Pobreza, sofrimento e diferença de classes sociais

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Literatura

Documento 1

ABSTRACT: In the work O Largo da Palma, by Adonias Filho, composed of six novels, the human universe is unveiled. Stories of residents and passers-by from Largo da Palma are presented, which present life in all its complexity: its loves, hopes, failures and especially, highlighting the stories of a people facing a life of misery and suffering, based on the differences of Social classes and is constantly encountering the reality of death. Introdução A obra O Largo da Palma, do baiano Adonias Filho, foi publicada pela primeira vez em 1981. Ela é composta por seis novelas, que têm por ambientação o Largo da Palma em Salvador, Bahia. São elas: A moça dos pãezinhos de queijo; O largo de branco; Um avô muito velho; Um corpo sem nome; Os enforcados e A pedra.

O Largo da Palma é visto como um local calmo e acolhedor, de aspecto interiorano, que está sempre aberto a todos, sem distinção. Mesmo aqueles que não são seus moradores e recorrem a ele em algum momento, até mesmo na hora de sua morte, como por exemplo, se vê na obra. Não apresenta nenhum dado comprovado sobre sua origem ou história, como se vê: “É difícil saber como as casas e os sobradinhos foram aparecendo, a praça se arredondando, plantadas as árvores. A igreja, certamente mais antiga que as árvores e muito mais velha que os altos coqueiros que a ladeiam (. ” (FILHO, 2005, p. Por meio da atualização de prosopopeias, dá-se à igreja um caráter mais próximo, mais humano. A utilização desta figura de linguagem está bastante presente na narrativa e também é utilizada com os locais ou objetos, como por exemplo: “Salvador, pois, suava por todos os lados” (FILHO, 2005, p.

Ao fazer seu uso, o autor dá um caráter mais humano ao local, apresentando o Largo da Palma como um ambiente acolhedor, e também permite que o leitor fique mais próximo de sua narrativa. A essência da realidade humana A comunidade do Largo da Palma serve como palco para a apresentação de histórias de um povo, que vivencia a vida em toda sua pluralidade e é marcada por diversas características da realidade local. Como se vê: “Ninguém observava ninguém, porque, no largo todos têm o direito de ser como são” (FILHO, 2005, p. Além disso, seguidamente esta comunidade se depara com a morte. Em um dos trechos mais dolorosos da obra temos: O silêncio, agora. Calaram-se os rádios e, na multidão em redor, ninguém fala.

É a morte, eu sei, a morte que sempre assusta os vivos. E, porque os pombos e as árvores estão quietos, o próprio Largo da Palma parece respeitar a morta. A presença da miséria e das questões socioeconômicas A realidade enfrentada pela população do Largo da Palma é de grande pobreza e de muitas dificuldades. É importante ressaltar que faz parte da escrita deste autor e da época abordar tais temáticas sociais e regionais, o que contribuiu para a temática da obra em questão. Logo: “A casa não fica longe, pequeno e estreito jardim em frente, a porta e as janelas pintadas de verde. Casa de rua sem saída, igual às outras vinte, dez de cada lado, com os mesmos aposentos e a mesma pobreza” (FILHO, 2005, p.

Assim, a maioria da população vive de maneira simples, enfrentando a miséria e tendo muitas vezes que lutar para sobreviver. A riqueza de Gustavo e de sua família o deixa imune, de certa forma, ao preconceito que poderia sofrer por ser mudo e o diferencia dos demais, mesmo que isso não consiga fazê-lo falar. Vê-se, então, que um personagem que poderia sofrer ainda mais por sua condição, de mudo, acaba sendo um dos poucos que traz leveza a história. Assim, podemos perceber o quanto a diferença de classes sociais pesa na realidade de cada um. É claro, que não é somente um fator que contribui positiva ou negativamente. Porém, a diferença de classes sociais é um dos fatores que contribui enormemente.

É importante também salientar que não temos referências temporais precisas, estas se dão por meio de referências históricas e descrições do ambiente em que se passam as novelas. E para finalizar, destaca-se um elemento bastante utilizado na narrativa em questão, a recuperação de acontecimentos do passado, abordados através da memória dos personagens. Através de suas memórias podemos descobrir suas vivências e o que elas influenciaram em seu presente e influenciarão no seu futuro. Este recurso auxilia e aproxima o leitor dos personagens, ajudando a conhecê-los melhor e a desenvolver uma maior empatia por suas indignas realidades. Conclusão Muito mais do que a apresentação de uma comunidade, temos a apresentação das vivências humanas em seus mais diversos aspectos.

org. br/academicos/adonias-filho> Acesso em: 20 de março de 2018 FILHO, Adonias. O Largo da Palma: novelas. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2005. FRANCO JUNIOR, Arnaldo.

49 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download