PRODUÇÃO ENXUTA PARA ATENDIMENTO DA DEMANDA DE QUALIDADE E AMBIENTAL

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Orientador: Professor BAURU 2018 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 7 1. Problema de pesquisa 7 1. Hipótese 8 1. Objetivo geral 8 1. Objetivos específicos 8 1. Objetivo geral Compreender como os sistemas de produção industriais podem ser executados de maneira sustentável e, ao mesmo tempo, estarem de acordo com às solicitações dos clientes e serem viáveis economicamente. Objetivos específicos Pesquisar as vantagens e a viabilidade do Toyotismo para proporcionar às indústrias o acesso a novos mercados, a diminuição de gastos na produção, a redução de impactos ambientais negativos e o cumprimento dos parâmetros de qualidade. Apresentar as maneiras pelas quais os benefícios apresentados no parágrafo anterior possam ser realizados na produção enxuta. Verificar para quais atividades produtivas esse sistema pode ser mais útil. Analisar medidas que possam tornar o sistema de produção enxuta mais eficaz do ponto de vista ambiental e da qualidade, sem interferir na variável econômica.

Ademais, o Toyotismo fortalece a relação com consumidores e fornecedores, fazendo que o papel da empresa no mercado seja destacado, abrindo oportunidades para novos negócios. Segundo Gounet (1992, p. o Toyotismo é “[. um sistema de organização de produção baseado em uma resposta imediata às variações da demanda e que exige, portanto, uma organização flexível do trabalho (inclusive dos trabalhadores) e integrada”. Consoante Gounet (1992), a produção enxuta é caracterizada pelos cinco zeros, que correspondem a nulidade de atrasos, de defeitos, de estoque, de papéis e de problemas técnicos nas máquinas. O conceito de meio ambiente e sustentabilidade começou a ser inserido nas indústrias, primeiramente, com a poluição do ar causada pelas emissões atmosféricas. Logo em seguida, a água e a emissão de efluentes ganhou destaque.

O controle e gestão dos resíduos perigosos só foi inserido nas empresas nas últimas décadas. Já a questão do aquecimento global ainda não é muito tratada (JURAS, 2015). Além disso, para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2010), outros importantes impactos causados pelas indústrias é o alto consumo de recursos naturais e de energia elétrica nos processos produtivos. Para Dalla e Morais (2006), a produção enxuta alcança a qualidade ao trabalhar com a redução de estoques, trabalhando apenas com o necessário, o que possibilita fazer o produto ou o serviço logo na primeira vez, sem gastos extras com falhas. Desta maneira, avalia-se que os preceitos da qualidade estão inseridos no Toyotismo. A implementação da produção enxuta, no entanto, deve considerar as características da empresa, principalmente aos equipamentos e à mão-de-obra disponíveis, sendo que em algumas ocasiões, a implementação pode apresentar resultados adversos (DALLA; MORAIS, 2006).

Vasconcelos, Neto e Viana (2013) mostram que a produção enxuta associada à gestão ambiental contribui para a redução de desperdícios de materiais e de energia, sendo financeiramente viável. Além disso, o Toyotismo pode diminuir os impactos ambientais gerados na produção com a emissão de uma menor quantidade de poluentes, redução da geração de resíduos, entre outros aspectos. CRONOGRAMA ATIVIDADES PERÍODO 2018 2019 1º Sem. º Sem. º Sem. º Sem. Elaboração do Projeto         Revisão Bibliográfica         Coleta de Dados         Análise de Dados         Tabulação         Relatório Final         Apresentação         REFERÊNCIAS AMARAL, J. pdf> Acesso em 21 jun. BRASIL. Lei nº 6. de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

P. Produção enxuta: vantagens e desvantagens competitivas decorrentes da sua implementação em diferentes organizações. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 13. Bauru. Tópico temático. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. p. Livro 7. Brasília: IPEA. p. Disponível em: <http://www. ipea. camara. leg. br/a-camara/documentos-e-pesquisa/estudos-e-notas-tecnicas/areas-da-conle/tema14/ impactos-da-industria-no-meio-ambiente_ilidia-juras_politicas-setoriais> Acesso em 20 jun. MACHADO, S. S. l. n. p. Disponível em <http://w3. ufsm. pdf> Acesso em 21 jun. VASCONCELOS, D. C. NETO, J. P. Disponível em: <http://www. anpad. org. br/admin/pdf/2013_EnANPAD_GOL206. pdf> Acesso em 21 jun.

94 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download