Preciso realizar um Projeto Temático sobre Gestão Democrática, elaborando um plano de ação para Combater o Ta

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Geografia

Documento 1

É comum, entre os jovens, o uso de cigarros e bebidas, isso faz com que a ideia de normalidade do uso do cigarro seja espalhado. É notório que o uso experimental entre os jovens causa dependência, e hoje em dia é comum, até mesmo no ambiente escolar, observar jovens fumando e o fazendo como uma ação natural, já que a maioria dos fumantes costumam fumar diariamente, em um ciclo vicioso. Por isso que se faz importante criar um projeto que vise combater estrategicamente o tabagismo, evitando ou retardando o início do uso do tabaco. Sendo a escola uma base comum onde há o desenvolvimento da prevenção ao uso de cigarro. Mas, para que isso ocorra, é imprescindível que haja a participação da comunidade para que as estratégias sejam aplicadas com maior alcance e efetividade.

Mônica, quando questionada pelo jornal O Sul (2009), onde afirma que: Alguns fatores acabam favorecendo para que elas experimentem ou comecem a fumar. A gente sabe que filhos de pais fumantes têm maior tendência de se tornar fumantes no futuro. Muitas crianças começam a fumar por causa desse modelo que elas têm em casa, ou mesmo na escola, daquele professor que admiram e que fuma. Daí a necessidade dessa consciência por parte dos familiares e dos professores, do poder de influência que possuem sobre a vida de uma criança. Além disso, na adolescência, a gente passa por uma série de modificações. FUMO, C. M. SILVA, M. p. Com isso, percebe-se a necessidade de se trabalhar na prevenção ao uso do tabaco, principalmente entre jovens e adolescentes em idade escolar, uma vez que a prevenção é o principal mecanismo de combate ao tabagismo, seja dentro ou fora do ambiente escolar, pois é preciso munir os alunos e a comunidade de informação, para que não iniciem o uso do tabaco como forma de satisfazer uma necessidade psicológica ou um vazio emocional.

Espera-se que, ao final de cada palestra, os discentes, docentes e a comunidade estejam aptos a passar a informação adiante e propagar a ideia de que o tabaco causa graves consequências para a sociedade como um todo e, assim, contribuam grandemente para a erradicação deste mal na sociedade, uma vez que a redução do consumo do tabaco pode contribuir para a melhoria das políticas públicas, além de melhorar a qualidade de vida da comunidade, uma vez que haverá menos poluição e muitas doenças poderão ser evitadas. – CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao final dos estudos realizados e com a criação desta estratégia de combate ao tabagismo, que ocorrerá no ambiente escolar, é possível concluir que o tabagismo é um problema que afeta toda a sociedade e que precisa da compreensão e contribuição de todos para que suas consequências se tornem menos nocivas à saúde humana e à comunidade em geral através da redução do consumo.

A relevância da temática e a importância desta ser trabalhada na escola se justificou pela própria influência que a escola tem na vida das pessoas e que o tabagismo, como mencionado, está atrelado ao convívio social e a aceitação em grupos dentro da própria sociedade. O jovem de hoje é o adulto de amanhã, e ao implantar a ideia de que o tabagismo é prejudicial e demonstrando concretamente suas consequências há a contribuição para a sustentabilidade das gerações futuras, uma vez que o mal será erradicado em sua raiz, podendo fazer com que, no futuro, muitas doenças tenham sido evitadas e muitas vidas sejam salvas. A educação é capaz de mudar a realidade, e mudando o pensamento daqueles que viverão nas próximas gerações é o primeiro passo para a construção de um mundo melhor.

S. A prevenção do tabagismo nas escolas. Lisboa - Portugal: Psicologia, saúde e doenças, 2000, 1, 45-51. NOGUEIRA, T. N.

81 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download