PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Objetivo Geral. Objetivos Específicos. Justificativa. Desenvolvimento. Referencial teórico. Objetivo Geral Como objetivo geral foi definido a busca de mecanismos que buscassem a interação escola comunidade. Objetivos Específicos  Determinar que possibilidades podem ser atuar na interação escola-comunidade  Estabelecer tipos de atividades que preencham as possibilidades levantadas  Diagnosticar os agentes que podem participar de tais atividades  Levantar e estimar meios de viabilizar as atividades definidas Justificativa 5 Este projeto se justifica porque cada vez mais é necessário o intercâmbio e a interação escola-comunidade, uma vez que uma escola isolada de seu contexto e entorno não tem como saber as necessidades de seus alunos e atendê-las. Ao escolher este tema tinha-se em mente a possibilidade de não apenas delimitar caminhos para uma escola em si e a comunidade em que está inserida, mas também estimular que outras comunidades e escolas entendam a importância deste intercâmbio social.

DESENVOLVIMENTO A proposta deste trabalho é definir possibilidades de uma maior integração escola e comunidade, onde todos possam obter benefícios quando de sua participação. Participação da comunidade no ambiente escolar deve sempre buscar benefícios que atinjam ambos os lados. Devemos considerar que todos os participantes do processo educativo têm a capacidade de elaboração propostas para a melhoria da educação. BEZERRA et al. p. Várias iniciativas têm acontecido em relação à interação escola x comunidade e seus resultados satisfatórios, como bem atestam Nicodem e Nicodem (2015, p. “Quando a atividade é planejada, e propõe a integração escola-comunidade, há muitos benefícios que emergem do trabalho. Como a comunidade do entorno é de baixa renda, pensou-se em opções de atividades que trouxessem estímulo para que país, responsáveis e membros da comunidade participassem de alguma maneira no processo de aproximação escolacomunidade, abordando assuntos como troca de saberes e esportes.

 Nome do Projeto: Pais que aprendem, pais que ensinam  Público-Alvo: Alunos, pais, membros da comunidade e funcionários da escola.  Organização: Comissão pelo corpo discente e docente da escola e membros da comunidade.  Atividades: Esportes, troca de saberes, atividades culturais.  Observação: O projeto deverá ser implantado em etapas, respeitando a demanda, buscando ofertar dentro destes parâmetros. Neste caso, o envolvimento da comunidade é fundamental, é preciso entender que tanto comunidade quanto escola deverão exercer os dois papéis, o de ensinar e o de aprender. Deverão ser abertas oportunidades para que membros da comunidade possa compartilhar seu saber, por exemplo no caso de jardinagem, estímulo à leitura, artes e outros talentos que possam trazer e contribuir para esta maior interação. Projeto 2 – Esporte como intercâmbio de conquistas e emoções Buscar na comunidade ou entre os frequentadores da escola voluntários dispostos a ensinar e coordenar equipes esportivas.

As modalidades devem ser defini- 9 das de acordo com o espaço disponível, a demanda apresentada e possível convênio com clubes e entidades locais que ofereçam a prática de algum esporte em especial.  Objetivo: Incentivar a prática de esportes e o sentido de coletividade. estando diretamente ligada a todos os movimentos sociais. Produzir cultura e reproduzi-la, permitindo que todos tenham acesso ao conhecimento. ALIARDI; WESTERMANN, 2012, p. Assim, espera-se que este intercâmbio possa fortalecer os laços comunidadeescola e que mesmo, cada uma inserida em suas características possam juntas melhorar o ambiente em que estão inseridas e compartilham por meio do conhecimento trocado entre ambas. CONSIDERAÇÕES FINAIS É preciso estar apto a tomar iniciativas sempre que necessário, caso não esteja, deve se buscar caminhos.

BEZERRA, Zedeki Fiel et al. Comunidade e escola: reflexões sobre uma integração necessária. Educar em Revista, Curitiba, n. p. maio 2010. p. LIVEIRA, Aline de; MARIOTINI, Sergio Donizete. Gestão escolar: caminhos para integração escola-família comunidade. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-sp, v. n.

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