Práticas de Gestão, praticas relacionadas a sociedade, avaliação das responsabilidades a sociedade. Pesquisa fundação Ethos, normas iso

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Administração

Documento 1

Pesquisa fundação Ethos), normas iso. Trabalho do semestre apresentado para avaliação da matéria em fundamentos da administração, nível tecnólogo, da faculdade Universidade Paulista. SÃO PAULO 2018 SUMÁRIO Introdução ____________________________________________________________5 Desenvolvimento________________________________________________________7 Conclusão____________________________________________________________13 Referências Bibliográficas_______________________________________________14 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS ISO - International Organization for Standardization RSE – Responsabilidade Social Empresarial Introduçao O conceito teórico de responsabilidade social originou-se na década de 1950, quando a literatura formal sobre responsabilidade social corporativa aparece nos Estados Unidos e na Europa. A preocupação dos pesquisadores daquela década era com a excessiva autonomia dos negócios e o poder destes na sociedade, sem a devida responsabilidade pelas consequências negativas de suas atividades, como a degradação ambiental, a exploração do trabalho, o abuso econômico e a concorrência desleal.

Para compensar os impactos negativos da atuação das empresas, empresários se envolveram em atividades sociais para beneficiar a comunidade, fora do âmbito dos negócios das empresas, como uma obrigação moral. Mesmo porque estes são aspectos inter-relacionados. Da mesma forma que o crescimento econômico não se sustenta sem uma equivalência social e ambiental, programas sociais ou ambientais corporativos não se sustentarão se não houver o equilíbrio econômico da empresa. O desenvolvimento do projeto terá as seguintes diretrizes: - Estabelecer uma instituição transparente e permanente de gestão dos Indicadores Ethos, por meio de um mecanismo estruturado de governança e funcionamento multistakeholder; - Alinhar os Indicadores Ethos as principais tendências e iniciativas nacionais e internacionais na gestão de responsabilidade social e empresarial, incorporando os conhecimentos adquiridos por outros projetos do Instituto e Uniethos; - Integrar com os principais ferramentas de gestão metodologias e iniciativas em RSE e sustentabilidade desenvolvidas por outras organizações, dando especial ênfase da Norma ISO 26000, a ser lançada em dezembro de 2010; - Atualiza-los á mais recentes discussões em responsabilidades social ( por exemplo, mudanças climáticas, gestão da cadeia de valor, produtos e serviços sustentáveis desenvolvimento territorial sustentável, etc), no sentido de sugerir práticas de gestão que tratem dessas questões e - Conhecer os impactos das praticas de responsabilidade social empresarial é outra importante ferramenta na hora de estabelecer novas metas e desenhar o plano de ação de determinada atividade.

A ISO 26000 surge para ser a primeira norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial. Ela começou a ser desenvolvida em 2005 e sua versão final será publicada no final 2010. A proposta de criação deste grupo surgiu na última reunião do Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ISO (ISO/TMB WG-SR, em Copenhague. Na ocasião, foram eleitos representantes das seis categorias de stakeholders participantes, um representante de país desenvolvido e um de país em desenvolvimento e seus respectivos suplentes. O Inmetro participa desse grupo como suplente da categoria governo, representando os países em desenvolvimento. A ISO acatou a proposta de funcionamento desse grupo e conferiu à ABNT e ao Instituto Sueco de Normalização a liderança do mesmo, como reconhecimento da bem sucedida atuação na construção da norma.

O grupo deve, entre outras tarefas, acompanhar casos de implementação, buscar as melhores práticas e identificar oportunidades e necessidades de melhorias da norma. Enfim, são notáveis as mobilizações de instituições e organizações não-governamentais em favor do patrimônio ambiental e dos valores culturais. Indícios das repercussões dessas propostas evidenciam que a sociedade brasileira começa a se convencer de que é possível compatibilizar a preservação patrimonial e ambiental ao desenvolvimento sustentável. Referências Bibliográficas: https://www3. ethos. org.

22 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download