=JyQKLH0Nwgc>. Acesso em 30 de outubro de 2020.

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