Prática de Ensino

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Para se concretizar na prática educativa, o critério de escolha do tema do projeto deve ter sido baseado: a) Nos pressupostos que estruturam a criação da ONG. X b) No estudo do contexto cultural, político e econômico da comunidade escolar. c) Na análise das técnicas de ensino neutras e nacionalmente aplicáveis. d) Em experiência realizada com sucesso pela professora em sua universidade de origem. e) Em teorias de ensino-aprendizagem com conteúdo distinto do exigido no contexto escolar. Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal.

Eles eram, portanto, inúteis. Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens. Ano 2009. Questão 26 (SIMULADO 2012 FJG-RIO 2011- adaptado). Coelho e Pedrosa (2000), baseadas nos estudos de Wallon, afirmam que as crianças de dois a três anos de idade dão sinais de que estão construindo a função psicológica de representar. Concluem também que a brincadeira/jogo do faz de conta favorece o desenvolvimento desta função psicológica em específico – a de representar - porque esta brincadeira: a) Reforça o pensamento concreto da criança, oferecendo brinquedos específicos que dão sustentação ao objetivo da criança.

b) Permite que as crianças compreendam mais concretamente o mundo, expressando suas intenções e preferências em situações diversas na escola. Guimarães (2009), inspirada em modelos italianos de educação infantil, ressalta a importância da organização do espaço com vistas à ampliação das possibilidades socializadoras e criativas das crianças. A autora defende que estes espaços devem ser flexíveis, relacionais e instigadores, contribuindo para: a) Uma aprendizagem formal e organizada dos conteúdos selecionados para a educação infantil. b) A execução do planejamento conforme previsto com o corpo técnico da unidade. X c) O bem estar, segurança e todo o tipo de aprendizagem social, afetiva e cognitiva das crianças. d) A seleção dos mobiliários determinando os locais fixos para as atividades previstas.

Mesmo considerando as grandes diferenças existentes entre países e épocas, a escolarização progressiva da população: X a) Vem acompanhada de um aumento das exigências educacionais do mercado de trabalho. b) Garante empregabilidade compatível com o nível de instrução. c) Proporciona acesso ao mercado de trabalho devido à diminuição da competitividade. d) Está relacionada às crises econômicas e favorece o desemprego. e) Gera equanimidade entre segmentos sociais e diminuição de conflitos culturais.

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