Programação Neurolinguística no Desenvolvimento Comportamental e Comunicação

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Conclusão: A partir do exposto, é possível concluir que as técnicas da PNL, quando bem desenvolvidas e constantemente colocadas em prática, contribui para uma melhor comunicação interna e externamente de forma e direcionar pensamentos, emoções e comportamentos com excelência. Palavras-chave: Programação neurolinguística; Comunicação; Persuasão INTRODUÇÃO A Programação Neurolinguística (PNL) foi desenvolvida por Richard Bandler e John Grinder, enquanto que Bandler buscava fundamentação para suas teorias voltadas para a comparação do cérebro humano com um computador, Grinder pesquisava como a linguagem verbal e corporal revela a gramática oculta do pensamento e ação. Atualmente, os trabalhos desenvolvidos sobre PNL de Bandler e Grinder são constantemente utilizados como prática no meio empresarial e contribuem como um modelo eficaz de comunicação interpessoal e desenvolvimento de liderança (KHUJA et al, 2016).

Desta forma, ocupar o papel de líder em qualquer área organizacional implica necessariamente em confiança e clareza na comunicação, considera-se como dever do locutor, seja líder ou gestor saber de forma clara quais os pensamentos, sentimentos, qual imagem deseja transmitir, e qual a maneira de sinalização será utilizado, identificando no receptor qual o modelo mais adequado a ser empregado. Nesse contexto, insere-se a PNL, campo de estudo que concomitantemente reúne ciência da comunicação e psicoterapia (VERGARA, 2012). inferem que a mente é formada por duas partes: o consciente e o inconsciente. Conforme o autor, o consciente é responsável pela parte que analisa, critica, e pensa de forma logica, quando dormimos, o consciente descansa; e o inconsciente é responsável pelo controle das funções do corpo como batimentos cardíacos, respiração, responsável ainda por armazenar todas as memórias, e é onde reside a sabedoria, a criatividade, e as capacidades de resolver problemas; entretanto, quando o corpo descansa, o inconsciente continua a processar o que fizemos durante o dia.

Portanto, a PNL busca trabalhar o lado consciente do cérebro descobrindo maneiras diferentes de treina-lo e controlá-lo de tal forma que, posteriormente, seja possível realizar a mudança do lado inconsciente da mente; tornando ambos os lados psicologicamente mais harmonioso e saudável (MINTZBERG, 2010). Assim, a PNL se expande podendo ser inferida em diferentes campos, buscando explorar através da modelagem a excelência nos resultados de determinado fim. Logo, pode-se afirmar que a utilização da PNL na gestão contribui de forma positiva para que a pessoa aprenda a comunicar-se melhor externa e internamente fazendo assim diferença entre resultados medíocres e resultados excelentes. CAYROL, A. Guia de PNL: Novas técnicas para desenvolvimento pessoal e profissional. Ed. p. Rio de Janeiro. p. KHUJA, H.

A. L et al. The influence of neuro-linguistic programming (nlp) awareness and practices on the individual work performance of lithuanian students. Bookman, p. ROBBINS, A. Poder sem limites: o caminho do sucesso pessoal pela programação Neurolinguística. Ed. Rio de Janeiro.

200 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download