Portfólio Empreendedores o caso da Le Charme Porcelanas

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Administração

Documento 1

Neste período os pequenos negócios tiveram grande participação no aumento da demanda de mão-de-obra e na consequente diminuição do desemprego, firmando-se como força econômica. A importância das Micro e Pequenas Empresas – MPE’s como agentes econômicos formais é incontestável. Segundo Antônio Oliveira e Gilson Oliveira, em artigo publicado na Revista da FAE’, para o periodo de 1996 a 2001, as MPE ‘s tiveram uma significativa expansão de 46,5%, enquanto as empresas de médio e grande porte, de apenas 10,6%. De acordo com a revista, ao término desta pesquisa realizada pelo SEBRAE/Nacional, em 2001, as MPE’s representavam 99,2% das empresas brasileiras em operação. Além de serem maioria absoluta, as micro e pequenas empresas empregam mais. Quando os pontos fortes de uma organização estão alinhados com os fatores críticos de sucesso para satisfazer as oportunidades de mercado, a empresa será or certo, competitiva no longo prazo (RODRIGUES, et al.

Por ser uma ferramenta simples e prática, a matriz SWOT pode ser usada em empresas de qualquer porte ou segmento de mercado. O nome SWOT provém de quatro palavras que começam com as letras da sigla: • Strengths, que significa forças; • Weaknesses, que significa fraquezas; • Opportunities, que significa oportunidades; • Threats, que significa ameaças. Segundo Chiavenato e Sapiro (2003), sua função é cruzar as oportunidades e as ameaças externas à organização com seus pontos fortes e fracos. A avaliação estratégica realizada a partir da matriz SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica competitiva. Algumas perguntas são importantes que sejam feitas nessa pesquisa, no aspecto demográfico podem ser feitas as seguintes perguntas; 1. Idade; 2. Sexo; 3. Faixa etária; 4. Estado civil; 5. PEON, 2011). Por isso, toda identidade deve ser única e o público-alvo precisa identificá-la imediatamente ao vê-la.

Portanto, ela deve reunir todos os elementos visuais e físicos para transmitir aos clientes uma impressão positiva ao:Ser original; • Mostrar aos clientes quem você é; • Tornar suas soluções visíveis ao mercado; • Fazer sua empresa proporcionar ao cliente a experiência certa. Para definir a identidade da marca, é necessário que a empresa conheça a dimensão na qual ela está inserida. Agora vejamos quais são as principais dimensões quando o assunto é identidade de marca. A fim de alcançar tal objetivo é de suma importância conhecer o marketing e as ferramentas que o abrangem. Para galgar espaço e se firmar, independentemente do porte da empresa, é de extrema importância o trabalho de marketing. Pois esta ferramenta, além de servir como guia para as ações e estratégias, é instrumento de diferenciação e sobrevivência da empresa.

Entendendo as potencialidades de cada item do composto mercadológico, o empresário poderá, sempre que julgar necessário, analisar e equilibrar praça, preço, produto e promoção, e adequá-los à sua realidade, seja quanto às posturas e ações desejáveis frente ao mercado, seja quanto aos recursos disponíveis. Esta pesquisa teve por objetivo geral diagnosticar como as MPE’s trabalham o marketing e seus itens do composto no dia-a-dia, visto a importância desta ferramenta para a diminuição da taxa de mortalidade dessas organizações. KELLER, K. L. Administração de marketing. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. OLIVEIRA, D. M. T. D. Pesquisa de Marketing: Guia para a prática de pesquisa de Mercado.

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