Programação Neurolinguística no Desenvolvimento Comportamental e Comunicação

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Conclusão: A partir do exposto, é possível concluir que as técnicas da PNL, quando bem desenvolvidas e constantemente colocadas em prática, contribui para uma melhor comunicação interna e externamente de forma e direcionar pensamentos, emoções e comportamentos com excelência. Palavras-chave: Programação neurolinguística; Comunicação; Persuasão INTRODUÇÃO A Programação Neurolinguística (PNL) foi desenvolvida por Richard Bandler e John Grinder, enquanto que Bandler buscava fundamentação para suas teorias voltadas para a comparação do cérebro humano com um computador, Grinder pesquisava como a linguagem verbal e corporal revela a gramática oculta do pensamento e ação. Atualmente, os trabalhos desenvolvidos sobre PNL de Bandler e Grinder são constantemente utilizados como prática no meio empresarial e contribuem como um modelo eficaz de comunicação interpessoal e desenvolvimento de liderança (KHUJA et al, 2016).

Desta forma, ocupar o papel de líder em qualquer área organizacional implica necessariamente em confiança e clareza na comunicação, considera-se como dever do locutor, seja líder ou gestor saber de forma clara quais os pensamentos, sentimentos, qual imagem deseja transmitir, e qual a maneira de sinalização será utilizado, identificando no receptor qual o modelo mais adequado a ser empregado. Nesse contexto, insere-se a PNL, campo de estudo que concomitantemente reúne ciência da comunicação e psicoterapia (VERGARA, 2012). n. p. JOEY, L. YAZDANIFARD, R. C. Nesta perspectiva, a PNL busca maximizar a utilização do cérebro permitindo atingir resultados desejados, independente da área, tornando possível obter excelência na atividade desempenhada pelo ser humano, a vista que, a PNL é uma ferramenta eficaz e eficiente relacionados a mudanças comportamentais (KONG, 2011).

Conforme Robbins (2013), o comportamento fomenta do estado emocional do indivíduo, ou seja, das representações internas e ainda da fisiologia como postura, movimentos e respiração. Khuja et al. inferem que a mente é formada por duas partes: o consciente e o inconsciente. Conforme o autor, o consciente é responsável pela parte que analisa, critica, e pensa de forma logica, quando dormimos, o consciente descansa; e o inconsciente é responsável pelo controle das funções do corpo como batimentos cardíacos, respiração, responsável ainda por armazenar todas as memórias, e é onde reside a sabedoria, a criatividade, e as capacidades de resolver problemas; entretanto, quando o corpo descansa, o inconsciente continua a processar o que fizemos durante o dia. CONCLUSÃO A partir do exposto, é possível concluir que as técnicas da PNL, quando bem desenvolvidas e constantemente colocadas em prática, contribui para uma melhor comunicação interna e externamente de forma e direcionar pensamentos, emoções e comportamentos com excelência.

favorece a elaboração de modelos de treinamento que propiciam moldar comportamentos visando benefícios a curto prazo e, concomitantemente, maximizando resultados, a vista disso, o líder que melhor apresenta domínio da PNL passa a eliciar maiores resultados pessoais e de sua equipe elevando a organização a um novo nível de competitividade. REFERÊNCIAS: BARRÈRE, P. CAYROL, A. Guia de PNL: Novas técnicas para desenvolvimento pessoal e profissional. Argentina. KONG, E. Developing human capital through neuro-linguistic programming. Proceedings of the 8th International Conference on Intellectual Capital. Knowledge Managemen. Neuro-Linguistic Programming (NLP) be used as contemporary and effective skill for an exceptional manager in an organization?. International Journal of Management, Accounting and Economics, v. n. p. RODRIGUES, D.

66 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download