Portfolio UNOPAR

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 7 2. SISTEMA DE INFOrMAÇÃO GERENCIAL 8 3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10 1 INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do planejamento estratégico para o sucesso de uma organização, bem como abordar os principais temas das disciplinas estudadas no semestre, contextualizando-as em uma situação hipotética de reestruturação de um restaurante. Uma vez que será feita uma análise detalhada e separada de acordo com tópicos de cada uma das disciplinas. A primeira parte do trabalho é esta introdução, a segunda trata da explicação da situação geradora de aprendizagem que norteará os outros tópicos; no terceiro serão abordados temas de acordo com a disciplina de empreendedorismo, onde será realizado o modelo Canvas de gestão, bem como sua importância a aplicabilidade no restaurante; posteriormente serão tratados temas da disciplina ética, política e sociedade em que serão apresentados os conceitos de motivação, desenvolvimento de caráter e virtudes no ambiente organizacional; logo após serão apresentados os impactos que um restaurante causa no meio ambiente e na sociedade, abordando conceitos da disciplina de homem, cultura e sociedade; logo após será abordada a disciplina de sistemas de informação gerencial e será dada a proposta de implantação de um sistema gerencial para a melhoria do funcionamento do restaurante e, por fim, será apresentada a conclusão, que encerrará o trabalho demonstrando sua importância para a prática profissional.

DESENVOLVIMENTO Na situação geradora de aprendizagem proposta pelos professores do semestre temos a história de Felipe, um jovem de 25 anos que se formou em engenharia de produção aos 23 e trabalha na empresa da família há oito anos. No entanto, muito se fala sobre plano de negócios, mas nem sempre é possível ou necessário realiza-lo, uma vez que este é envolve um processo muito longo e um estudo aprofundado, que exige o dispêndio de energia, tempo e recursos para a sua elaboração. Não obstante, os modelos de gestão podem auxiliar e ser uma opção mais prática para nortear os objetivos e ações do empreendedor, mesmo para aqueles que vão lançar uma start-up no mercado. Os modelos de gestão representam um conjunto de ações estratégicas que serão adotadas pela organização no sentido de cumprir os objetivos desta com relação aos seus produtos e serviços, seus colaboradores, clientes e fará a mensuração dos custos e recursos que serão utilizados e de que forma serão alocados para melhor desempenho organizacional, além de demonstrar como a empresa pretende conseguir receita.

Como mostra Hashimoto (2018): Um modelo de negócios permite que todo o negócio seja visualizado em uma única página (ou slide). Isso significa que não é mais necessário percorrer um documento página após página para compreender as diferentes estratégias definidas. Os principais custos da empresa são apresentados no quadro de estrutura dos custos e as receitas são obtidas através da venda de comidas e bebidas no próprio estabelecimento ou por meio do aplicativo mencionado. ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE Há muita história e evolução a respeito da maneira como as pessoas são tratadas na organização, em um breve contexto, no período clássico da administração as pessoas eram tratadas como parte do processo de produção, no período neoclássico passou-se a entender e valorizar um pouco mais as pessoas, no entanto ainda faltava evolução e a partir da era da informação a gestão de pessoas passou a se chamar gestão com pessoas, tendo a ideia de que as pessoas são seres inteligentes e criativos, capazes de influenciar no sucesso da organização.

Não obstante, as pessoas precisam ter um bom ambiente de trabalho e clima organizacional propício para o desenvolvimento de suas competências e habilidades, trazendo bons resultados para a organização. Logo, entende-se que as pessoas precisam ser motivadas para que a empresa consiga extrair aquilo que deseja e consiga alinhar as necessidades dos colaboradores com os objetivos organizacionais. A motivação está é considerada um pensamento que, se bem aproveitado, poderá se transformar ema atitude. Um homem com caráter saudável possui a tendência de agir pautado sob a visão humana e a empatia, possibilitando uma boa relação com os outros e com o ambiente, dentro e fora das organizações. Em contrapartida, existe aquele homem que possui um caráter que pode ser chamado de neurótico, que age de acordo com os próprios interesses e sem considerar as consequências, agindo como um ser egocêntrico e antipático.

Volpi (2003) afirma que: Podemos definir o caráter como o comportamento de uma pessoa frente aos estímulos recebidos do meio. É a forma de agir e reagir, demonstrada por meio de gestos, postura, tom de voz e vários outros comportamentos que defendem o ego dos perigos internos e externos. O caráter é composto pelos componentes herdados (temperamento) e pela personalidade, são somados às experiências adquiridas do meio ambiente durante as etapas do desenvolvimento pelas quais a criança irá passar, desde a gestação até chegar a adolescência, época em que o caráter se estabelece. Ao trazer as contribuições de Aristóteles para o mundo atual, nota-se que diariamente, em todo instante, as pessoas estão fazendo escolhas. Sendo que algumas dessas podem parecer uma tarefa simples, como encobrir os erros de amigos, ocultar ou não informações importantes sobre algo que pode trazer benefício próprio.

No entanto, é nítido que existem também situações em que as escolhas apresentam um caráter mais complexo e que podem ser prejudiciais, sendo estas consideradas como não inerentes ao caráter dos colaboradores empresariais. Estas são escolhas feitas definitivamente com o intuito de causar o mal aos outros. E esses comportamentos devem ser acompanhados, a fim de que sejam identificados no ambiente organizacional e trabalhados da forma correta, para que não venham a causar transtornos que possam prejudicar o desempenho desta. Na maior parte dos casos os restaurantes colocam os restos de comida em sacos e coloca para que a equipe de limpeza pública realize a coleta e o descarte desses resíduos no ambiente. Outro problema que pode ser destacado é a utilização do óleo no preparo dos alimentos, pois este pode trazer danos para a saúde das pessoas, além de prejudicar o meio ambiente quando o seu descarte é realizado de maneira incorreta.

Os restaurantes são considerados como grandes produtores desses resíduos de óleo, uma vez que a maioria dos estabelecimentos comerciais deste segmento não fazem o seu descarte correto. O óleo pode ser despejado na pia, junto com a água e ser levado à rede de esgoto e posteriormente atingir rios que cortam a região na qual o restaurante está inserido. Zattoni (2011) coloca: Destaca-se que o entrar em contato com os mananciais hídricos, o óleo cria uma camada em cima da água que impede a penetração solar, causando a morte da fauna aquática, uma vez que a oxigenação da água não é processada. Esse sistema normalmente é alimentado por informações coletadas pelas áreas de vendas, marketing e atendimento, pois lidam diretamente com o cliente e podem anotar informações destes no sistema, que podem ser usadas posteriormente.

O CRM auxilia a empresa com o relacionamento com seus consumidores, pois com ele é possível adotar um método que promova um atendimento diferenciado e personalizado aos clientes, podendo prever as necessidades e, desse modo, promover uma experiência única e positiva para a empresa fazendo com que o consumidor sinta o desejo de voltar mais vezes ao estabelecimento, neste caso o cliente não deixará de frequentar o restaurante. Basicamente, o CRM em um restaurante pode ser utilizado por meio dos dados dos consumidores que são coletados no momento do atendimento, que serão armazenados para posterior estudo da área de marketing, demonstrando os principais pedidos dos clientes, as necessidades específicas de cada um e os hábitos de compra, proporcionando à empresa a possibilidade de segmentação dos consumidores para que o setor de marketing possa investir em estratégias para fideliza-los.

Para que o sistema seja baseado em informações mais nítidas é recomendado que todas as informações sobre os clientes, além de sua postura e comunicação com a empresa e outros clientes sejam devidamente lançadas no seu cadastro no CRM. Essas informações podem ser utilizadas posteriormente para mandar promoções e ofertas exclusivas para os clientes, geralmente por e-mail, para que este volte a comprar ou passe a consumir mais. In: Cadernos UFS Filosofia. Ano 6. Fasc. XII, Vol. agosto a dezembro de 2010, pp. LEITE JÚNIOR, P. G. da S. Ética das virtudes. Disponível em: <http://ead2. portaleducacao. com. br/conteudo/artigos/nutricao/avaliacao-de-impactos-ambientais-em-restaurantes/14243. Acesso em: 25 abr.

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