PORTFÓLIO CONTEÚDOS DE ENSINO NA ESCOLA PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Nas aulas de Educação Física participam das inúmeras vivências corporais para as quais são instigados e nessas situações, quando são auxiliados por professores e colegas, descobrem novos modelos. Nas escolas, os professores de Educação Física precisam utilizar métodos inovadores capazes de transformar a formação integral dos alunos, principalmente agora onde as informações são rápidas e facilmente acessíveis. O professor precisa fazer e experimentar novas práticas pedagógicas com a intenção de diminuir as relações de teoria e prática pedagógica na escola. Nesse contexto, a Base Nacional Curricular Comum explanam uma proposta que democratize, humanize e diversifique a prática pedagógica da área, procurando amplificar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos.

Incorporam, de forma sistematizada, as questões essenciais que o professor deve pautar no desenvolvimento de seu trabalho, subvencionando as discussões, propostas e avaliações da prática de Educação Física. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nesse sentido, os esportes se inserem na Educação Física Escolar como modo de possibilitar o contato com várias áreas e diversas culturas, as quais os esportes englobam, pois cada um tem em sua origem uma devida cultura, sendo de suma importância o professor ou professora trabalhar e explicar sobre essas culturas na origem de cada um trabalhado. Além disso, possibilita a expressão corporal, por meio da cooperação e do trabalho da parte lúdica e recreativa nos alunos, bem como o espírito competitivo que as práticas dos esportes podem causar em seus participantes.

De acordo com a BNCC (BRASIL, 2018), a unidade temática Esportes é ampla, incluindo todas as práticas esportivas, desde as mais formais até aqueles derivadas. Para a BNCC, o principal objetivo ao se trabalhar essa temática na escola consiste em desenvolver habilidades de expressão corporal, cuidados de saúde e também comunicação com o outro. Além disso, o termo “esporte na escola” implica na ausência de possibilidades de alternativas para a prática da modalidade esportiva: as regras, o modo de jogar, a quantidade de jogadores e outras características permanecem as mesmas, sem alterações para a realidade dos alunos. Já o “esporte da escola” consiste na prática de esporte de escola, pressupondo a transformação, modificação e adaptação do esporte as necessidades e objetivos encontrados no âmbito escolar, havendo uma grande preocupação com a inclusão escolar e a realização das atividades de modo conjunto, sendo o fogo o processo educativo e adaptativo ao invés da vitória, como ocorre no “esporte na escola”.

Nesse contexto, o esporte da escola pode ser considerado uma atuação pedagógica de fato. Esse modo de ensinar busca atingir os objetivos de cada educando, visando manter esse interessado nas aulas, aumentando a participação ativa do aluno e sua satisfação ao praticar as atividades esportivas propostas. Para isso, é fundamental que a modalidade esportiva seja modificada para a prática de ensino, com regras, locais, materiais e o que for necessário alterado. O professor deve mostrar um anúncio da Copa do Mundo e perguntar para os alunos se eles gostam de futebol. Atividade 2: Nessa parte, o professor deve apresentar a dinâmica de construção do campo de futebol de cada dupla. Cada dupla de alunos irá desenvolver seu próprio plano de aula, utilizando os materiais disponibilizados pelo professor.

Eis um modelo abaixo: Atividade 3: Em seguida, o professor irá passar uma dinâmica em grupo: todos os alunos farão um rodízio, brincando em cada campo desenvolvido pelos colegas. Recursos:  - Papelão - Lápis - Grampos - Pregador - Cola - Tesoura - Tintas Avaliação: será avaliada a participação da criança e a execução da atividade Plano dois Objetivos: Geral: desenvolver habilidades físicas e motoras intrínsecas ao jogo de futebol Específicos: - Realizar o chute ao gol - Aprender a jogar em equipe - Identificar regras gerais Desenvolvimento: Atividade 1: Todos os alunos serão convidados para ir para a quadra da escola, na qual encontrarão bolas de futebol. Ganhará quem fizer mais gols, como a copa. Atividade 3: Serão premiados os melhores goleiros, melhores times e atacantes, de modo que cada aluno seja elogiado pela sua performance, destacando como todos podem jogar futebol e serem grandes campeões de uma copa.

Recursos: - Quadra - 3 bolas de futebol Avaliação: serão avaliadas a participação do aluno e a realização das atividades. CONCLUSÃO Por meio desta produção, pode-se observar que o esporte é compreendido como uma atividade corporal de movimento, podendo assumir caráter educacional. Porém, notou-se que o esporte ao ser inserido na escola deve desenvolver um trabalho pedagógico de inclusão, devendo ser adaptado para as necessidades de ensino, destacando o coletivo sobre o individual, intensificando as habilidades físicas, cognitivas e cooperando para a formação crítica e integral do ser humano. fe. usp. br/semef2018/Relatos/pedro_bonetto_02. pdf. BRACHT, V. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a Base. Disponível em: http://basenacionalcomum. mec. Disponível em: https://efdeportes.

com/efd219/o-esporte-na-escola-e-da-escola. htm PALAFOX, G. H. Et al. de. COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2014: A PERSPECTIVA CULTURAL NO JOGO. Relato de Experiência publicado pelo Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar, 2014. Disponível em: http://www. gpef. n. p. Disponível em: https://seer. ufrgs. br/Movimento/article/view/2228.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download