Práticas do Docente: Incentivo e Didática Docente para a Educação

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

CREDÊNCIAIS DO AUTOR Este trabalho é uma resenha do livro “Formação Docente Para A Diversidade” da autoria de Margarete Terezinha de Andrade Costa, o livro trata sobre a opinião frente a pesquisas de uma Mestre em Educação, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, e Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e em Letras Português/Inglês pela PUCPR. Este trabalho foi orientado pela Prof. ª Palavras-chaves: Diversidade. Escola. Inclusão. A autora faz uso da Constituição Federal para dá visibilidade aos direitos do profissional da educação, mostrando também as dificuldades enfrentadas pelos mesmos com relação a uma escola inclusiva, afinal são os docentes que convivem com a inflexibilidade curricular, com os alunos especiais e com a escola e toda sua estrutura engessada.

A autora procura esclarecer questões como essas além de buscar possíveis soluções, dentro do pensamento de acadêmicos diversos e da legislação em vigor. A autora traz à tona também, os níveis de ensino e suas exigências. Destacando assim, a diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior, e como os educandos são afetados em cada fase. Muitos sofrem pela falta de estrutura adequada para lidar com as diferenças e dificuldades na aprendizagem. Com isso, haverá ampliação para os alunos nas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Dessa forma, não é suficiente um ensino centrado numa formação específica em determinada área, principalmente quando se pensa em diversidade. É necessário dominar a “inteligência” do trabalho, conhecer globalmente o processo produtivo, reconhecer o saber tecnológico que lhe dá suporte e ter subsídios necessários para tomadas de decisões.

A autora Margarete Terezinha aborda uma problemática um tanto comum em nossa sociedade, o analfabetismo. Muitos não tiveram acesso à educação, por enfrentarem problemas tais como, a falta de dinheiro, o trabalho infantil, locomoção, reprovação dentre outros. Para o atendimento a alunos especiais o mais importante é a integração no sistema regular. Isso exige mudanças na realidade escolar tanto no âmbito social quanto no educacional e no físico. E tão importante quanto, é a preparação do docente para enfrentar situações assim, o que é tão comum hoje em sala. É fundamental da atenção a preparação do docente, para que haja compreensão, evolução e bons resultados de ambas as partes. A formação continuada possibilita ao professor a atualização e a transformação de sua prática profissional.

É para ele que a escola foi construída. Junto dele trabalha o professor, este tem um papel primordial, pois gerencia os acontecimentos entre aluno e conhecimento. O docente tem assim como papel formar cidadãos que vão atuar na sociedade, consequentemente é um agente de mudança social. O mundo contemporâneo exige novas demandas de manipulação dos conhecimentos, no qual não basta apenas ter um diploma ou um certificado; é necessário competência, profissionalismo, ética e consciência política. Cabe ao professor trabalhar com essas categorias a fim de construir uma compreensão do mundo real e de suas exigências.

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