PORTFÓLIO ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL NA EFETIVIDADE DAS AÇÕES EM SAÚDE - CASO ACETILCOLINA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Avítima foi levada para o hospital e submetida a exames laboratoriais e de imagem, na qual foi diagnosticado, pelos médicos, um trauma raquimedular com hemisecção de medula que levou a um edema com diminuição do tônus muscular e plegia dos membros inferiores. Porém os profissionais afirmaram que o caso é reversível. Com isso, ao longo do desenvolvimento do trabalho foram respondidas algumas perguntas relativas aos caso do paciente. Primeiramente, foi apresentado a importância da acetilcolina na contração muscular e sua influência em casos de atrofia, correlacionando esssa última com o não comprometindo da junção neuromuscular. Além disso, foi explicado as características e estruturas da célula muscular e o que pode acontecer caso esse músculo não seja exercitado.

 Isso reduz a diferença de tensão entre o interior e o exterior da célula, denominada despolarização.  À medida que a acetilcolina se liga à placa terminal do motor, essa despolarização é chamada de potencial da placa terminal. Em seguida, ele se espalha ao longo do sarcolema, criando um potencial de ação conforme os canais de sódio dependentes da tensão adjacentes ao local de despolarização inicial são abertos.  O potencial de ação se move por toda a membrana celular, criando uma onda de despolarização, essa despolarização é chamada de potencial da placa terminal.   Após a despolarização, a membrana precisa retornar ao seu estado de repouso.  A contração dos músculos esqueléticos também produz a maior parte do calor do corpo como subproduto do metabolismo celular.

A estrutura das células musculares esqueléticas também as torna únicas entre os tecidos musculares.  Essas células se desenvolvem a partir da fusão de muitas células menores durante o desenvolvimento fetal, resultando em fibras musculares longas e retas que contêm muitos núcleos, chamados miócitos multinucleados.  Quando vistas ao microscópio, as células do músculo esquelético parecem ter um padrão listrado ou estriado de regiões claras e escuras.  Essas faixas são causadas pelo arranjo regular de proteínas de actina e miosina dentro das células em estruturas conhecidas como miofibrilas. Sendo assim, uma lesão na junção neuromuscular dificultaria o tratamento, já que a transmissão de acetilcolina e os processos desencadeados por ela estariam afetados.

No entanto, no caso do paciente apresentado, não houve lesão na junção neuromuscular o que permitirá maior eficiência dos exercícios e sucesso na recuperação. Ao analisar o caso de Roberto é indispensável ressaltar a sua dependência do atendimento público de saúde, pois sua renda é a única da família e ele ainda não recebeu o auxílio doença. Dessa forma, o seu recurso é o SUS, Sistema Único de Saúde, prestado pelos órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e federais que promovem assistência básica de saúde para os cidadãos, em prol de proteger, controlar e eliminar doenças. Esse benefício visa um atendimento de qualidade a todos e possui princípios que precisam ser destacados.

No entanto, apesar de ser um direito de todos, existem casos em que o SUS não fornece o tratamento com fisioterapeuta, além de casos de alegação de falta de materiais e profissionais. Por isso, o ideal é que o paciente se encaminhe direto para a Secretaria de Saúde de sua cidade para realizar uma reclamação formal. Porém se mesmo assim o caso não se resolver, o indivíduo deverá recorrer ao fórum e solicitar o atendimento fisioterapêutico através das vias legais, o que é muito indicado em casos de urgência para inícios do tratamento. Dentre esses casos de urgência encontra-se o aumento nas chances de recuperar os movimentos, o qual se encaixa no caso de Roberto. Foi alegado que seu caso é reversível e assim quanto mais rápido iniciar o tratamento, maior será o sucesso na recuperação dos movimentos dos músculos.

Uma equipe multidisciplinar significa coisas diferentes para diferentes serviços.  Para alguns, isso significa ter muitos profissionais especializados em cuidados envolvidos no próprio serviço, a qual inclui médicos, enfermeiros e profissionais de saúde afins.  Para outros, significa referir-se a profissionais de saúde dentro da mesma organização ou serviço de saúde, como fisioterapeuta hospitalar.   Para isso é necessário a criação de um plano de cuidados. A etapa de planejamento refere-se ao estabelecimento das prioridades e objetivos de atenção frente às duas primeiras etapas do processo de cuidados, assegurando o registro dos cuidados realizados ao cliente. Para isso a junção neuromuscular, que é onde neurônio motor atinge uma célula muscular, precisa estar sem nenhuma lesão ou comprometimento. Em caso de lesões nessa área o processo de contração muscular pode ficar comprometido, o que pode implicar em um caso de atrofia muscular.

Como no caso de Roberto existe um quadro de plegia dos membros é necessário que ele faça acompanhamento com um fisioterapeuta para que ele recupere seus movimentos e sensibilidade, sem correr o risco de uma atrofia dos membros. Diante desse contexto, o trabalho foi escrito com base na consulta e absorção dos conteúdos de livros e artigos científicos, com o objetivo de mostrar como funciona o processo de contração muscular e os agentes participantes dele, como as células, íons e neurotransmissores. Além de abranger sobre os procedimentos corretos diante de uma lesão que inviabilize os movimentos e quais os agentes que proporcionam tratamento, reabilitação e apoio, como o SUS e o NASF. J. Paul Peter. Criando Valor para o Cliente. São Paulo: Saraiva, 2008.

IBGE. Franquias: Uma nova era no empreendedorismo. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 2006. KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000. Rio de Janeiro. Qualitymark Editora, 2009.

109 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download