PROJETO DE EMPREENDEDORISMO

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Finanças

Documento 1

PESQUISA COM FORNECEDORES 19 4. PESQUISA COM CONCORRENTES 19 4. RESULTADOS GERAIS OBTIDOS 20 5- MENTORIA 21 6- PESQUISA QUANTITATIVA 23 7- ANÁLISE ESTATÍSTICAS DOS DADOS 27 7. NECESSIDADE DE SE AUSENTAR AO TRABALHO 28 7. POSSIBILIDADE DE CONTRATAR O SERVIÇO 28 7. GÊNERO 34 7. FAIXA ETÁRIA 34 7. RENDA 34 8- PLANO FINANCEIRO 35 8. INVESTIMENTOS 35 8. EQUIPE PRÓPRIA 36 8. CANVAS 2. CANVAS JUSTIFICADO Uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. As ideias devem ser representadas em nove blocos que formam a contextualização do seu negócio. Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor os clientes; Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa; Canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço; Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente; Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor; Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave; Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa; Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor; Estrutura de custos: são os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.

Os questionamentos do CANVAS justificado são os seguintes: 1. Qual é o tamanho deste mercado? Onde estão localizados os clientes? E o mercado potencial (mencionar áreas de atuação em um segundo momento)? Justifique estas respostas com informações de fontes secundárias confiáveis. Quais são os pontos fortes e fracos do negócio (produto, processo, mercado)? Estes pontos fortes e fracos se referem aos diferenciais e deficiências do modelo da ideia do grupo. Vocês acham que algum investidor colocaria dinheiro na ideia de vocês? Justificar. O produto ou serviço tem algum apelo (ex: emocional/ecológico ? O mercado está pronto para isso? 15. Quais as dificuldades de entrada no mercado? Falar sobre este mercado hoje, como está seu crescimento nos últimos anos, tendências (pesquisar em fontes secundárias) para que, a partir destas informações, possam ser listadas dificuldades que pensam que irão enfrentar.

Os concorrentes em teoria seriam as empresas que prestam o serviço de cuidadores, mas na verdade não possui nenhuma empresa que exerça o que estamos pensando em oferecer. Os clientes são pessoas com necessidades (definitivas ou momentâneas) e seus parentes mais próximos, pois são pessoas com difícil locomoção, com dificuldades de lembrar algumas coisas e parentes que não possuem disponibilidade para acompanhar essas pessoas. Para o início do negócio não há necessidade de tecnologia, pois é oferecimento de um serviço, que pode ser oferecido em mídias e o atendimento por telefone ou e-mail. Será física, devido ao serviço ser um acompanhamento de pessoas. O tipo de relacionamento será o mais atencioso e cuidadoso possível, mas mantendo a relação cliente profissional, a divulgação será a partir de mídias, redes sociais, boca a boca por pessoas que já experimentaram os serviços, sempre prestativos e faremos pesquisas de satisfação, entraremos em contato com quem contratou os serviços, para realizar um feedback e avaliarmos internamente nossos processos e melhorias continuamente.

Local: Não necessita aluguel Equipamento: 2. Telefone: 100,00/mês Propaganda: 5. google, redes sociais, panfletos) Abertura da empresa: 500,00 Total: 7. Valor para o acompanhamento 40,00 com tabela progressiva. podendo incluir a locomoção terá valor acrescido. Ele permite mostrar qual é a visão da startup, mensurar a receptividade dos clientes e do mercado e testar diversas hipóteses previamente formuladas, sobre o produto e todos os aspectos do negócio. E tudo isso por meio de feedback do seu público, que guiará a evolução do projeto. A ideia de MVP se aproxima ao que seja um protótipo do negócio. A prototipagem é uma ferramenta útil para o desenvolvimento de Modelos de Negócios Inovadores. Como o pensamento visual, ela torna tangíveis conceitos abstratos e facilita a exploração de novas ideias.

Por ser um serviço que atenderá pessoas idosas também, contará com um receio inicial do acompanhado, para pessoas com necessidade momentânea e não-idosas, os problemas encontrados são o atendimento da necessidade que o acompanhado precise. Eficiência, profissionalismo, pontualidade, empatia. Fornecedores 1- Podem contribuir com deslocamento particular, personalizado, horários compatíveis (entrevista com motorista). Atendimento aos usuários, acompanhamento nos horários marcados, conhecimento técnico (entrevista com técnica de enfermagem). Com horários livres no dia-a-dia, correspondendo às necessidades (entrevista com motorista). Podendo ser feito através de áudios, verificando a possibilidade não ferir a ética do profissional. Mentor 4 Considerou a ideia viável, apoiando a percepção do mentor anterior do acompanhante na sala médica, e indicando a mais, um formulário personalizado para a necessidade de cada usuário, para posteriormente ser passado para o responsável ter total conhecimento da situação.

Mentor 5 Considerou a ideia viável, mas corroborando que no primeiro momento, pelo menos, o uso de veículo próprio seja um custo que possa ser melhor avaliado. Mentor 6 Considerou a ideia viável, sugeriu também uma segmentação mais restrita de alcance para possíveis clientes, criando um nicho mais específico. Fazer uma maior análise do problema e sua rentabilidade. Já a interpretação tem como objetivo a procura do sentido mais amplo das respostas, o que é feito mediante sua ligação a outros conhecimentos anteriormente obtidos. A análise de dados é o processo de formação de sentido além dos dados, e esta formação se dá consolidando, limitando e interpretando o que as pessoas disseram e o que o pesquisador viu e leu, isto é, o processo de formação de significado.

A análise dos dados é um processo complexo que envolve retrocessos entre dados pouco concretos e conceitos abstratos, entre raciocínio indutivo e dedutivo, entre descrição e interpretação. Estes significados ou entendimentos constituem a constatação de um estudo. A pesquisa contou com 81 respostas válidas. FORMAS DE CONTRATAR O SERVIÇO Podemos perceber com as respostas obtidas, uma preferência por uso de aplicativo (35,8%) para a contratação do serviço, pela facilidade do usuário, fator a ser levado em consideração numa possível ampliação do serviço. Uma surpresa que se revelou nessa pesquisa foi a grande quantidade de pessoas que gostariam de contratar o serviço mediante empresa física (27,2%). VALOR PARA O SERVIÇO Como era o esperado, o valor de até R$ 100,00 foi o mais escolhido pelos entrevistados (45,7%), também é importante destacar a boa quantidade (7,4%) que optariam por um valor maior de R$ 300,00.

GÊNERO Na questão de gênero, houve um bom equilíbrio, entre homens (48,1%) e mulheres (58%). FAIXA ETÁRIA Pode-se observar que a maior parte das respostas são da faixa entre 18 e 35 anos (61,7%), faixa que o serviço seria utilizado para familiares dos mesmos. DESPESAS ADMINISTRATIVAS As despesas que a empresa terá que contabilizar incluem serviços prestados por terceiros, contador, funcionários, aluguéis, manutenção e serviços mensais. Os gastos com água, luz, telefone, internet e material de escritório que são pagos, tem um custo de aproximadamente R$ 760,00 mensais. A contratação de marketing e publicidade fica em uma faixa de R$1. Os valores dos serviços podem variar de acordo com o passar do tempo, ao longo dos anos. Despesas anuais: 8. Enfim, ela mostra qual será o Lucro Líquido do negócio nos primeiros doze meses.

É importante observar que tanto as receitas (faturamento) quanto as despesas aparecem na data em que são contratadas, e não quando são recebidas ou pagas. Através da análise dos resultados conclui-se que as receitas aumentam no decorrer do período analisado, exigindo dos gestores, organização e controle no decorrer do processo, esse aumento no volume de horas se deve ao fato da aceitação do serviço e consolidação do mesmo. O valor das receitas no primeiro ano é de R$201600,00 com um total de 2880 horas. PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA O Fluxo de Caixa é uma ferramenta administrativa essencial, que faz a previsão da situação financeira do negócio no decorrer do tempo. Através da análise da TIR é constatado que ela é superior a taxa de retorno, mostrando que o investimento é lucrativo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS O propósito deste trabalho foi desenvolver um serviço inovador. O Mobile Care foi pensado para a correria do dia-a-dia, com o tempo sendo cada vez mais precioso, proporcionando às pessoas a possibilidade de não se ausentar ao trabalho ou faltar em um compromisso importante. Junto ao serviço foi demonstrada a proposta de valor, no qual se destaca a sua praticidade, o conforto e a segurança. A grande maioria das pessoas afirma já ter faltado trabalho ou à compromissos para fazer o acompanhamento de seus familiares, provando que se bem trabalhado, o serviço tem boas perspectivas de avanços e de desenvolvimento, gerando lucratividade.

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