PORTFÓLIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - C. CONTÁBEIS 7/8 SEMESTRE (pós covid-19) - 2020/02

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Religião

Documento 1

A análise do ambiente econômico é vital para saber em que condições uma empresa nacional compete com outras no mundo ou em que condições os negócios são realizados em um setor da economia do país em comparação com outros setores nacionais e internacionais. A contabilidade empresarial é extremamente importante no registro, análise, interpretação e apresentação sistemática de informações financeiras.  A contabilidade pode ser feita por uma pessoa em uma pequena empresa ou por equipes diferentes em grandes organizações, sendo considerada a maneira como uma empresa acompanha suas operações.  Os contadores analisam as finanças da empresa para que o proprietário possa tomar melhores decisões.  Essas informações são organizadas em relatórios que mostram a saúde financeira de uma empresa.

orientação aos empresários Pode-se classificar as empresas em três tipos societários: empresa de responsabilidade limitada, sociedade anônima de capital fechado e capital aberto. Uma Empresa de Responsabilidade Limitada é um tipo de estrutura de negócios que combina características tanto de propriedade exclusiva quanto de corporação. A Sociedade de Responsabilidade Limitada é caracterizada por ser composta por um ou mais parceiros. No caso de escolha da opção individual, a empresa será considerada Empresa Limitada. A sociedade por ações (“Sociedade por Ações” ou “Companhia”), conforme descrito no artigo 1. Como em qualquer outro lugar do mundo, o processo de constituição de uma empresa no Brasil pode variar de acordo com o tipo de atividade que a empresa irá operar. Muitos setores têm agências próprias e licenças específicas necessárias para operar.

Abaixo, tem-se as 7 etapas necessárias para ter uma empresa de serviços em pleno funcionamento. Contrato Social O Contrato Social Brasileiro, conhecido como Contrato Social em português, é o documento oficial necessário para formalizar uma parceria comercial e é o primeiro passo para o registro legal de uma empresa. Semelhante a outros países, os Estatutos devem delinear informações sobre a empresa que está sendo formada, quem são os parceiros, quanto cada um possui e que tipo de atividades a empresa se engaja. Este formulário, juntamente com o Formulário de Registro da Pessoa Jurídica, pode na maioria dos estados ser entregue à Junta Comercial usando um software gratuito chamado ReceitaNet, que também está disponível no site da Receita Federal. Após receber o número do CNPJ, a empresa é tecnicamente reconhecida e vários dos seguintes processos podem ser iniciados em paralelo.

Registrando para uma licença comercial A Licença Comercial, conhecida em português como Alvará de Funcionamento, permite que a empresa opere atividades dentro de um município. Existem algumas exceções para empresas que não precisam de uma licença comercial, mas na maioria dos casos envolvendo negócios regulares, será preciso de uma licença comercial. Para solicitar a Licença Comercial, é necessário enviar: Um certificado de liberação imobiliária; Um pedido formal de registro de licença comercial; Uma declaração de responsabilidade; Contrato social registrado na Junta Comercial; Confirmação do registro do CNPJ; Cópia autenticada do documento de identificação para o administrador da empresa; Documento de Arrecadação Avulso ou DAR, um documento semelhante ao DARF, para o pagamento da taxa de registro do aplicativo Business License.

AIDF significa Autorização de Impressão de Documentos Fiscais e é a autorização para imprimir documentos tributáveis. Esse sistema controla a autorização para impressão de documentos fiscais, o uso e fabricação de formulários de segurança e o fornecimento de selos para as máquinas que emitem documentos fiscais, mais especificamente as Notas Fiscais. O registro para o AIDF é muito simples. O registro é realizado on-line e o único requisito é o CNPJ e a senha fornecidos pela Secretaria da Fazenda. Todas as informações sobre a empresa são preenchidas automaticamente pelo sistema e o solicitante terá apenas que verificar se os dados registrados estão corretos. À medida que uma empresa cresce e amadurece, precisará de mais dinheiro para financiar seu crescimento. O planejamento e o orçamento para essas necessidades financeiras são cruciais.

A decisão de financiar a expansão internamente ou tomar emprestado de credores externos é uma decisão tomada pelos gerentes financeiros. A administração financeira está encontrando a fonte adequada de recursos pelo menor custo, controlando o custo de capital da empresa e não permitindo que o balanço se torne altamente alavancado por dívidas com um efeito adverso de sua classificação de crédito. Em suas operações normais, uma empresa fornece um produto ou serviço, faz uma venda ao seu cliente, coleta o dinheiro e inicia o processo novamente. As classificações das espécies tributárias são feitas por dois ramos distintos do direito, Direito Tributário e Direito Constitucional. O Código Tributário Nacional classifica três espécies pertencentes ao gênero tributo: impostos, taxas e contribuições de melhoria (Artigo 5º do Código Tributário Nacional).

A Constituição Federal classifica outras espécies não codificadas: empréstimos compulsórios, contribuições sociais interventivas econômicas e contribuições profissionais. Os impostos podem ser classificados de várias maneiras, de acordo com suas características. Uma primeira classificação seria aquela que os diferencia entre impostos diretos e indiretos. As contribuições de melhoria, assim como as taxas, devem estar vinculadas a uma contraprestação estatal. A diferença é que, no caso dessas contribuições, o governo deve fazer uma obra pública que gere valorização imobiliária. O cálculo do pagamento é feito com base no valor que será agregado a cada imóvel. As contribuições de melhoria podem ser instituídas pela União, pelos estados e pelos municípios. Os empréstimos compulsórios são mais uma modalidade tributária prevista na Constituição Federal.

Por outro lado, uma empresa cujos passivos excedem seus ativos provavelmente está com problemas. Os ativos e passivos da sua empresa são relatados em seu balanço. Os ativos vão de um lado da folha, os passivos do outro. A diferença entre eles é o patrimônio dos proprietários na empresa - o que os proprietários tirariam se vendessem todos esses ativos e pagassem todas essas dívidas. O "saldo" é o fato de que o valor total dos ativos da empresa sempre é igual ao valor total de seus passivos mais o patrimônio total dos proprietários. É também o capital social retido na empresa, além dos lucros retidos menos as ações em tesouraria. Patrimônio líquido é o valor que mostra como a empresa foi financiada com a ajuda de ações ordinárias e ações preferenciais.

O patrimônio líquido também é chamado de Capital Social, Patrimônio Líquido ou Patrimônio Líquido. Os Quadros 1, 2 e 3 apresentam um modelo de controle de fluxo de caixa diário, semanal e mensal. Quadro 1 – Modelo de controle de fluxo de caixa diário Tipos - ENTRADA Previsão Segunda Realizado Segunda Previsão Terça Realizado Terça Previsão Quarta Realizado Quarta Previsão Quinta Realizado Quinta Previsão Sexta Realizado Sexta Previsão Sábado Realizado Sábado Previsão de recebimento vendas                         Contas a receber-vendas realizadas                         Outros recebimentos                         Total 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 Tipos - SAÍDAS Previsão Segunda Realizado Segunda Previsão Terça Realizado Terça Previsão Quarta Realizado Quarta Previsão Quinta Realizado Quinta Previsão Sexta Realizado Sexta Previsão Sábado Realizado Sábado Fornecedores                         Folha de pagamento                         FGTS                         Retiradas sócios                         Retiradas sócios                         Impostos s/ vendas                         Aluguéis                         Financiamentos equip.

No geral, as empresas de serviço se beneficiam do Simples, que é mais barato do que os demais. As alíquotas variam de acordo com o tipo e tamanho do negócio, mas, normalmente, são mais em conta por causa da reunião de impostos. O Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento Único de arrecadação, dos seguintes impostos e contribuições:  I - Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);  II - Imposto sobre Produtos industrializados (IPI);  III - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);  IV - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS):  V - Contribuição para o PIS/PASEP;  VI - Contribuição para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurídica, de que trata o art.

da Lei nº 8. de 24 de julho de 1991, exceto no caso das pessoas jurídicas que se dediquem às atividades de prestação de serviços previstas especificamente;  VII - Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços e sobre Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal (ICMS);  VIII - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Impostos diretos: são aqueles que incidem diretamente sobre a pessoa, sociedade, empresa, etc. uma vez que se baseiam na capacidade econômica: posse de uma propriedade e obtenção de renda. Entre os impostos diretos, temos o imposto de renda pessoal, o imposto sobre as sociedades ou o imposto sobre herança e doação. Impostos indiretos: ao contrário dos anteriores, impostos indiretos são impostos sobre bens e serviços e as transações realizadas com eles, ou seja, quando é feita uma compra de bens ou serviços, por exemplo, as pessoas pagam um imposto de indiretamente.

O imposto não recai sobre uma pessoa específica, mesmo que seja ele quem o paga, mas recai sobre o bem ou serviço adquirido. Eles só podem ser criados pela União, por meio de lei complementar. Esse tipo de empréstimo tem como objetivo custear despesas extraordinárias, como calamidade pública ou guerra externa, ou para promover investimento público que possua urgência e benefício nacional. Ao contrário dos impostos, em que a arrecadação não é destinada para um fim específico, os recursos provenientes dos empréstimos compulsórios só podem ser utilizados na finalidade para a qual foram criados. Em tese, por ser um empréstimo, há uma expectativa de que a União restitua os valores arrecadados (CAVALCANTI, 1959). Os ativos são algo valioso que a sua empresa possui, sejam equipamentos, terrenos, edifícios ou propriedade intelectual.

  Contadores profissionais nos negócios geralmente se encontram na linha de frente da proteção da integridade dos relatórios financeiros.  A gerência é responsável pelas informações financeiras produzidas pela empresa.  Assim, os contadores profissionais das empresas têm, portanto, a tarefa de defender a qualidade dos relatórios financeiros na fonte em que os números e números são produzidos. Um contador profissional competente nos negócios é um ativo inestimável para a empresa.   Para o aluno, o estudo aprofundou os conhecimentos na área orçamentária, que foi de grande aprendizagem tanto para a formação acadêmica, como na aplicação da prática na área de interesse, aprofundando conhecimentos na área econômica, financeira, planejamento estratégico e a sua importância, gerando informações que refletem a realidade da empresa.

FIPECAFI. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações. São Paulo: Atlas, 2009. LASKAR, N. Impacto dos relatórios de sustentabilidade corporativa no desempenho da empresa: um estudo empírico exame na Ásia.

130 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download